Sadio Mané: conheça a história do craque e ídolo de Senegal

outubro 16, 2022 Off Por rodolfocosentino1

Atacante do Bayern de Munique já doou milhões de reais para ajudar o seu vilarejo natal, é o maior artilheiro de sua seleção e vai disputar a Copa do Mundo de 2022

Se tem uma seleção africana que pode surpreender na Copa do Mundo de 2022, é Senegal. E se tem um jogador que pode ser considerado a estrela do time, é o atacante Sadio Mané. Mas o jogador de 30 anos representa muito mais do que isso para o seu país.

Atacante foi visto saindo do estádio do Tottenham de muletas e ficou emocionado ao ser entrevistado após o jogo

O atacante Richarlison enfrenta uma espera ansiosa para descobrir a extensão de uma lesão que sair na vitória do Tottenham Hotspur sobre o Everton no sábado, 15, pelo Campeonato Inglês.

Richarlison se consolida como o número 9 do Brasil e é favorito para liderar o ataque brasileiro na Copa do Mundo do Catar, que começa no próximo mês.

Mas ele teve que sair de campo no início do segundo tempo contra seu antigo clube com uma lesão na panturrilha e será submetido a exames de ressonância magnética na segunda-feira.

O técnico do Tottenham, Antonio Conte, excluiu Richarlison do jogo contra o Manchester United na próxima semana, mas há preocupações de que a contusão possa exigir um longo período de recuperação.

Richarlison, que marcou 17 gols em 38 partidas pelo Brasil, foi visto saindo do estádio do Tottenham de muletas e ficou emocionado ao ser entrevistado após o jogo.

Time emplaca maior sequência de vitórias em uma só temporada em sua história e faz melhor campanha da fase de grupos da Liga dos Campeões. Reforços compensaram saída de peso

O Napoli vem impressionando o futebol europeu neste início de temporada. O time do técnico Luciano Spaletti faz campanha histórica na Champions League — garantiu vaga nas oitavas de final com duas rodadas de antecedência — e lidera o Campeonato Italiano.

O Napoli não só se classificou para as oitavas da Champions. Fez isso com a melhor campanha na competição até agora: quatro vitórias, 17 gols a favor e quatro gols contra. Goleou o Liverpool, atropelou o Ajax duas vezes e venceu o Rangers fora de casa. 

É a primeira vez em sua história que o time italiano venceu os quatro primeiros jogos pela Liga dos Campeões. 

— Os jogadores foram capazes de fazer algo imenso. Existe o desejo e a determinação de ir bem nesta competição — disse Spalletti, em entrevista à emissora Sky Sports após a partida contra o Ajax.

Essa foi a oitava vitória seguida da equipe italiana em 2022/23. É a primeira vez em sua história que o Napoli emplaca uma sequência assim na mesma temporada. O recorde de triunfos consecutivos no geral é de 12 jogos, obtido entre abril e outubro de 2017. 

O time segue invicto na temporada. Lidera o Campeonato Italiano com 23 pontos: sete vitórias, dois empates, 22 gols pró e sete contra. 

Napoli até agora em 2022/23

  • Jogos: 13
  • Vitórias: 11
  • Empates: 2
  • Gols marcados: 39
  • Gols sofridos: 11

Reforços que encaixaram
O desempenho impressiona ainda mais quando leva em consideração as saídas da última janela de downloads. O grupo perdeu o zagueiro Koulibaly, o Fabián Ruiz volante e o atacante Milik. Antes disso, também foram embora em 2022 Insigne e Mertens — maiores artilheiros da história do clube, com 122 e 148 gols, respectivamente.

Mas o Napoli foi certeiro no mercado na hora de buscar reposições. Investiu cerca de 68 milhões de euros (R$ 344,3 milhões hoje) e trouxe o zagueiro Kim, o volante Anguissa e os atacantes Giovanni Simeone e Raspadori, entre outros nomes.
O mais emblemático deles é o atacante Kvaratskelia. O georgiano de 21 anos vem encantando um ponto de ser chamado de “Kvaradona” pelos torcedores do tempo, em referência a Diego Maradona. Ele marcou sete gols e deu duas assistências em 13 jogos pela equipe. Foi eleito o melhor em campo nesta quarta-feira contra o Ajax.

Aqui você pode comprar camisas de times italianos. Confira nossa Loja do Capita.

