Conseguir Sucesso Com Como Saber A Persona Pelo Insta
Como Como Saber A Persona Pelo Insta De Forma Rápida, Simples E Honesta. Confira este artigo até o final para turbinar sua rede social
Publicações programadas ajudam o perfil a manter um ritmo de atividade e atrair público na rede social
Não importa quem é o seu público, o fato é que ele gosta que você seja previsível. Não, não estamos falando de previsibilidade na produção de conteúdo, mas nos dias e horários de publicação dele.
Monitore:
É importante você estar atento às medições do seu perfil, não se apegue às medições mas vaidade, lembrado que já foi falado anteriormente (se você é novo por aqui e quiser entender um pouco mais sobre as medições, é só clicar aqui)?
Então leve em consideração as considerações públicas como as avaliações de fato são importantes para analisar os resultados de suas publicações em especial, veja qual o tipo de alvo que mais deu certo, e não se esqueça de analisar o seu. Nenhum Instagram deve usar uma conta comercial você tem dados como idade de seus seguidores, localidade, gênero, etc, isso sem dúvidas irá te ajudar bastante na hora de direcionar os conteúdos!
Homem de óculos e camisa verde, aparentando ter meia idade posando para foto à frente de fundo branco
dicas para fazer uma boa pesquisa de persona
Mas então, como você pode colocar em prática uma boa pesquisa de persona? É nessa etapa que você pode garantir que sua empresa seja fiel aos seus clientes criados pela sua representação digital – como guia para todas as ações.
Por esses e outros motivos nós recomendamos que utilizemos mais de uma fonte no Estudo de Definição de Persona.
Para agilizar o seu tempo, vamos mostrar aqui as duas fontes principais que utilizamos nos estudos realizados pela Conexorama.
Google Analytics
A primeira ferramenta que sugerimos para esse estudo é o Google Analytics.
Google Analytics para ajudar a descobrir quem é a persona
É válido lembrar que para ser possível usar essa fonte é necessária que o Google Analytics esteja conectado ao site do seu negócio.
Caso você ainda não tenha feito isso, confira neste artigo com o passo a passo de como configurar o Google Analytics.
Dando sequência à utilização dessa, destacamos como informações consideradas mais importantes para serem utilizadas na definição das Personas.
Na parte Público-alvo > Visão geral, você terá acesso aos grupos de informações que o Analytics disponibiliza sobre os usuários que acessam seu site, conforme vemos abaixo:
Dados do Google Analytics para ajudar a descobrir sobre personas
Das informações acima podemos tirar diversos insights e hipóteses válidas, como por exemplo as principais cidades dos visitantes, quais dispositivos eles usam para acessar a página, etc.
Além destes, você pode aprofundar em outras informações demográficas, como idade e sexo dos visitantes.
Se seu desejo de aprofundar nas análises do Analytics eu use que dê uma tarefa para entender seus visitantes.
SEMRush
A segunda ferramenta que recomendamos é o SEMRush. Diferente do Google Analytics uma plataforma paga, das melhores do mercado, quando esta sendo uma comunicação de marketing digital.
Análise de personas pelo SemRush
A principal diferença entre o SEMRush e o Google Analytics, é a possibilidade de mapear e obter dados sobre o site da sua empresa e de seus concorrentes.
Um dos relatórios mais interessantes do SEMRush para o estudo de Definição de Persona é uma análise de concorrentes (Domínio x Domínio).
Com esse estudo é possível ver o público que acessa o seu site e o site de concorrentes. Permitindo observar quais concorrentes atraem a maior do seu público.
Além disso, tendo conhecimento do conteúdo que o seu público consome você poderá ter melhores insights para novos conteúdos e compreender quais temas possuem maior potencial.
Caso deseje aprofundar ainda mais no estudo, você pode realizar uma pesquisa sobre as palavras-chave que possuem potencial no seu negócio e distribuir as melhores palavras-chave entre as Personas que foram desenvolvidas.
Com isso você saberá quais são as palavras que devem ser utilizadas conforme a Persona no momento de produzir um conteúdo.
Mas se você ainda não pretende investir em uma ferramenta mais robusta para análise dos dados, fique tranquilo. o dados de dados do Google Analytics e quais são os dados de referência do Google Analytics são possíveis.
Agora que você já conhece um pouco das duas principais plataformas para o Estudo de Definição de Persona, chegou a hora de pôr a mão na massa e dar início às suas pesquisas.
[Extra] Onde sua Persona está?
Outro ponto muito importante para guiar suas estratégias de Marketing Digital é entender onde seu público está.
Utilize as ferramentas de Automação de Marketing para entender os canais de sua Persona busca informação e interagir com sua empresa.
Isso permitirá que você rastreie sua e direcione seus funcionários para os meios de operação em que suas estratégias sejam traçadas. Afinal, qual o sentido de investir tempo e energia para criar Stories para Instagram, se sua Persona não está neste canal?
Passo 4 – O desenho das Personas
Com todos os dados coletados e controlados, é hora de criar um que seja de fácil acesso para você e sua equipe poderem usar sempre que for pensar em estratégias para o seu negócio.
Por aqui, podemos usar uma planilha, mas você pode usar uma ferramenta que preferir.
Consideramos ideal trabalhar com até 4 Personas mapeadas, mas isso vai depender do seu negócio. É importante que isso seja importante como demais Personas que podem existir e consumir como soluções de sua empresa, mas que você será um foco para suas estratégias não exclusivas de marketing digital.
Já quem ouviu ditado que diz que não tem objetivos, não chega a lugar nenhum? Pois é, quem tem objetivos demais também não. Ter muitas vezes pode acabar atrapalhando suas estratégias e conteúdos, uma vez que você pode ficar sem saber qual pessoa como prioridade.
A partir disso, comece a registrar os dados dentro da sua planilha, informe os dados como sua nome, faixa de idade, o que busca são suas maiores dificuldades, etc.
Inclua também as informações sobre como a Persona se relaciona com o seu produto ou serviço.
