TikTok Now chega ao Brasil na onda de apps ‘espontâneos’ e sem filtro; veja como usar

setembro 26, 2022 Off Por rodolfocosentino1

App copia o ‘Be Real’ e incentiva usuários a tirarem fotos diariamente do que estão fazendo, mostrando a câmera frontal e a traseira.

Mais um aplicativo da onda das redes sociais “espontâneas” chegou ao Brasil: o TikTok Now. Uma cópia do BeReal, que lidera a moda ‘anti-Instagram’, o app também incentiva usuários a mostrarem diariamente o que fazem, em registros sem filtro da câmera frontal e da traseira.

Introdução
A concorrência é extremamente acirrada em diversos mercados. Excetuando-se aqueles mercados em que se possui uma concessão de exploração, ou licença de atuação, espera-se que qualquer setor possua uma competição grande, e em crescimento. Algumas organizações se caracterizam inclusive por buscar atuar em diversos mercados, desde que eles sejam atrativos. A GE, por exemplo, é uma empresa que atua em diversos mercados, buscando sempre a liderança. É pouco provável que ela seja uma empresa que possua todas as competências requeridas em todos os setores que atua, mas se o mercado é atraente, a GE procura desenvolver as competências importantes para aquele setor.
Permite visualização.
Em um ambiente de intensa concorrência, o tempo de resposta, os recursos disponíveis e a estratégia da empresa são muito relevantes. Em muitos casos, as organizações não dispõem de todos estes pontos com excelência. O custo de dispor de todos estes aspectos pode ser demasiado alto, e o tempo para alcançar estes recursos pode ser muito longo. Logo, estas empresas acabam por completar estas lacunas por meio de outras empresas que possuem estas competências. Seja de uma maneira mais transitória, ou permanente, ao incorporar estas outras organizações a sua estrutura, estas empresas criam redes em torno de si.
Então a concorrência deixa de ser entre uma empresa e outra, e passa a ser entre uma rede e outra rede.

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Permite visualização.
Redes de valor
Ao estabelecer sua estratégia de distribuição, as empresas pensam em estimular os consumidores finais, ou os canais de venda (estratégia pull e push, respectivamente). Entretanto, esta visão traz em si uma perspectiva de linearidade na disponibilização dos produtos aos consumidores que não condiz com a realidade. A linearidade pode ser pensada como uma forma de compreender os fluxos nas cadeias de distribuição, de maneira que as coisas e informações fluem de um elo para outro, de um membro para outro do canal. Como elementos separados, os membros da cadeia estariam sempre na dependência um do outro, mas com atividades também separadas, acrescentando valor a cada etapa.
Esta idéia não está errada, mas as organizações acabam atuando com seus parceiros de uma maneira mais integrada. As organizações devem constituir uma rede de parceiros e intermediários que cooperam entre si, para produzir, desenvolver, aumentar e entregar valor ao consumidor final. Esta rede, sendo integrada, funciona de maneira simbiótica, em que nenhuma das partes pode faltar, sob pena de desconfiguração do valor criado e entregue. Uma rede de valor propõe então que mais do que uma empresa concorrer com outra, a rede de valor de uma empresa concorre com a rede de valor da outra empresa.
REDES DE VALOR, SUA DEFINIÇÃO E IMPORTÂNCIA
A rede de valor vai além das parcerias com empresas para a entrega e distribuição. A rede de valor deve sempre buscar criar e entregar valor superior. Desta forma, podem fazer parte de uma rede de valor empresas especializadas em logística, mas também pesquisadores, agências governamentais chave, fornecedores dos seus fornecedores, clientes dos clientes, e demais entidades que possam contribuir para o valor superior, em qualquer etapa, que será entregue a um cliente final.

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As redes de valor são baseadas em relacionamentos de ganho mútuo, em que o benefício gerado para os membros é usufruído durante a relação de geração e entrega de valor.

É necessário entender seus comportamentos, padrões de atividades e como interagem. Assim, você saberá o momento ideal para ter maior engajamento no Instagram e aproveitar o timing do marketing.

Tudo começa por entender quem é seu público no Instagram
Para saber o melhor horário para fazer a publicação de um conteúdo, é essencial saber qual é o comportamento da sua persona na rede social. Um fator interessante de saber, por exemplo, são os horários que a persona dedica para acessar o Instagram.

Se a persona for um estudante de 17 anos, muito provavelmente ele estará hiperconectado, mas os horários do intervalo serão aqueles em que ele gastará mais tempo online. Já se for uma pessoa que trabalha em uma confecção de roupas 8 horas por dia, pode ser que ela acesse a rede apenas enquanto volta do trabalho, entre 18h e 20h.

Por isso, é importante se colocar no lugar da persona e entender como ela se comporta no uso das principais redes sociais. No momento de construir a persona ideal para o seu produto ou serviço, sempre pense em quais momentos ela terá contato com o conteúdo que está sendo produzido, no Instagram ou em outras redes sociais.

Essa informação é importantíssima para identificar o horário ideal para publicações nas redes sociais onde sua marca está presente.

É preciso entender onde seu público está

Conhecer a localização do seu público é essencial para saber o comportamento dele nas redes sociais. Esse é um fator de alta relevância, pois influencia diretamente na forma como sua persona consome conteúdo na internet.

O Instagram Insights permite visualizar dados demográficos como principais cidades e países onde seus seguidores estão. Essa informação é valiosíssima, pois é possível criar conteúdos direcionados para determinada cidade, por exemplo. Para ter acesso aos Insights do Instagram, é preciso ter uma conta business.