Pai de Gerson reclama de técnico e cogita saída do Olympique de Marselha

O técnico Diego Simeone negou que o Atlético de Madrid tenha demonstrado interesse na contratação de Cristiano Ronaldo durante a última janela de transferências. Para ele, a ida do atacante português para o Atleti jamais aconteceria dado o histórico de CR7 no Real Madrid, rival do clube colchonero.

– Os passarinhos te disseram algo longe da verdade. As pessoas às vezes falam o que querem, não o que está acontecendo. Eu não veria Palermo jogando no River (Plate) ou Ortega jogando no Boca (Juniors). Existem situações que são muito claras – apontou Simeone em entrevista ao canal argentino “Tigo Sports”.

Técnico da Holanda

Um claro interesse do Atlético de Madrid em Cristiano Ronaldo havia surgido no fim de julho, noticiado pelo jornal espanhol “As”. O clube e o garçom chegaram a abrir conversas, inclusive. Segundo o jornal espanhol “Marca”, o jornal português destinado a reduzir o salário colchoos. Diante das notícias, os torcedores do clube protestaram com uma faixa a qual dizia que CR7 não era bem-vindo.

  • Na pré-temporada dos campeões, torce para que tenhamos nada para ganhar, sem saber a quem merece: “Cholo, cuidado, não se ganhou a qualquer custo”. Eu gostei disso, porque foi uma reflexão muito saudável e baseada na equipe, no sentimento bairrista – relembrou Simeone.

Cristiano Ronaldo atuou pelo Real Madrid durante nove temporadas, entre 2009 e 2018. Pelo clube merengue, conquistou a Champions League quatro vezes, além de duas edições da La Liga e de três Mundiais de Clubes, entre outros títulos. Das cinco vezes em que foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa, quatro foram enquanto jogador do Real Madrid. 

Cristiano Ronaldo movimentou o noticiário ao longo da última janela de transferências, com rumores sobre o desejo de deixar o Manchester United para poder disputar a Liga dos Campeões. No fim, ele permaneceu no clube inglês.

Goleiro Sommer sofre lesão e preocupa a Suíça, rival do Brasil

“É meio difícil dizer porque está próximo da realização do meu sonho (a Copa do Mundo)”, disse ele à ESPN Brasil.

Que tal, comprar camisa do Tottenham ? Confira nossa Loja do Capita.

Retribuição às origens

Mané nasceu em Bambali, na região de Sédhiou, no Senegal, no extremo oeste da África. Vilarejo com cerca de 2 mil habitantes. Depois de se profissionalizar na Europa e construir uma carreira de sucesso, ele vem ajudando a terra natal, de diferentes formas.

O jogador doou quase 500 mil libras para a construção de um hospital — o pai dele morreu cedo porque não havia serviço de saúde por preto. Ele também contribuiu com 250 mil libras para uma escola e deu laptops para os melhores alunos. 

Durante a pandemia, deu 41 mil libras para ajudar o Comitê Nacional do Senegal no combate à Covid-19. Mané também construiu um posto de gasolina no local e ajudou a estabelecer um posto dos correios. 

— Por que eu teria 10 Ferraris, 20 relógios de diamante, ou dois aviões? O que todos esses objetos fazem por mim e pelo planeta? Eu passei fome, tive que trabalhar no campo. Sobrevivi tempos difíceis, joguei futebol descalço, não tinha educação e outras coisas. Mas com o que eu ganho do futebol, posso ajudar meu povo — comentou, em 2019.

Protagonista na seleção

Mané é o maior artilheiro da história de Senegal, com 34 gols em 94 jogos oficiais. Ele disputou os Jogos Olímpicos Londres-2012, a edições da Copa Africana de Nações de 2015, 2017, 2019 e 2021, e a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Marcou pelo menos um gol por ano desde que estreou. 

O ápice foi na CAN-2021, realizada em fevereiro deste ano. Mané converteu o último pênalti na decisão contra o Egito e garantiu o título inédito para Senegal. O atacante foi eleito o melhor jogador do torneio, com três gols e duas assistências.

O atacante também foi fundamental para Senegal disputar a Copa do Mundo de 2022. Novamente num confronto decisivo com o Egito (do agora ex-companheiro de time Mohamed Salah), só que pelas eliminatórias africanas, Mané cobrou e acertou o último pênalti.