YouTube pode limitar vídeos em 4K para assinantes do plano Premium
Veja algumas dicas que preparam de forma eficiente para elaborar uma pesquisa:
- Avalie todas as informações disponíveis
Você pode obter muitas informações sobre o seu cliente apenas analisando todas as informações que você tem neste momento: relatórios de acessos nas do site, origem do tráfego, páginas do consumidor, produtos mais vendidos, ticket médio, publicações que mais geraram engajamento, entre várias outras.
Com a base de informações da sua pessoa para fazer o cliente, a sua empresa pode extrair várias que podem ser usadas na composição da sua pessoa. Com o cruzamento de informações com o restante da pesquisa será mais fácil chegar a uma boa pessoa.
- Crie um completo
A principal forma utilizada para uma pesquisa de persona é a coleta de dados de seu cliente. Para colocar essa prática, será necessário criar uma estratégia com as principais informações que devem ser coletadas e entrar em contato com seu público.
Veja algumas perguntas que você pode explorar na pesquisa de persona:
Qual a sua idade?
Qual o seu nível de escolaridade?
Qual a sua profissão e escolaridade?
Qual a sua renda média mensal?
Qual o seu estado civil?
Tem filhos?
Onde você mora?
Quais são seus maiores desafios?
Quais são seus maiores medos?
O que te frustra?
Qual o seu maior sonho?
Qual a visão que a persona tem de si mesma no futuro?
são as suas principais fontes de informação?
Quais as suas redes sociais favoritas?
assuntos mais despertam a sua atenção?
Que estilo de conteúdo mais gosta de consumir (artigos, vídeos, podcasts, etc)
Quem é sua maior referência?
Com que frequência compra online?
O que mais atrai na hora de uma compra?
Quais são os seus hobbies?
Os benefícios dos nossos produtos e serviços suportam você?
Como você sabia da nossa empresa?
Com que frequência você utiliza os nossos produtos ou serviços?
Além dessas perguntas, é importante direcionar as questões para o produto ou serviço da sua empresa. Uma empresa que trabalha com finanças pessoais precisa elaborar várias perguntas sobre os hábitos financeiros do cliente, por exemplo.
- Padrões Identificados para 3
Com base nas suas ações públicas sobre comportamento do público e nos dados que você pode fazer o seu segmento pode começar a fazer. Enquanto algumas organizações possuem apenas uma pessoa, outras podem ter diversos perfis de clientes com interesse nas soluções.
- Não perca tempo com perguntas
Ao fazer uma pessoa de pesquisa é importante o consumo de você – que não perca o tempo com a sua preferência.
- Reúna a sua equipe para contestar os resultados
Toda a equipe pode contribuir no processo de pesquisa de persona. Reúnas todos os dados importantes e iniciar um debate para manter todos os detalhes e criar pessoas realmente eficientes.
- Fique sempre atento às mudanças
Depois de finalizada a pesquisa de pessoa não deixe de seguir os parâmetros de comportamento do consumidor. Dessa forma, consegue manter as pessoas sempre atualizadas.
Como suas pessoas estão encaixadas na estratégia de Inbound Marketing?
A criação das personas é apenas a primeira etapa para colocar na prática várias ações no mundo digital, certo? Para alcançar os melhores resultados é importante encaixar como personas na sua estratégia de Inbound Marketing.
Todas essas ações na internet estão organizadas de vendas e fidelização de consumidores.
A sua empresa já possui uma boa estratégia de Inbound Marketing? Preencha o briefing de Inbound Marketing Cara do Marketing e descubra como posso ajudar-lo!
Está pronto para conquistar o seu sucesso?
Ao longo deste artigo vimos a importância das personas para gerar resultados efetivos com suas ações no mundo digital, certo? Com as dicas para pesquisa de persona que acabamos de estudar você tem todas as condições de criar representações fictícias do seu cliente ideal.
- Crie sua persona:
Ter um alvo a segmento mas criar uma persona te público ainda mais! O alvo é mais genérico e abrangente, já a sua persona seria a representação daquela cliente ideal, ou seja, o sonho de público que você deseja ter em seu negócio.
Mas como criar uma persona?
Para criar uma pessoa você estabeleceu um perfil fictício. Para te ajudar na criação desse perfil você pode usar as características que você enxerga no seu cliente ideal e também os dados que podemos falar acima.
Dê um nome, descreva os interesses, sua idade, hobby, local de moradia, profissão e voilá, aí está a sua persona. Caso você cheque os dados disponibilizados pela própria rede social não te ajudem na criação dessa pessoa a você também pode optar por entrevistar alguns de seus clientes, como informações e aí estabelecer uma personalidade sua, fica à sua configuração!
Mão masculina segurando câmera profissional
- Qualidade das imagens:
Pecar em qualidade das imagens numa rede social cujo apelo é totalmente visual complicado, mas eu tenho certeza de que esse erro você não cometerá, né!
Faça um trabalho bonito, pense nos seus clientes potenciais e no que eles estão vendendo ali, pois tem coisas que convertem e tem coisas que só te atrapalham. Lembre-se de que o Instagram é como sua vitrine virtual, e que umas das coisas que mais convencem uma pessoa entrar em um estabelecimento determinado é uma vitrine, final de contas, a primeira impressão é a que fica, e você PRECISA passar uma boa impressão!
O que eu preciso saber sobre as minhas personas?
Diante disso, vamos apresentar perguntas simples que você precisa responder sobre algumas pessoas.
Dê um nome
Qual é o sexo?
Qual é a profissão?
Faixa etária?
Faixa de salário?
Onde vive?
Qual é o nível de educação?
Como é a família?
são quais são seus medos e valores?
Quais os objetivos primários e secundários dessa persona?
Qual é a sua habilitação?
Mais especificidades pessoais
Quais são os hobbies?
Quais tipos de conteúdo consome?
Onde procura os conteúdos que consome?
Quais aparelhos eletronicos utilizam?
Em quais redes sociais está presente
Como pode ajudar a resolver esses problemas?
Exemplo de Persona
Vamos apresentar exemplos dessas pessoas respondendo às mesmas perguntas!