O fuso horário brasileiro é composto por 4 diferentes zonas. Isso pode influenciar bastante sua estratégia. Imagine, por exemplo, que seu público está concentrado em sua maioria nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Ao publicar um conteúdo, deve-se levar em consideração que estes dois últimos estados encontram-se uma hora atrasados em relação ao horário de Brasília.

horários para postar

Qual o melhor horário para postar no Instagram?

Além de saber bem quem é seu público e onde ele está, chegou a hora de decidir de fato, qual é o melhor horário para publicar seu conteúdo. Para isso, deve-se levar em consideração alguns aspectos que podem ser decisivos para a entrega do seu conteúdo e engajamento do público com ele.

Tenha atenção ao horário comercial

O horário comercial é geralmente o período onde estabelecimentos do comércio e serviços realizam o atendimento ao consumidor.

Normalmente, é compreendido entre 9h e 18h de segunda a sábado para capitais e regiões metropolitanas. Em algumas cidades do interior, o horário comercial é considerado como sendo o período entre 8h e 17h.

Por que publicar no horário comercial pode não ser uma boa ideia?

É comum que, durante esse horário, as pessoas interajam menos com os conteúdos no feed do Instagram e Stories por estarem trabalhando. Por isso, em geral o ideal é publicar entre os horários que compreendem o intervalo para almoço que vai das 11h às 14h.

Como descobrir os melhores horários para postar no Instagram?
Existem algumas formas de prever o melhor horário para publicar na Instagram. Nenhuma delas é definitiva, porém podem ajudar bastante a ter um melhor envolvimento do público com suas publicações na rede social. Vamos a algumas das opções disponíveis:

Use as informações do Instagram for Business
A melhor maneira de descobrir os horários em que suas publicações no Instagram podem ter mais interações é usar as informações disponíveis para perfis empresariais do Instagram.

No Instagram for Business (ou Instagram para Empresas), você tem acesso às principais métricas: alcance, impressões, visualizações, cliques no site e seguidores. Pode, também, acessar também dados demográficos como: faixa de idade, localização, os dias em que seus seguidores ficam mais ativos, e o mais importante, os horários com maior interação com sua conta.

Como ver as informações do Instagram Insights?
Para acessar o Instagram Insights em seu smartphone, siga os seguintes passos:

logar no perfil comercial e clicar no ícone com três linhas na horizontal disponível no canto superior direito;
logo em seguida, clique em Informações (ícone de gráfico com três barras na vertical);
após clique na opção Público;
em Seguidores, clique em Horas para visualizar os horários em que seu público mais interage com suas publicações.

Faça seus próprios testes
Outra maneira de descobrir os melhores horários para publicar no Instagram é realizando seus próprios testes. É importante lembrar que esse processo é mais demorado, podendo levar de semanas até meses para ser concluído.

Porém, é a maneira mais genuína de encontrar informações que podem ser cruzadas para gerar insights preciosos, além de documentar sua estratégia de crescimento no Instagram.

Por meio de uma planilha, registre a semana, o dia da semana e horários em que suas publicações são feitas. Na mesma linha, reserve um espaço para documentar o formato de conteúdo (foto, vídeo, carrossel, GIF e outros) e as quantidades de curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos.

Lembre-se de reservar um espaço para observações gerais que podem ter interferido no engajamento do conteúdo. Exemplos: o post foi feito em uma data comemorativa, foi usado um recurso diferente para criação da imagem ou legenda, etc. Estas informações são essenciais para fazer uma análise real dos dados que serão obtidos. Isso é bem importante, também, para perceber rapidamente que o perfil está sendo punido com um shadowban.

O que o mercado indica?
Como vimos até aqui, a melhor maneira de encontrar os melhores horários para postar no Instagram é mesmo identificando os seus resultados e analisando a sua performance através dos testes.

Mas além disso, também é importante analisar quais os dias e horários o seu mercado ou segmento de atuação está conseguindo ter bons resultados.

Para ajudar a identificar esses os melhores dias e intervalos de tempo para publicação, a equipe da Sprout publicou um estudo dos melhores horários para postar no Instagram em 2022. Eles estão segmentados por setor de atuação, com base na análise de postagens dos mais de 30 mil clientes da plataforma, que estão em diversos mercados.

Uma parte dos distribuidores têm comercializado pacotes na internet com preços até 33% maiores. Esta nova realidade acabou impulsionando o surgimento de um mercado paralelo de figurinhas no qual alguns fornecedores antecipam aos seus compradores quando chegará mais envelopes.

Em recente entrevista à “Forbes”, Nicolás Salustro, gerente de marketing da empresa, afirmou que “as figurinhas não estão esgotadas” e garantiu que os envelopes são encontrados em qualquer banca.

Após o encontro entre as partes, a Panini concordou em monitorar os distribuidores oficiais para garantir que as figurinhas cheguem às bancas assim que estiverem novamente disponíveis.

Na inobservância da lei tributária, o contribuinte poderá infringir a sanção ou mesmo cometer um crime.

Veremos então:

Da infração tributária e suas sanções

O direito tributário impõe ao contribuinte diversas obrigações, como a obrigação de dar, obrigação de fazer, ou de deixar de fazer, (obrigações principal e acessória), conforme prevê a lei. O descumprimento constitui-se infração tributária, prática considerada ilícita.

Com o descumprimento destas obrigações, seja obrigação principal ou acessória, será atribuída ao contribuinte uma sanção imposta pelo Fisco, penalidade essa pelo descumprimento da Norma Tributária.

Estas sanções podem ser de diversas modalidades. Aqui elencaremos as sanções punitivas tributárias administrativas, como: multa, apreensão e perdimento de bens, interdição de estabelecimentos e outros procedimentos de fiscalização.