Destaque internacional

Mané é atualmente um dos principais atacantes do futebol mundial. Ele foi eleito pela segunda vez o melhor jogador da África (2019 e 2022). Seu sucesso se deu principalmente nos seis anos em que defendeu o Liverpool, com títulos como da Premier League, Champions, Supercopa da Europa e Mundial de Clubes.

Pelo desempenho na temporada 2018/19, na qual foi o artilheiro da Premier League com 22 gols, Mané ficou em 2019 em quarto lugar na premiação Bola de Ouro e em quinto no Fifa The Best. 

Após seis anos de sucesso no time inglês, Mané se transferiu para o Bayern de Munique no fim de junho. Ele tem até agora sete gols em 14 jogos pelo time alemão.

Que tal, comprar camisa do Senegal ? Confira nossa Loja do Capita.

Curiosidades de Mané

A trajetória dele no futebol começou com uma fuga de casa. Sem avisar ninguém, deixou Bambali aos 15 anos para tentar a sorte em Dakar. Só foi descoberto aos 17, por olheiros do clube Génération Foot, em 2009

Ele é o dono do “hat-trick” mais rápido da história da Premier League. O atacante levou só dois minutos e 56 minutos, entre o primeiro e o terceiro gol, no jogo do Southampton contra o Aston Villa, em maio de 2015. 

Mané também já foi o jogador africano “mais caro” da história. Para contratá-lo em 2016, o Liverpool pagou 37 milhões de libras ao Southampton, recorde na época.

São Paulo estuda pacotão de jogadores para ter atacante do Grêmio em 2023, diz Facincani

A França tem mais um problema possível para lidar. Depois de Pogba, o volante N’Golo Kanté pode ficar de fora da Copa do Mundo de 2022. O jogador tem apenas duas partidas pelo Chelsea na temporada. O técnico da equipe, Graham Potter, indicou em entrevista coletiva que o meio-campista voltou a se lesionar na coxa.
— É decepcionante para ele e para nós. Temos que esperar para ver o grau de gravidade e avaliar — disse Potter.

Aqui no ge, já é Copa do Mundo! Sempre às quartas e sextas até novembro, um novo país será destrinchado por Everaldo Marques e Ana Thaís Matos no ‘Partiu Catar’, podcast original ge. Em cada episódio, história e as curiosidades por trás de cada uma das 32 seleções que estarão na disputa do Mundial. Já conhecemos mais dos anfitriões, do Catar, e também de Alemanha, Marrocos, Polônia, Argentina, Suíça, Costa Rica, Coreia do Sul, Bélgica, Camarões, País de Gales, Equador, França, Japão, Canadá, Espanha, Tunísia, Inglaterra, Irã, Dinamarca, México, Sérvia, Senegal e Holanda! Agora, Arábia Saudita. 

Vizinhos dos anfitriões, loucos por futebol e fãs de brasileiros. Para falar da segunda nação asiática que chegou ao mata-mata de uma Copa do Mundo, Ana Thais Matos e Everaldo Marques te levam em uma viagem por uma cultura muito diferente da nossa, que segue sendo, em 2022, uma monarquia absolutista, a casa dos dois principais pontos de peregrinação da cultura islâmica.

O Catar, país sede da Copa do Mundo, tem recebido uma série de críticas e boicotes de todas as partes do mundo por suas políticas de segregações. Além de outras restrições, de acordo com o código legal do Catar, a liberdade de expressão é restrita, a homossexualidade é ilegal e o sexo fora do casamento é proibido.

Já se especulava há alguns anos que o fundo de investimentos, que tem como CEO Al Khelaifi, presidente do PSG, pudesse investir em outro clube de futebol, após sucesso financeiro com o Paris Saint-Germain desde 2011. O mandatário do time francês comentou a aquisição. 

VEJA 3 FORMAS DIFERENTES DE COMO COLOCAR LINK DO WHATSAPP NO INSTAGRAM

– A Qatar Sports Investments se orgulha de investir em empresas e marcas desportivas líderes em todo o mundo, permitindo-lhes atingir todo o seu potencial. Portugal é um país fundado no futebol, com alguns dos fãs mais apaixonados e um dos melhores sistemas de formação do mundo. O SC Braga é uma instituição portuguesa exemplar, com uma história impecável, uma enorme ambição e uma reputação de excelência dentro e fora do gramado – disse.

mané