Dê um nome: Gabriela.
Qual é o sexo? Feminino.
Qual é a profissão? Fotografa publicitária.
Faixa etária? 30 anos.
Faixa de salário? R$ 3.500,00.
Onde vive? São Paulo.
Qual é o nível de educação? Nível Superior.
Como é a família? Casada e tem um filho.
são quais são seus medos e valores? Gabriela tem medo de não ser uma boa mãe por passar muito tempo antes. Aliás, valoriza o seu trabalho e está sempre em busca de inovação tanto com equipamentos quanto com ideias.
Quais os objetivos primários e secundários dessa persona? Seu objetivo primário é fazer cursos para aprimorar e inovar no seu trabalho. Por outro lado, seu objetivo secundário é passar mais tempo com seu filho.
Qual é a sua habilitação? Não tem muito tempo para se dedicar a família, por causa do seu trabalho e dos seus estudos.
Quais são os hobbies? Toca piano nas horas vagas e está sempre buscando novos assuntos de fotografia digital.
Quais tipos de conteúdo consome? Gosta de músicas clássicas no Youtube e, inclusive, gosta de ler sobre fotografia nos tempos atuais.
Onde procura os conteúdos que consome? Youtube, blogs e sites.
Quais aparelhos eletronicos utilizam? A princípio, celular e computador.
Em quais redes sociais está presente? Sobretudo Facebook, Instagram e Youtube.
Como pode ajudar a resolver esses problemas? Em vista disso pode oferecer a distância sobre fotografia e conteúdos em cursos como E-book e textos sobre Fotografia Digital.
persona do comprador
Como posso obter as informações da persona?
Em síntese, para obter as informações dessa pessoa você precisa saber qual o tipo de linguagem que ela utiliza. Pois isso é importante para se estabelecer uma melhor comunicação.
Por isso, visite Fóruns e Grupos do Facebook, leia os comentários e os responda.
Além disso, analise o perfil das pessoas que mais interagem com a sua página e seja recíproco.
Inclusive, acesse os sites com produtos que o seu público consome e veja as resenhas do que eles têm nos comentários.
Outros meios para obter informações de personas
Pesquisas de mercado:
Nas pesquisas de mercado você pode oferecer algo em troca para que as pessoas respondam perguntas extensas. Uma vez que isso gera um gatilho mental de reciprocidade no público.
Aliás, pode ser um e-book, esse material, cupons e mais.
E-mail:
Acima de tudo, se você já possui uma lista de contato, ou clientes fixos, já pode mandar e-mails com perguntas simples.
Aparecer:
Sobretudo, esse tipo de estratégia pode surgir no seu site com perguntas simples como: “Gostou desse artigo? ou “O que trouxe aqui?” e mais.
Dica Extra Quando para perguntas ou perguntas não tem proteção a perguntas altas ou altas, pois perguntas de respostas mais do que perguntas mais abrangentes.
Entretanto, as perguntas dissertativas vão te oferecer mais informações.
Mão feminina segurando Smartphone, aparentemente digitando
- Interaja:
De nada adianta bom conteúdo, imagem bonita, pessoa criada se você deixa seus clientes potenciais falando sozinhos, então você precisa interagir! A interação é um dos pontos altos de um negócio online, pois ela sua empresa de clientes potenciais, e lembre-se que é exatamente isso que quer, proximidade com os clientes potenciais. Ao estabelecer uma relação próxima com os clientes potenciais a fidelização é quase certa, então invista sempre na interação, ela é uma arma poderosa para ter sucesso no Instagram!
E antes que eu me esqueça, lembre-se de que as redes sociais são um percurso, é muito importante que você faça sim sucesso no Instagram, mas não deixe de ter um canal só seu, tenha um site e invista nele, pois aquele que o destino final do seu cliente potencial. Inclusive, certamente pode ser um post sobre isso e você pode conferir aqui!
Além disso, você pode organizar o seu perfil no Instagram, por exemplo, dividindo os dias por temas específicos.
Tipo, se você tem uma academia, segunda pode falar sobre alimentação saudável; terça sobre exercícios aeróbicos; quarta sobre perda de gordura e assim por diante.
A era digital transformou a maneira na qual vendemos. Grande parte das empresas já entendeu o potencial que simples posts nas redes sociais podem proporcionar para o seu tipo de negócio. Hoje em dia, os perfis comerciais estão cada vez mais presentes nesse universo. Mas será que é tão simples assim? Você sabe como explorar esse recurso da melhor maneira?
Cerca de 3,2 bilhões de pessoas estão presentes de alguma maneira nas redes sociais. Isso representa aproximadamente 40% da população mundial. Por mais que migrar o seu negócio para a internet seja importante nos tempos atuais, não basta apenas criar um perfil e vender.
Assim como funciona no marketing tradicional, no digital também é necessário ter um bom planejamento. O sucesso é o resumo de conteúdos consistentes, que provoquem uma identificação do seu público-alvo com a sua marca. Para isso, é preciso ter o cuidado de garantir a frequência e a qualidade do que é compartilhado.
Saber explorar as redes sociais da melhor maneira poderá te ajudar a aumentar o seu número de leads e vendas, além de poder criar uma identidade com os seus consumidores. Diante disso, vamos mostrar algumas dicas que você precisa levar em consideração ao elaborar o seu plano de conteúdo.
O que é um cronograma de postagens Instagram?
Essa é uma ferramenta que auxilia na gestão e na organização do cronograma de postagens das redes sociais, principalmente no Instagram. O intuito desse modelo de calendário de postagens para Instagram é:
- Auxiliar no planejamento com antecedência para que seja possível gerar conteúdos mais relevantes e estratégicos com janela de espaço para criação;
- Organizar todo o planejamento de postagens para Instagram, servindo como calendário de publicações para demais redes sociais;
- Organização das publicações, ideais de posts, horários e aprovações das postagens;
- Agilidade e efetividade no processo de planejamento de postagens no Instagram;
Quais os melhores horários para postar no Instagram?