Espécies de ilícito tributário

  • Infração puramente tributária: é aquela que se configura exclusivamente pela lei fiscal. Infração apurada por procedimento meramente administrativo. Tem por finalidade o pagamento do tributo ou de penalidade.

    Ex.: ao classificar um produto cuja tributação gere pagamento a menor do tributo, o que pode ocorrer na classificação do produto para o pagamento do IPI.
  • Infração tributária e penal: aqui o contribuinte comete uma infração administrativa tributária e outra de caráter penal (tipificado no Código Penal). Neste caso, há a aplicação da sanção administrativa e da sanção penal pela violação da lei penal. Ex.: apresentação de documento falso que importa na falta do pagamento do tributo. Pela falta do pagamento, a sanção é administrativa tributária, e pela falsidade do documento, a sanção é penal.
  • Infração exclusivamente penal: quando o contribuinte pratica um ato que fere somente a lei penal, ficando o autor sujeito à apuração do crime.

    Ex.: quando o servidor de qualquer sujeito ativo (Fazenda Pública) consciente de que um imposto não deve ser lançado a um contribuinte e mesmo assim exige o seu pagamento. (art. 316, § 1º do Código Penal – Excesso de exação – Pena reclusão de 3 a 8 anos e multa).

Dos crimes tributários e crimes contra a ordem tributária

Quando falamos em crime quanto à ordem tributária, temos que ter a certeza que o ato que o constitui deve estar descrito no Código Penal Brasileiro ou nas Leis que tratam sobre os crimes contra a ordem tributária.

Crimes especificamente tributários no Código Penal:

  • Contrabando (art. 334, primeira parte do Código Penal) – é a importação ou exportação de mercadoria proibida, inexistindo incidência fiscal sobre qualquer mercadoria – não há tributo a pagar por ser produto proibido, tratando-se de infração exclusivamente penal.
  • Descaminho (art. 334, parte final do Código Penal) – é a ação de deixar de pagar todo ou parte de imposto devido pela entrada e/ou pela saída de mercadorias. Aqui a mercadoria não é proibida, entretanto, o tributo é devido, tratando-se de infração administrativa e penal.

Crimes indiretamente tributários no Código Penal

  • Violação de segredo funcional (art. 325 do Código Penal): refere-se indiretamente à matéria tributária. Por exemplo, revelar a fortuna ou patrimônio do contribuinte.
  • Excesso de exação (art. 316, §1º, do Código Penal): consiste no fato do funcionário público exigir imposto, taxa ou emolumento que sabe indevido, ou quando devido, emprega na cobrança meio gravoso não autorizado por lei.
  • Prevaricação (art. 319 do Código Penal): consiste em retardar ou deixar de praticar ato ou praticá-lo contra disposição expressa de lei para satisfazer interesse pessoal.
  • Falsidade ideológica: consiste em omissão em documento público ou particular, declaração que dele devia constar ou inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade dos fatos. Aqui podemos exemplificar como fornecer ou apresentar certidão com informação inverídica.

Maneiras de conhecer melhor seu clienteEstava sentando no meu sofá, e resolvi deixar esta dica incrível sobre como saber a persona pelo Insta. Eu já tive boas experiências em melhor automação instagram. Mas, confesso que já enfrentei algumas vezes o fato de automatização para instagram. Se eu consegui, posso compartilhar com você que está começando como melhor que photoshop.

  1. Crie uma persona.
    Personas são arquétipos ficcionalizados que representam seu cliente. Eles ajudam todos na sua organização a identificar quem é essa pessoa, em vez de confiar em dados coletivos que desumanizam o cliente.

Um esboço da persona do cliente geralmente consiste em uma página de uma imagem e marcadores de alto nível sobre o seu cliente. Às vezes, incluem cotações e informações adicionais sobre as metas do seu cliente. Algumas equipes de vendas confiam em “personas do comprador” para entender suas perspectivas. Eu prefiro identificá-los como personas de clientes, porque examinar não apenas o que os faz comprar, mas o que os faz ficar é a experiência do cliente!

Personas podem ser construídas usando uma variedade de métodos. O importante é começar em algum lugar. Um método comum é identificar um cliente “típico”:

Revise as últimas 100 interações ou os últimos 1-2 anos. (Ou qualquer que seja o prazo que se adeque ao seu setor.) Quais padrões você vê nos seus clientes? Eles têm dados demográficos, históricos e papéis profissionais semelhantes?
Analise pesquisas de clientes. Quais dados e informações qualitativas os clientes compartilharam?
Converse com sua equipe. O que seus funcionários voltados para o cliente podem dizer sobre seus clientes? Pergunte ao seu pessoal de vendas, agentes de serviço, gerentes de conta, caixas e outros que lidam diretamente com os clientes que eles pensam que são. O que eles acham que os clientes têm em comum?
Depois de ter uma idéia dos dados demográficos, informações e características comuns de um cliente típico, comece a criar uma imagem mais completa:

Considere o REST da vida de seu cliente. As interações com os clientes são uma parte de sua vida – o que você sabe sobre o resto de suas vidas? Quais produtos e serviços eles também usam e gostam? Eles têm desafios para acessar seus produtos, como velocidades lentas da Internet ou fluxo de caixa?
As personas geralmente incluem seções diferentes como: informações profissionais, informações demográficas, objetivos do cliente para seus produtos, frustrações, desafios etc. Eu gosto de maneiras simples de adicionar humanidade à persona, como usar as declarações “I” para descrever seus objetivos. Citações que expressam traços de personalidade também podem ajudar.
Não há problema em basear uma persona em um cliente real. Mas verifique se o indivíduo realmente representa o cliente típico ou ideal que você deseja representar.
Exemplo: o uso de uma instrução IFonte: Curso de mapeamento de jornada de experiência do cliente do Linkedin Learning e Jeannie Walters

Mesmo que sua persona represente um grupo de clientes, convém pensar nela como uma única pessoa que é representativa desse grupo:

Uma persona quase nunca é suficiente. Que cada sessão seja uma experiência de aprendizado e continue construindo e melhorando conforme necessário.