Os melhores horários para postar no Instagram são das 11h às 14h da terça-feira e às 11h de segunda a sexta-feira, de modo geral. O melhor dia é terça e o pior, domingo. Todavia, existem particularidades, por isso, observar o comportamento da sua audiência é fundamental para encontrar os melhores horários para postar foto no Instagram da sua marca.
Com um calendário de postagens em mãos, você consegue fazer um planejamento de postagens no Instagram para se organizar e ter conteúdo relevante para postar nesses horários. Para começar, você pode considerar a tabela abaixo:
Segunda-feira | 11h e 12h |
Terça-feira | Das 11h às 14h |
Quarta-feira | 11h e 12h |
Quinta-feira | 11h |
Sexta-feira | 11h e 12h |
Sábado | Das 10h às 12h |
Domingo | Entre 9h e 15h |
Definir dias e horários de postagens
Antes de começar a fazer o cronograma com o planejamento, é importante definir quais serão os dias e horários de publicação. Para isso, vale consultar em qual período o seu público-alvo está ativo no Instagram, o que pode gerar mais engajamento nas postagens do feed. A dica também vale para conseguir maior interação em conteúdo para Stories, como enquetes e caixas de perguntas, por exemplo.
Para acessar as informações sobre o horário ativo dos seguidores do seu perfil, é necessário utilizar uma conta de criador de conteúdo ou comercial. Então, basta clicar em “Informações”, no seu perfil do Instagram, para ver quantas contas foram alcançadas com seu conteúdo, quantidade de interações e se o número de seguidores aumentou ou diminui após as postagens. Ao clicar em seguidores, é possível ver o público-alvo e o período mais ativo dele. Ao programar as postagens para os horários de maior atividade dos seguidores, o algoritmo do Instagram pode entregar o conteúdo para mais pessoas. Após isso, basta escolher a frequência com que o conteúdo será publicado, se três vezes na semana, todos os dias, duas vezes ao dia, etc.
Os canais em que o conteúdo vai sair
Como você sabe, cada rede social tem sua particularidade. Mais que isso, em uma mesma rede há canais diferentes, como acontece com o Feed, Instagram Stories, IGTV e Reels no Instagram.
Agora compare todos eles com o Pinterest, o LinkedIn e seus posts com textos mais longos e formatos diferentes de imagens… o Facebook então!
Seu cronograma de postagens precisa ser pensado a partir desses canais, e eles são o ponto de partida para organizá-lo.
Planejamento é isso! E o primeiro passo é começar pensando se cada um vai ter posts exclusivos ou se você vai publicar as mesmas coisas, apenas adaptando os formatos.
Como criar uma persona?
O próximo passo é detalhador do cliente a partir das respostas o perfil. Com isso, você poderá unificar as informações e elaborar o personagem em um documento a ser disponibilizado para todos na empresa que possa se beneficiar do estudo que você.
Algumas características que utilizamos para definir como personas aqui na Resultados Digitais:
Idade;
Carga;
Hábitos;
Frustrações;
Desafios;
Crenças;
Hobbies;
Estilo de vida;
Hábitos de compra;
Quais são as medidas;
Quem os influencia;
Quais tecnologias usa;
Onde busca informação;
Critérios de decisão na hora da compra;
Momento da jornada de compra em que se encontra.
Criamos para nomes as personas porque isso facilita os debates internos, colocando a persona como alvo. Por exemplo: “mas você acredita que a Joana se interessaria por isso?”
Outra possibilidade, um pouco além de nenhum processo, é usar algum modelo gráfico para representar uma pessoa.
Lembre-se de considerar que a persona pode ser um visitante que acabou de chegar, que não conhece nem está procurando também sua empresa, mas sim a solução para o problema. É bastante comum isso acontecer em sites de empresas que fazem Inbound Marketing.
Então, reflita: como pode ser a abordagem e a exposição do conteúdo relacionado ao seu mercado para esta pessoa?
Fantástico Gerador de Personas
Exemplos de personas na prática
Para facilitar a sua visualização da criação de uma persona, vamos apresentar exemplos na prática. Vamos pensar nas pessoas de diferentes instituições de ensino. Como começar? Pelo nome!
O objetivo é que você se inspira nestes exemplos de pessoas, o que torna uma estrutura e outras coisas que fazem sentido para o seu negócio!
Exemplo 1: Ricardo, persona de uma escola de música
exemplos de personas
Iremos chamar essa persona de Ricardo. O Ricardo é um jovem de 25 anos que quer aprender a tocar violão como hobby. Ele tem interesse pela música, assim como novas bandas e estilos musicais do momento. O principal busca uma escola de música pelo motivo de um dia de esforço e esforço. Essa persona é fascinada por metodologias ágeis de aprendizagem.
Principais informações sobre a persona
Ricardo tem 25 anos, mora em Florianópolis (SC) e trabalha na área de marketing de uma empresa de tecnologia;
Seu principal objetivo é aprender a tocar violão para reduzir seu estresse fazendo algo que realmente gosta;
Ele já aprenderam mas não conseguiram resultados, tem dificuldade de aprender com metodologias quer aprender rápido, pois se aprenderem sozinhos não alcançaram no curto prazo e estressados;
Como é jovem e tem pouco tempo na sua empresa, possui um orçamento para investir na escola, preferindo pagar um plano mensal, pois é inseguro com relação ao método de aprendizagem limitado;
Seu instrumento é o violão, mas também tem interesse em guitarra. Seu gênero preferido é blues, gostando também de rock clássico e jazz.
Estratégias de Marketing Digital para atrair uma persona
Alguns posts sobre novas bandas e variações de estilo musical devem ser esta persona para o seu blog;
eBooks e vídeos explicando metodologia de aprendizagem que a escola implementa pode ser excelentes conteúdos ricos com foco em geração de leads;
Aulas gratuitas disponibilizadas por meio de Landing Pages sem dúvida auxiliar em um momento de compra mais avançada, onde uma pessoa poderá testar na prática o modelo da escola e decidir se é o que está pesquisado;
Estratégias comerciais, como cupons de descontos exclusivos, principalmente nas primeiras, auxiliarão a persona na tomada de decisão, pois reduzirão o risco de escolha mensal.