  1. Incline-se nos dados que você possui.
    Seus clientes podem não compartilhar muito de suas vidas, mas você provavelmente tem acesso a dados sobre seus comportamentos, ações e envolvimento com sua marca.Estava sentando no meu sofá, e resolvi deixar esta dica incrível sobre como saber a persona pelo Insta. Eu já tive boas experiências em melhor automação instagram. Mas, confesso que já enfrentei algumas vezes o fato de automatização para instagram. Se eu consegui, posso compartilhar com você que está começando como melhor que photoshop.

Os dados vêm em resultados formais e em paisagens informais e não estruturados. Use os dois para entender seus clientes.

Os dados formais podem ser revisados ​​nos níveis individual e organizacional. Dados de clientes individuais como …

Histórico de comprasOs Melhores Aplicativos De Como Saber A Persona Pelo Insta
Solicitações de atendimento ao cliente
Dados de uso, como a frequência com que um aplicativo é usado
… Pode ajudar a pintar a imagem de quem é seu cliente e como ele se envolve em sua jornada.

Dados informais, como histórias de clientes, feedback aberto sobre pesquisas e comentários nas mídias sociais, também podem ajudá-lo a permanecer conectado com quem é seu cliente.

  1. Entreviste seus clientes.
    Adoro conversar com os clientes! Entrevistar clientes, ex-clientes e quase clientes é uma ótima maneira de realmente ouvir as pessoas que realmente viajaram pela jornada do cliente.

Entreviste os clientes para perguntar sobre suas necessidades, expectativas, decepções e desejos. Descubra como eles se sentiram com a experiência com sua marca E com outras marcas. Eles compraram a competição? O que você pode aprender com isso?

As entrevistas com os clientes devem ser personalizadas para a marca, indústria e situação exclusivas. Porém, quando as perguntas forem elaboradas, reúna o feedback em um único local para revisar os padrões e os resultados.

Algumas empresas fazem isso em conjunto com a pesquisa “siga-me”, na qual os designers ou pesquisadores da experiência literalmente vão aonde o cliente está e observam como eles usam o produto real em suas vidas reais. Isso também pode ser feito em ambientes virtuais e testes de usuários. Esse tipo de pesquisa é rico em entender o uso do produto e pode esclarecer quem são os clientes.

Muitas organizações simplesmente não têm recursos para fazer isso continuamente. Se você não tem recursos para observar diretamente os clientes, as entrevistas podem ajudar a estabelecer uma ponte entre o cronograma desses tipos de programas de pesquisa aprofundados.

Independentemente do setor ou situação, gosto de terminar as entrevistas com duas perguntas e deixar os clientes falarem:

Se você pudesse acenar com uma varinha mágica e não houvesse limites, o que você gostaria deste produto / serviço / marca?
Existe algo sobre o qual não falamos que você quer ter certeza de que eu ouvi?

Crie anti-personas.
Há uma coisa sobre conhecer nossos clientes. Focamos aqueles que amam nossa marca. Nossos promotores nos amam e nós os amamos de volta!

É fácil e confortável ficar em um lugar feliz, onde acreditamos que todos os nossos clientes são como aqueles que mal podem esperar para ouvir nossas opiniões, nos dar ótimas críticas e contar a todos os amigos sobre a nossa marca.

Mas isso significa que muitas vezes faltam informações valiosas sobre quem são nossos clientes menos que ensolarados. Os detratores, reclamantes e não-diretores também são importantes para entender como nossos clientes. Deveríamos conhecê-los!

Anti-personas são ótimas maneiras de explorar esse cliente. Explore os dados dos clientes que cancelaram. Procure os piores comentários da mídia social e descubra quem são esses clientes.

A personalidade de “No-Patience-Perry” pode ajudar suas equipes a projetar para melhorar essa experiência de maneiras que melhoram a experiência de todos os clientes!Estava sentando no meu sofá, e resolvi deixar esta dica incrível sobre como saber a persona pelo Insta. Eu já tive boas experiências em melhor automação instagram. Mas, confesso que já enfrentei algumas vezes o fato de automatização para instagram. Se eu consegui, posso compartilhar com você que está começando como melhor que photoshop.

Não tenha medo de explorar também os clientes de seus concorrentes. Isso pode ser rico em informações sobre clientes ideais ou até mesmo identificar aqueles que você NÃO deseja.

IMPOSTO DE RENDA
O imposto de renda tem caráter direto e pessoal e leva em consideração a situação específica de cada contribuinte, respeitando os princípios constitucionais tributários da capacidade contributiva prevista no art. 145 § 1º da CF/88 considerando a capacidade econômica do contribuinte.
O imposto de renda se sujeita ao princípio da anterioridade do exercício financeiro, mas não se sujeita à noventena (nonagesimal).
O fato gerador do imposto de renda é a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de renda ou proventos de qualquer natureza, desde que implique acréscimo patrimonial.
Renda: produto do capital do trabalho ou da combinação de ambos;
Proventos: são os acréscimos patrimoniais não compreendidos no conceito de renda, como por exemplo, aposentadoria, pensão, prêmios de loterias, tesouro.
Para melhor entender, renda é todo o produto do capital ou do trabalho, ou, ainda, a combinação de ambos. Proventos são todos os outros acréscimos patrimoniais não compreendidos no conceito de renda.
A alíquota do imposto de renda é progressiva de acordo com o rendimento ou acréscimo patrimonial do contribuinte cujo lançamento será sempre por homologação.
Os sujeitos a esta tributação são as pessoas físicas e jurídicas que tenham registrado acréscimo patrimonial.

Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF

O imposto de renda da pessoa física (IRPF) incide sobre a totalidade dos rendimentos auferidos pelo contribuinte.
Em algumas faixas e espécies de rendimentos temos a isenção e ainda a legislação permite que alguns tipos de despesas podem ser deduzidos no momento do calculo da apuração final.
As isenções muitas vezes são controvertidas e o Poder Judiciário decide se haverá ou não incidência tributária do (IR) em algumas verbas salariais, por exemplo.
aprovado
Fonte:
A base de cálculo para o imposto de renda da pessoa física nada mais é que o rendimento tributável deduzidos os valores autorizados na lei para dedução, conforme acima estudado.

Base de cálculo.

A base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica deve ser determinada segundo a legislação vigente, lembre que a legislação será a da data da ocorrência do fato gerador, com base no lucro presumido, lucro real, ou mesmo do lucro arbitrado.

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1700, DE 14 DE MARÇO DE 2017

Art. 27. A base de cálculo do IRPJ, determinada segundo a legislação vigente na data da ocorrência do respectivo fato gerador, é o lucro real, lucro presumido ou lucro arbitrado, correspondente ao período de apuração.

Art. 28. A base de cálculo da CSLL, determinada segundo a legislação vigente na data da ocorrência do respectivo fato gerador, é o resultado ajustado, resultado presumido ou resultado arbitrado, correspondente ao período de apuração.

Parágrafo único. As pessoas jurídicas sujeitas ao regime de tributação com base no lucro real, presumido ou arbitrado, conforme o caso, ficarão sujeitas ao mesmo critério para a determinação da base de cálculo da CSLL, mantidos os ajustes e as alíquotas previstos na legislação para cada tributo.

(Legislação)

Alíquota.

A alíquota é o percentual a ser aplicado sobre a base de cálculo, e para o imposto de renda pessoa jurídica não é diferente, entretanto na forma a ser apurado o valor é que temos as particularidades.

Atualmente, o imposto de renda pessoa jurídica é calculado mediante aplicação de alíquota de 15%, acrescido do adicional de 10% sobre o excedente a R$ 20.000,00 (vinte mil reais) multiplicado pelo número de meses do período de apuração.

http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?idAto=81268

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1700, DE 14 DE MARÇO DE 2017

Art. 29. A alíquota do IRPJ é de 15% (quinze por cento).

§ 1º A parcela do lucro real, presumido ou arbitrado que exceder o valor resultante da multiplicação de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) pelo número de meses do respectivo período de apuração, sujeita-se à incidência de adicional do imposto sobre a renda à alíquota de 10% (dez por cento).

§ 2º O valor do adicional será recolhido integralmente, não sendo permitidas quaisquer deduções.

Art. 30. A alíquota da CSLL é de:

I – 15% (quinze por cento), exceto no período compreendido entre 1º de setembro de 2015 e 31 de dezembro de 2018, no qual vigorará a alíquota de 20% (vinte por cento), nos casos de:

a) pessoas jurídicas de seguros privados e de capitalização;

b) bancos de qualquer espécie e agências de fomento;

c) distribuidoras de valores mobiliários;

d) corretoras de câmbio e de valores mobiliários;

e) sociedades de crédito, financiamento e investimentos;

f) sociedades de crédito imobiliário;

g) administradoras de cartões de crédito;

h) sociedades de arrendamento mercantil; e

i) associações de poupança e empréstimo;

II – 15% (quinze por cento), exceto no período compreendido entre 1º de outubro de 2015 e 31 de dezembro de 2018, no qual vigorará a alíquota de 17% (dezessete por cento), no caso de cooperativas de crédito; e

III – 9% (nove por cento), no caso de:

a) administradoras de mercado de balcão organizado;

b) bolsas de valores e de mercadorias e futuros;

c) entidades de liquidação e compensação;

d) empresas de fomento comercial ou factoring; e

e) demais pessoas jurídicas.

(Legislação)

Da obrigação acessória e principal.

A ECF (Escrituração Contábil Fiscal), é uma obrigação acessória surgida em 2015 em substituição à DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica), devendo ser preenchida e entregue por empresas (Pessoas Jurídicas) estabelecidas no Brasil.

Assim como a ECD, a ECF 2017 resgata dados referentes ao ano-calendário 2016 com o objetivo de demonstrar a apuração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) durante esse período.

Todas as Pessoas Jurídicas (equiparadas, isentas e imunes), que não optem pelo Simples Nacional, são obrigadas a preencher e entregar a ECF 2017. Veja os regimes tributários obrigatórios:

  • Lucro Presumido: apurado trimestralmente com alíquotas que incidem sobre as receitas a partir de um percentual para a margem de lucro, o Lucro Presumido tem uma fórmula mais simples. No entanto, como se trata de uma aproximação fiscal e não lucro contábil, se o lucro for menor que o presumido, a empresa pode pagar mais impostos do que se adotasse outro regime.
  • Lucro Real: quando os impostos são calculados a partir do Lucro Líquido da empresa, mesmo havendo adições ou exclusões previstas nas leis fiscais.
  • Pessoas Jurídicas Inativas: também deve apresentar a ECF/2017.

O pagamento, como obrigação principal, do valor do tributo deve ocorrer até o ultimo dia útil do mês subsequente ao do encerramento do período de apuração.


Imposto de renda – pessoa jurídica.
São contribuintes do imposto de renda pessoa jurídica (IRPJ): as pessoas jurídicas e as empresas individuais. As disposições tributárias do IR aplicam-se a todas as firmas e sociedades, registradas ou não.
Diferentemente da pessoa física o imposto de renda para a pessoa jurídica terá como base de cálculo o lucro como melhor estudaremos a seguir.
As entidades submetidas aos regimes de liquidação extrajudicial e de falência sujeitam-se às normas de incidência do imposto aplicáveis às pessoas jurídicas, em relação às operações praticadas durante o período em que perdurarem os procedimentos para a realização de seu ativo e o pagamento do passivo (Lei 9.430/96, art. 60).
As empresas públicas e as sociedades de economia mista, bem como suas subsidiárias, são contribuintes nas mesmas condições das demais pessoas jurídicas (Constituição Federal, art. 173 § 1º).
Período de apuração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica
O período de apuração é dentro do qual se quantificará o lucro ou o prejuízo da entidade.
Este período é trimestral, considerando-se como tal os encerrados em 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano.
Art. 31. As bases de cálculo do IRPJ e da CSLL serão determinadas em períodos de apuração trimestrais, encerrados em 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano-calendário, de acordo com as regras previstas na legislação de regência e as normas desta Instrução Normativa.
§ 1º Nos casos de incorporação, fusão ou cisão a apuração das bases de cálculo será efetuada na data do evento, observado o disposto no art. 239.
§ 2º Na extinção da pessoa jurídica pelo encerramento da liquidação, a apuração das bases de cálculo será efetuada na data desse evento, observado o disposto no art. 240.
§ 3º Alternativamente ao disposto no caput, o período de apuração será anual para as pessoas jurídicas sujeitas à tributação com base no lucro real que adotarem a opção pelo pagamento por estimativa previsto no Título VI deste Livro.

Do lucro presumido

O lucro presumido é uma forma de tributação simplificada para determinação da base de cálculo do imposto de renda e da CSLL (contribuição sobre o lucro líquido) das pessoas jurídicas que não estiverem obrigadas, no ano-calendário, à apuração do lucro real (BRASIL-RF. 2012) e optarem por esta forma de tributação.

Podemos trazer a lição de Kfouri Jr, que nos ensina que  “ Lucro Presumido é aquele obtido pela empresa, tomando por base os percentuais de lucro estabelecidos em lei, de acordo com o ramo de atividade desenvolvida, não gerando reflexo o volume de despesas da empresa, de forma que nessa modalidade de apuração do resultado nunca existirá prejuízo, uma vez que a base de sua formação é o faturamento/receita ” (2012 p.393)

O imposto de renda é devido trimestralmente, podendo ser antecipado e apurado mensalmente e ao final do trimestre feito o seu ajuste.

Ingresso no sistema

A opção pelo regime de tributação com base no lucro presumido será manifestada com o pagamento da primeira ou única quota do imposto devido correspondente ao primeiro período de apuração de cada ano-calendário. Note que somente o pagamento já torna a empresa optante por esta forma de apuração.

A pessoa jurídica que iniciar atividades a partir do segundo trimestre manifestará a opção com o pagamento da primeira ou única quota do imposto devido relativa ao período de apuração do início de atividade (BRASIL-RF. 2012).

A opção pela apuração do imposto de renda com base no lucro presumido é irretratável para o ano-calendário (Lei nº 9.718, de 1998, art. 13, § 1º).

LEGISLAÇÃO

O limite de receita bruta total será de R$ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões de reais), ou a R$ 6.500.000,00 (seis milhões e quinhentos mil reais) multiplicado pelo número de meses de atividade do ano-calendário anterior, quando inferior a 12 (doze) meses, poderá optar pelo regime de tributação com base no lucro presumido (Lei 12.814/2013).

Atenção: Veja as observações importantes trazidas na Lei.

Não poderão optar pelo regime de tributação com base no lucro presumido as pessoas jurídicas que exercerem atividades de compra e venda, loteamento, incorporação e construção de imóveis, enquanto não concluídas as operações imobiliárias para as quais haja registro de custo orçado (IN SRF n° 25, de 1999, art. 2°).

As pessoas jurídicas de que tratam o inciso I e III a V do art. 14 da Lei n° 9.718, de 1998, que optarem pelo REFIS – Programa de Recuperação Fiscal, poderão, durante o período em que submetidas ao REFIS, adotar o regime de tributação com base no lucro presumido, a partir de 2000 (MP n° 2.004-3, de 14 de dezembro de 1999, e reedições posteriores) (BRASIL-RF, 2012).

Saída do sistema

A saída do sistema de tributação pelo lucro presumido será efetuada quando a pessoa jurídica deixar de se enquadrar nas condições para permanecer nele. Veja as condições da obrigatoriedade da opção pelo Lucro Real conforme disposto na Lei.

Documentação obrigatória

A pessoa jurídica que optar pela tributação com base no lucro presumido deverá manter:

  • Escrituração contábil nos termos da legislação comercial ou livro Caixa, no qual deverá estar escriturado toda a movimentação financeira, inclusive bancária.
  • Livro registro de inventário no qual deverão constar registrados os estoques existentes no término do ano-calendário abrangido pelo regime de tributação simplificada.
  • Livro de apuração do lucro real, quando tiver lucros diferidos de períodos de apuração anteriores e saldo de lucro inflacionário a tributar (BRASIL-RF, 2012).

A documentação relativa ao ato negocial que os contribuintes praticarem ou em que intervierem bem como os livros de escrituração obrigatória por legislação fiscal específica e todos os demais papéis e documentos que serviram de base para a escrituração comercial e fiscal, deverão ser conservados em boa ordem e guardados enquanto não decorrido o prazo decadencial do direito da Fazenda Pública constituir os créditos tributários relativos a esses exercícios (BRASIL-RF, 2012).