Exemplo 2: Gustavo, persona de uma faculdade particular
exemplos de personas
Iremos chamar essa persona de Gustavo. O Gustavo está cursando o terceiro ano do ensino médio, preparando-se para o vestibular. Ele ainda tem dúvidas sobre o curso ideal para a carreira que seguir e, dentro de suas variáveis, qual a melhor opção para ele, analisando a concorrência local, regional ou nacional.
Principais informações sobre a persona
Gustavo mora em Belo Horizonte (MG), tem 17 anos e atualmente cursa o terceiro ano do ensino médio;
Seu objetivo principal é validar a carreira que deseja seguir e escolher o curso de formação que mais se adapta à sua realidade;
Ele está procurando uma Instituição de Ensino Superior (faculdade ou universidade);
Está com dificuldades em validar sua orientação vocacional;
Também possui dificuldades no entendimento de qual currículo, conteúdo programático e método de ensino se adequa ao seu perfil de interesse;
Ele possui condição de investir até R$ 1.000 por mês no curso de construção e são seus pais que assumem o investimento;
Seus cursos de interesse no momento são de administração e economia — seus pais possuem uma empresa familiar, convivendo com métodos de gestão no dia a dia, e por isso ele acredita ter perfil para esses cursos.
Estratégias de Marketing Digital para atrair uma persona
A frequência a ser utilizada
A gente vive falando aqui no blog sobre como uma frequência maior leva a um alcance maior. No entanto, não é todo mundo que pode postar duas ou três vezes ao dia.
E se você não tem essa disponibilidade, precisa jogar com as cartas que tem, descobrindo os melhores dias e horário de cada rede e canal — o que só é possível fazendo testes.
Como fazer posts patrocinados no Instagram
Planilha
Por mais que apenas criar a planilha não seja a solução para o seu negócio, ela é importante no que se refere organização. Montar um esqueleto das suas tarefas nela vai ajudar você a conseguir seguir o plano de conteúdo. Se desejar, divida ela em partes, separando a sua agenda de obrigações (como dias e horários das publicações) e lista de ideias de posts.
Registro
São as primeiras colunas, onde você irá atualizar APÓS fazer a publicação no Instagram, com as informações de: Data, Dia da semana, Hora e Registro das interações.
Separar conteúdos por temas
Saber quais assuntos interessam o público-alvo é outra etapa importante para definir um cronograma de planejamento para as postagens. Se o conteúdo é para uma empresa de roupas, por exemplo, observe os dados de pessoas alcançadas e engajamento em postagens sobre roupas de verão, peças femininas, masculinas, dicas para montar combinações e outros assuntos que envolvem o nicho do perfil do Instagram, por exemplo. Para ver esses dados, basta acessar a área “Informações” em sua conta na rede social.
Também vale olhar o que os perfis semelhantes estão publicando, para ver algumas inspirações. Após isso, é importante programar postagens que falem de temas diferentes, como dicas, novidades de produtos da loja e inspirações, com intervalos para não repetir a abordagem o tempo todo e alcançar pessoas com interesses em assuntos diferentes.
Planeje os recursos que serão utilizados
Gerar conteúdo dá trabalho e precisa ser feito antecipadamente. Um dos motivos disso são os recursos que você precisa para publicar: pesquisas, enquetes, imagens e vídeos são alguns exemplos.
Também sempre tem aquele post comunicando o lançamento de um produto ou material, em que você precisa, claro, desse produto e material prontos na data.
Personalize o conteúdo considerando a plataforma
Uma vez definidos os conteúdos permanentes e aqueles relacionados a eventos, separadas as postagens por temas e planejados os recursos, chegou a hora de personalizar cada um considerando a plataforma em que vais ser postado.
Como dissemos, cada uma delas é mais propensa a um tipo diferente de publicação e interação com o público. As possibilidades criadas pelo Twitter são diferentes das do Face, por exemplo, e esse cuidado precisa ser considerado.
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Maneiras de conhecer melhor seu clienteEstava sentando no meu sofá, e resolvi deixar esta dica incrível sobre como saber a persona pelo Insta. Eu já tive boas experiências em melhor automação instagram. Mas, confesso que já enfrentei algumas vezes o fato de automatização para instagram. Se eu consegui, posso compartilhar com você que está começando como melhor que photoshop.
- Crie uma persona.
Personas são arquétipos ficcionalizados que representam seu cliente. Eles ajudam todos na sua organização a identificar quem é essa pessoa, em vez de confiar em dados coletivos que desumanizam o cliente.
Um esboço da persona do cliente geralmente consiste em uma página de uma imagem e marcadores de alto nível sobre o seu cliente. Às vezes, incluem cotações e informações adicionais sobre as metas do seu cliente. Algumas equipes de vendas confiam em “personas do comprador” para entender suas perspectivas. Eu prefiro identificá-los como personas de clientes, porque examinar não apenas o que os faz comprar, mas o que os faz ficar é a experiência do cliente!
Personas podem ser construídas usando uma variedade de métodos. O importante é começar em algum lugar. Um método comum é identificar um cliente “típico”:
Revise as últimas 100 interações ou os últimos 1-2 anos. (Ou qualquer que seja o prazo que se adeque ao seu setor.) Quais padrões você vê nos seus clientes? Eles têm dados demográficos, históricos e papéis profissionais semelhantes?
Analise pesquisas de clientes. Quais dados e informações qualitativas os clientes compartilharam?
Converse com sua equipe. O que seus funcionários voltados para o cliente podem dizer sobre seus clientes? Pergunte ao seu pessoal de vendas, agentes de serviço, gerentes de conta, caixas e outros que lidam diretamente com os clientes que eles pensam que são. O que eles acham que os clientes têm em comum?
Depois de ter uma idéia dos dados demográficos, informações e características comuns de um cliente típico, comece a criar uma imagem mais completa:
Postgrain
O Postgrain permite o gerenciamento de diversas contas no Instagram. Com ele, é possível agendar postagens, responder direciona e interagir com seguidores.