Do Lucro Real

Esta modalidade é o resultado contábil do exercício social, ajustado pelas adições, exclusões, compensações e deduções, sempre autorizadas ou não proibidas pela legislação vigente.

Sua definição está no Artigo 247 do Decreto nº 3.000/99 e no Artigo 6º do Decreto-Lei nº 1.598/77.

O lucro Real pode ser uma opção da empresa, no entanto há algumas empresas que são obrigadas a esta forma de tributação por força da lei, em razão da sua atividade e/ou de seu faturamento.

Do Lucro Arbitrado

O arbitramento de lucro é uma forma de apuração da base de cálculo do imposto de renda utilizada pela autoridade tributária ou pelo contribuinte.

É aplicável pela autoridade tributária quando a pessoa jurídica deixar de cumprir as obrigações acessórias relativas à determinação do lucro real ou presumido, conforme o caso.

Quando conhecida a receita bruta, e, desde que ocorrida qualquer das hipóteses de arbitramento previstas na legislação fiscal, o contribuinte poderá efetuar o pagamento do imposto de renda correspondente com base nas regras do lucro arbitrado.

O lucro arbitrado nada mais é que aquele apurado pelo Fisco (Receita Federal do Brasil), nos casos em que a lei prevê, como por exemplo, em graves irregularidades nas escritas fiscais, ou ainda pelo próprio contribuinte, em casos excepcionais, de impossibilidade de regular apuração por outros meios. (SRF)

DO LALUR

Muitos entendem que o LALUR – Livro de Apuração do Lucro Real – foi “extinto”, no entanto não é verídica esta afirmação já que ainda persiste a obrigação na escrituração, porém exclusivamente no formato digital.


§ 4º As pessoas jurídicas que optarem pelo pagamento do IRPJ e da CSLL por estimativa a que se refere o Título VI deste Livro deverão apurar o lucro real e o resultado ajustado em 31 de dezembro de cada ano, exceto nas hipóteses mencionadas nos §§ 1º e 2º, quando a apuração deverá ser realizada na data desses eventos.
§ 5º Aplica-se o disposto no § 4º ainda que a pessoa jurídica tenha arbitrado o lucro e o resultado em qualquer trimestre do ano-calendário.
§ 6º Nas hipóteses previstas nos §§ 4º e 5º a apuração do lucro real e do resultado ajustado abrangerá todo o período de 1º de janeiro do ano-calendário, ou da data de início

A competência para instituir e cobrar contribuição social é exclusiva da União, entretanto há exceção a essa regra, de acordo com o § 1º do art. 149, os estados, o distrito federal e os municípios podem instruir contribuição social destinada ao financiamento da seguridade social na área de previdência social dos seus servidores.
Neste capítulo vamos tratar das contribuições sociais também conhecidas como Especial como a CSLL, PIS, COFINS e PASEP, de competência exclusiva é da União.
CF/88 – Art. 149. Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais,………………… como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuízo do previsto no art. 195, § 6º, relativamente às contribuições a que alude o dispositivo.

As contribuições sociais são divididas em três espécies: a) contribuição social especial; b) contribuição de intervenção de domínio econômico; c) contribuição social profissional.

Fonte: 123rf; https://it.wikipedia.org/wiki/File:Sede_Regione_Lazio.jpg.
O nosso estudo se voltará apenas para as contribuições Social ou Especial não previdenciária:
Contribuição Social ou Especial – é aquela destinada ao custeio do financiamento da seguridade social e utilizada como instrumento de atuação no campo social e ainda subdividido em previdenciárias e não previdenciárias.
I) previdenciárias, se destinadas especificamente ao custeio da Previdência Social, e são formadas pelas contribuições dos segurados e das empresas (Arts 20/23 da Lei nº 8.212/1991);
II) não previdenciárias voltadas para o custeio da assistência social e da saúde pública, por exemplo, a COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), o PIS (Programa de Integração Social), incidentes sobre a receita ou o faturamento, e a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), que recai sobre o lucro. (VALENTE, 2011)
ok aprovado
Fonte:
CSLL – contribuição sobre o lucro líquido;
A CSLL (Contribuição sobre o Lucro Líquido), também conhecida como CSSL (Contribuição Social Sobre o Lucro) foi instituída pela Lei nº 7.689/88, para financiamento da seguridade social, tendo como base de cálculo o “valor do resultado do exercício antes da provisão do imposto de renda”, isso quer dizer que o valor designado como lucro será apurado antes da incidência do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza (IRPJ). As bases de cálculos da CSSL e do IR são, portanto, distintas. (CASALINO, 2012).
Ultrapassada a barreira da base de cálculo, vamos aplicar a alíquota que nada mais é que o percentual a ser aplicado sobre a base de cálculo fixada no art. 3º, II da mesma Lei.
Estão sujeitas ao pagamento da CSLL as pessoas jurídicas e as pessoas físicas a elas equiparadas, domiciliadas no País. A alíquota da CSLL é de 9% (nove por cento) para as pessoas jurídicas em geral, e de 15% (quinze por cento), no caso das pessoas jurídicas consideradas instituições financeiras, de seguros privados e de capitalização. A apuração da CSLL deve acompanhar a forma de tributação do lucro adotada para o IRPJ.

Fonte: http://idg.receita.fazenda.gov.br/acesso-rapido/tributos/CSLL

A base de cálculo e sua alíquota poderão ser diferenciadas de acordo com a atividade econômica, da utilização intensiva de mão de obra, do porte da empresa ou da condição estrutural do mercado de trabalho.