Também em português, é possível fazer um teste grátis por 7 dias. Depois disso, o preço começa em R$ 29,90 por mês.
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- Etus
A Etus permite o gerenciamento do Instagram e de outras redes sociais em um mesmo lugar. Além das funcionalidades comuns às outras ferramentas, permite o impulso de publicações e a inserção do logotipo da empresa nas imagens postadas.
O período gratuito de testes também é de 7 dias e as mensalidades começam em R$ 7,80 (sem plano anual). Essa ferramenta também é totalmente em português.
- Iconoquadrado
O forte do Iconosquare são os dados. Além do agendamento de publicações, apresenta relatórios completos aos usuários. Permite também o gerenciamento de diversas contas de Instagram e Facebook.
É uma ferramenta em inglês e tem um período de teste grátis de 14 dias. Depois disso, as mensalidades custam a partir de US$ 29.
- Hootsuite
A Hootsuite permite criar, agendar e planejar em diferentes redes sociais, incluindo o Instagram. Além disso, é possível acompanhar as mensagens recebidas por esses canais.
É em português e tem um plano totalmente grátis, que permite três perfis de rede social, 30 mensagens agendadas por mês e um usuário. As opções mais completas começam a partir de US$ 19 por mês.
- Bume
O Bume permite o agendamento de postagens e indica o melhor horário de publicação para seu público. Outra funcionalidade interessante que a ferramenta oferece um link na bio do Instagram único, por meio do qual você pode adicionar seus conteúdos mais importantes. Por fim, é um programa de mensagens prontas para o atendimento ao cliente para quem enviar mensagem.
O período de teste gratuito é de 5 dias e os planos começam a partir de R$ 0,85 calculado (para o plano anual). A ferramenta é em português.
- Cresça Socialmente
O grande Grow Social é um destaque do interação com usuários do Instagram, por meio de comentários. Além disso, é possível usar a plataforma para agendar postagens e enviar mensagens.
A ferramenta é em português, o teste grátis dura apenas 3 dias e, no plano anual, as mensalidades saem por R$ 59,42.
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador
- Sprout Social
O Sprout Social tem uma funcionalidade bem interessante de escuta social — ou escuta social —, em que as conversas dos usuários que falam sobre a marca ou o nicho de mercado são destacadas para o usuário, funcionando como uma fonte de inspiração para a estratégia.
Além disso, permite o agendamento de publicações, a interação com usuários e o acompanhamento de relatórios.
Com uma plataforma em português, o teste grátis é de 30 dias e as mensalidades começam em US$ 99.
- Socialbakers
Com essa plataforma em inglês, a Socialbakers oferece uma opção bem completa para empresas maiores e, portanto, com mais capital para investir frente. Com ela, é possível:
Agendador de publicações;
Gerenciar campanhas com influenciadores digitais;
Organizar a gestão da comunidade (ou gerenciamento de comunidade online);
Acompanhar relatórios sobre o comportamento do público.
Seu plano básico começa em US$ 200 por mês para 10 usuários e possui um período gratuito de testes de 14 dias.
- Tampão
O Buffer é um gerenciador de Instagram em inglês que permite agendar e analisar os dados de publicações nas redes sociais. Seu plano mais básico permite a inclusão de 8 perfis na conta.
O período de teste gratuito é de 14 dias e, depois disso, o custo de US$ 15 começa a partir de 15 dias.
- Instafácil
O destaque do Instaeasy vai para a automação no momento de seguir e ativar os usuários. Também possui um painel que informa como seguir e deixar de seguir para dados no dia, de modo que você consegue evitar punições como o shadowban do Instagram.
Além disso, a plataforma em português também permite o agendamento de posts e o acompanhamento de relatórios. Seu período grátis de testes é de 5 dias e o único plano oferecido por mês R$ 127.
Sócios do São Paulo aprovam mudança no estatuto
Considere o REST da vida de seu cliente. As interações com os clientes são uma parte de sua vida – o que você sabe sobre o resto de suas vidas? Quais produtos e serviços eles também usam e gostam? Eles têm desafios para acessar seus produtos, como velocidades lentas da Internet ou fluxo de caixa?
As personas geralmente incluem seções diferentes como: informações profissionais, informações demográficas, objetivos do cliente para seus produtos, frustrações, desafios etc. Eu gosto de maneiras simples de adicionar humanidade à persona, como usar as declarações “I” para descrever seus objetivos. Citações que expressam traços de personalidade também podem ajudar.
Não há problema em basear uma persona em um cliente real. Mas verifique se o indivíduo realmente representa o cliente típico ou ideal que você deseja representar.
Exemplo: o uso de uma instrução IFonte: Curso de mapeamento de jornada de experiência do cliente do Linkedin Learning e Jeannie Walters
Como as caixas de perguntas são uma ótima estratégia para se utilizar nas histórias, porque elas incentivam a interação do seu público com o seu perfil.
Eu sei que você pode ter medo de usar essas perguntas, já que surge velha: “E se ninguém mandar perguntas, o que fazer?”
E nós temos uma resposta: mande você mesma como primeiras perguntas.
Isso mesmo. É comum, no início, que você abra a caixinha de perguntas e ninguém responde.
Afinal, é como uma conversa com estranhos. É natural que os primeiros sejam tímidas.
E é sua responsabilidade mudar isso, e criar laços com sua audiência.
Por isso que, neste início, você pode fazer essa interação “pegar no tranco”.
Se comprometer a abrir caixinhas de perguntas num frequen te, pelo menos toda, e comece você mesmo ritmo suas próprias perguntas.
E dê a melhor resposta possível, não seja preguiçoso! Quanto maior a qualidade da sua pergunta, mais rápido você começará a responder às perguntas do público, pois eles são realmente rápidos e rápidos.
DICA EXTRA: selecione como melhores perguntas e respostas para num Stories Destaque do seu perfil.
2) Bastidores da sua marca/empresa
O Que Postar Nos Stories
Como falado acima, se você quer vender pelo Instagram, as pessoas precisam confiar em você.