Para manterem o ritmo, as pessoas receberão uma solicitação diária para capturar e compartilhar um vídeo de 10 segundos ou uma foto, sem filtro. Ao abrir a opção, o aplicativo dá 3 minutos para que você tire a foto ou grave o vídeo.
Quem postar algo nesse formato poderá ver o que os amigos e outros usuários postam. A visualização de posts de outras contas depende de sua idade e configurações de privacidade.
As pessoas que não te seguem ou que você não segue não podem comentar ou interagir com essas publicações diários, mas isso também pode ser alterado de acordo com as configurações.

Onde acessar

O app já faz parte da tela principal do TikTok. Está na parte de baixo, entre o botão de “Amigos” e o botão de “+”, para postar uma foto. 

No entanto, para usar o TikTok Now será necessário baixar o aplicativo na AppStore (usuários do iOS) ou na Play Store (usuários do Android). O aplicativo ocupa 36 MB de armazenamento.

Ao abrir o app, você já recebe o pedido do aplicativo para fazer sua primeira publicação. Quando fizer, poderá olhar o post dos seus amigos. 

Se tiver configurações de privacidade mais brandas, na aba “Explorar” é possível acompanhar as postagens de outros usuários que você ainda não segue.

O aspecto tridimensional da gestão empresarial
O aspecto tridimensional pode dividir a gestão empresarial em três grandes vertentes:
Gestão Operacional;
Gestão Financeira; e
Gestão Econômica.
A gestão operacional está disseminada por todas as áreas de atividade da empresa, quer sejam de produção ou de logística, tais como: recursos humanos, produção, vendas, compras, finanças, manutenção. A ênfase da gestão operacional volta-se para a execução dos trabalhos em busca de uma linha de produto/serviço de cada atividade, da forma mais eficiente e racional possível.
A gestão financeira enfatiza os problemas de caixa e liquidez da empresa de forma a permitir a tomada de decisões em termos de programação financeira. Baseia-se em duas funções: a aquisição dos recursos de que a empresa necessita para operar e a distribuição eficiente desses recursos entre as diversas formas de utilização.
A gestão econômica é o conjunto de decisões e ações orientado por resultados mensurados segundo conceitos econômicos. Nela procura-se avaliar a forma pela qual a empresa atinge seus resultados econômicos e tem como ponto de sustentação o planejamento e controle.
Processo de Gestão
Também denominado de processo decisório, é um conjunto de processos decisórios e compreende as fases do planejamento, execução e controle da empresa, de suas áreas e suas atividades. Por processo entende-se a sucessão de estados de um sistema, que possibilita a transformação das entradas do sistema nas saídas objetivas pelo mesmo sistema.
Processo de Tomada de Decisão

Tomada de decisão.
Todo processo de gestão é caracterizado pela necessidade de tomada de decisões, que também é um processo, pois consiste em uma série de procedimentos, que culminam com a tomada de decisão. Há necessidade de decisões em toda fase do processo de gestão: decisões no planejamento estratégico, no planejamento operacional, na programação, na execução e também no processo de controle.
Para o processo de tomada de decisão algumas definições precisam ser conhecidas:
Objetivo: resultado atribuído ou situação desejada, para os quais se pretende exercer alguma ação consequente;
Problema: lacuna entre a situação atual ou projetada e um objetivo. Entende-se por situação projetada aquela que pode ocorrer independentemente do objetivo;
Resolução de problemas: curso de ação que corrige a lacuna entre a situação atual ou projetada e o objetivo; aquilo que permite alcançar o objetivo; e
Decisão: escolha de um curso determinado de ação entre vários cursos de ação alternativos, o curso de ação escolhido pode compreender um conjunto de vários cursos de ação.
Num sentido abrangente, os conceitos de resolução de problemas e tomada de decisão são sinônimos, uma vez que ambos representam o mesmo processo. De fato, a resolução de qualquer problema requer a tomada de decisão e vice-versa, toda decisão implica necessariamente a existência previa de um problema a resolver.
Metodologia do Processo de Tomada de Decisão
A metodologia do processo de tomada de decisão consiste em três grandes etapas:
O exame ou analise do problema;
O desenvolvimento ou desenho de cursos das ações; e
A implementação da decisão.
O exame do problema inclui a identificação do objetivo inicial e o diagnóstico da situação. O desenvolvimento dos cursos das ações compreende a concepção, avaliação e escolha do curso de ação a serem adotados. Os seguintes passos devem ser respeitados:
É necessário, em principio, partir de um objetivo para iniciar o diagnostico da situação.
A identificação do objetivo inicial e o diagnóstico da situação permitem especificar o problema a resolver, o qual é condição prévia para adotar os cursos de ação que levem à solução.
É conveniente encarar a concepção de cursos de ação antes de sua avaliação. Quanto mais cursos de ação se considerar, maior será a probabilidade de se escolher o melhor.
É aconselhável avaliar devidamente os cursos de ação alternativos a fim de se optar por um deles (a decisão).
A decisão, finalmente, para ser efetiva deve vir acompanhada de uma adequada implementação.

Uso para crianças e adolescentes:

  • Se alguém com menos de 16 anos criar uma conta para usar o aplicativo TikTok Now, sua conta será privada, por padrão;
  • menores de 18 anos não podem compartilhar conteúdo do TikTok Now no feed;
  • pessoas entre 13 e 15 anos têm opções de comentários limitadas a Amigos, o que ajuda na proteção contra interações indesejadas.

Para maiores de idade:

  • Esses usuários podem optar por compartilhar conteúdos com a comunidade TikTok Now mais ampla, com base nas configurações de privacidade escolhidas. 
  • A configuração padrão é “Amigos podem ver”, mais restrita.

Siga estes passos para alterar as configurações de privacidade

  1. vá na aba de “Configurações”;
  2. clique em privacidade;
  3. selecione as opções que preferir.

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