A Internet está repleta de golpistas, ou mesmo de empresas sem qualidade, que vendem e não entregam o que foi combinado.
Por isso que as pessoas ficam com pé atrás de muitas compras online.
Para essa noção séria em relação ao seu negócio, você precisa mostrar para as pessoas que tem um negócio sério e que você sério é uma pessoa mudar.
Para isso, uma ótima maneira é mostrar um pouco do dia a dia do seu negócio.
Não precisa ser tudo, mas o suficiente para as pessoas verem que você EXISTE e que, se comprarem, elas vão receber.
Se você tem uma roupa, mostre as peças sendo marcadas de peças, ou as peças vendidas sendo preparadas para entrega.
Para um restaurante, mostre um pouco da cozinha, dos produtos sendo preparados, e o resultado final
Se presta serviços, como um dentista, a maioria está sendo preparada para receber um cliente, explique os procedimentos que vão fazer naquele dia.
Isso vai fazer com que as pessoas sintam mais próximo de você, e com você de comprar ou contratar seus serviços.
3) Depoimentos
O Que Postar Nos Stories
Falando em gerar confiança, não existe nada melhor do que mostrar depoimentos de pessoas que já compraram de você.
É opinião de outros compradores, que, na opinião de quem está vendendo.
Afinal, quem está vendendo seu próprio produto ou serviço pode ser imparcial, ou exagerar um pouquinho, não é mesmo?
Agora, a opinião de terceiros, costuma ser sempre sincera, às vezes até demais, e por isso são levadas em conta.
Estimule seus clientes a darem um depoimento para você após a venda.
Ele pode ser por escrito, mas o ideal mesmo é que seja por vídeo.
Não tenha vergonha de pedir. Se você fez um bom trabalho, as pessoas vão se sentir na obrigação de te dar.
E mesmo que seu cliente não possa ter 100% satisfeito, pelo menos ele dar um feedback do que pode ser melhorado.
Assim, se você for frequente nessa estratégia de depoimentos, terá sempre alguns para postar nos Stories.
E assim, como as caixinhas de perguntas, os melhores depoimentos também podem ficar guardados nos destaques.
4) Enquetes
As enquetes têm uma grande vantagem: elas são simples e rápidas para as pessoas participarem.
Isso tende a gerar pessoas mais atraentes, a fazer que a caixa de exemplos por eles seja grande, pois são divulgadas e divulgadas como
É importante que você utilize como enquetes de forma estratégia.
Por exemplo, ao invés de fazer enquetes aleatórios, como “Você prefere CAFÉ ou CHÁ?”
Utilize como enquetes para conhecer melhor seu público, e até mesmo para entender o que eles comprariam de você.
Por exemplo, uma marca que MESA POSTA que é aluna do Revoluciona Instagram, usa as enquetes quando está comprando os tecidos que vai usar para produzir seus materiais.
Ela pergunta que cores, comprar, que estampas comprar, etc…
Assim, ela já comprou o que sabe que tem tendência maior de ser vendido depois.
5) Grite Antecipação
Um erro muito comum que as marcas cometem no Instagram não geram nas pessoas o desejo pelo que está por vir.
Do mesmo que, no cinema, existem os trailers para criar nas pessoas espera por uma estreia, você pode fazer o mesmo com a sua marca.
Isso vale produto para publicar um novo serviço, um novo, uma nova coleção.
Ao invés de simplesmente dizer que algo novo está disponível, como esse trabalho com semanas de antecedência.
Diga que, vá revelando detalhes, coloque um dado para o lançamento da novidade, crie um grupo de whatsapp para lista de e-mails, ou seja, um grupo de whatsapp para vir para e-mails. Crie uma oferta especial de lançamento com dados para acabar.
Método da soma dos dígitos dos anos
Primeiro, calcule o denominador que servirá na divisão.
Denominador = Soma dos dígitos do tempo de vida útil do bem.
Para obter uma taxa anual de depreciação, ocorre a divisão do número do ano em que a depreciação pelo denominador da denominação ocorre, sendo que existem os métodos da soma dos dígitos crescentes e crescentes.
Exemplo
Considerando a vida útil de cinco anos, soma-se 1 + 2 + 3 + 4 + 5 = 15 e encontra-se o denominador.
Soma dos dígitos crescentes
Ano Divisão = Índice = Taxa Percentual
1º ano = 1/15 = 0,0666 = 6,67%
2º ano = 2/15 = 0,1333 = 13,33%
3º ano = 3/15 = 0,20 = 20,00%
4º ano = 4/15 = 0,2666 = 26,67 %
5º ano = 5/15 = 0,3333 = 33,33 %
Soma dos dígitos decrescentes
Ano Divisão = Índice = Taxa Percentual
1º ano = 5/15 = 0,3333 = 33,33 %
2º ano = 4/15 = 0,2666 = 26,67 %
3º ano = 3/15 = 0,20 = 20,00%
4º ano = 2/15 = 0,1333 = 13,33%
5º ano = 1/15 = 0,0666 = 6,67%
Pelo método da soma dos dígitos crescentes, um computador adquirido por R$ 10,000,00, com estimativa de vida de cinco anos, após 12 meses terá sido depreciado?
Cálculo: R$ 10.000,00 X 6,67% = R$ 667,00 depreciação
Pelo método da soma dos dígitos de crescentes, um veículo adquirido por R$ 60.000,00, após dois anos terá sido depreciado?
Cálculo: 1º ano R$ 60.000,00 x 33,33% = R$ 19.998,00
2º ano R$ 60.000,00 x 26,67% = R$ 16.002,00
Depreciação total em dois anos R$ 36.000,00
Método de capacidade produtiva
Considerada a capacidade produtiva do item, geralmente com base nas unidades de atendimento ou horas trabalhadas, são aplicadas conforme as seguintes fórmulas:
Exemplos
Facebook remove 90% do discurso de ódio automaticamente
Atualmente, 90% do discurso de ódio é removido automaticamente do Facebook sem que nenhum humano o denuncie, contra 23% há alguns anos. Ao longo dos anos, o Facebook construiu novos mecanismos e nova codificação técnica para fazer isso automaticamente. Não tenho certeza se chegaremos a 100% e não tenho certeza de qual é a linha para o que é discurso de ódio para você versus o que é discurso de ódio para mim versus o que é discurso de ódio para a próxima pessoa. Esta questão é um pouco cinzenta e não tenho certeza se queremos que Mark Zuckerberg seja o árbitro disso para nós.
Embora queiramos nos livrar do discurso de ódio, é claro, o problema maior na minha opinião é o algoritmo do Facebook e seu impacto na sociedade.
O Facebook realizou uma auditoria para avaliar como eles estão gerenciando os direitos civis. “Os auditores acreditam que o Facebook deve fazer tudo ao seu alcance para impedir que as ferramentas e algoritmos levem as pessoas para câmaras de eco auto-reforçadas do extremismo”. Este não é apenas um problema, mas provavelmente o problema maior em que nossa sociedade deve se concentrar.
O algoritmo do Facebook se concentra demais na afinidade
O básico do algoritmo do Facebook (que costumava ser chamado de EdgeRank) desde que foi criado tem três critérios principais. Uma era a afinidade, ou seja, quanto mais você gosta de algo, mais você vê isso. Embora tenha ficado mais complicado ao longo dos anos, a afinidade ainda é o centro disso. Tudo o que você vê, o que você gosta, você vê mais.
Vamos usar um exemplo político para mostrar por que isso é um problema. Conservadores vêem coisas conservadoras, liberais vêem coisas liberais, libertários vêem coisas libertárias e assim por diante. Qual é o resultado? Bem, esta é uma das razões pelas quais nossa lacuna partidária cresceu tanto. 91% dos republicanos entrevistados e pesquisados recentemente aprovam o desempenho do presidente Trump no trabalho, enquanto apenas 2% dos democratas o fazem. Essa é uma diferença de 89% entre 100% das pessoas. É o maior que já existiu.
Em junho, 61% dos republicanos sentiram que o pior do coronavírus estava para trás, mas apenas 23% dos democratas. Existem humanos racionais em todos os lados do espectro político, e eles respondem a informações, respondem a estímulos, mas todos estamos recebendo informações completamente diferentes. Claramente, isso não é apenas um problema do Facebook, certo? Pense na Fox News versus a CNN e o que eles escolhem para mostrar em um determinado dia e como eles falam sobre isso. É diferente.
Mas o Facebook é uma importante fonte de notícias. E acho que uma quantidade razoável de pessoas assume que o que veem no Facebook é semelhante ao que todo mundo está vendo no Facebook. Se assisto à CNN, sei que estou vendo o que você está vendo se estiver na CNN ao mesmo tempo. Se assisto à Fox News, sei que estou vendo o que você está vendo se estiver assistindo à Fox News. Mas no Facebook, todos nós estamos vendo coisas completamente diferentes.
Isso deve ser mais fácil de modular do que discurso de ódio porque você pode ajustar o algoritmo, aprender com isso, ajustá-lo novamente e continuar aprendendo. Mas nada acontecerá até que o Facebook e Mark Zuckerberg decidam fazer acontecer.
Por que Zuckerberg resistiu à mudança
Mark Zuckerberg acredita que mais conversa é melhor para a sociedade do que menos. Esta não é uma nova filosofia nem algo que Mark inventou. Na verdade, é uma filosofia muito antiga conhecida como Marketplace of Ideas. É a base fundamental da liberdade de expressão, certo? No Mercado de Ideias, a liberdade de expressão vence porque as pessoas identificarão as melhores ideias e elas vencerão a longo prazo. Isso é verdade na minha opinião, mas há uma falha novamente no algoritmo porque mais conversa não é melhor para a sociedade se diferentes partes da sociedade estão vendo apenas seções do mercado. Então, se você imaginar isso como um mercado real, alguns de nós estão comprando apenas na seção conservadora, alguns estão apenas comprando na seção libertária, alguns estão apenas comprando na seção liberal e assim por diante.
Então, Mark, sua melhor chance de alcançar seu sonho começa com a correção do algoritmo. O Pinterest já começou nesse caminho. Eles anunciaram uma mudança de algoritmo apenas no mês passado, baseada em mais do que apenas engajamento, mas também “para garantir que esses pins ajudem a manter a saúde do ecossistema geral do Pinterest”.
Mark, se você alterar o algoritmo para vermos mais coisas que não necessariamente se alinham com nossos preconceitos pré-existentes, melhoraremos a saúde não apenas do ecossistema do Facebook, mas do ecossistema mundial e do ecossistema dos Estados Unidos. Esta é uma grande questão. Isso é algo que precisa ser corrigido.
A decisão é sua, Mark. A decisão é sua, Facebook. Estamos ansiosos para ver quais medidas você planeja tomar após a audiência na Câmara de hoje.
Amortização
A amortização é o reconhecimento da perda do valor do item intangível (imaterial), com base no custo ou recursos mais computados, referente à formação do resultado de um período de apuração.
O percentual ou cota de amortização é determinado considerando-se:
O número de anos restantes de existência do direito.
O número de períodos de apuração em que devem ser usufruídos dos benefícios resultantes das registradas no ativo.
Exemplo
A empresa adquiriu software para o desenvolvimento de novas atividades, disponíveis para quatro anos e estimativa de uso. Amortizará esse item à taxa de 25% ao ano, quatro anos, a partir do início de sua utilização.
O lançamento contábil é o seguinte:
D – Despesas de Amortização (conta de resultado)
C – Amortização Acumulada (conta redutora do ativo)
Exaustão
A expectativa é o reconhecimento do esgotamento dos direitos ou bens executados na exploração de recursos naturais, ou florestais.
ou é calculado a prazo de reserva como custo de recursos em cada período de exploração, considerando a ampliação do valor de exploração resultante da sua exploração. O lançamento contábil é o seguinte:
D – Despesas de Exaustão (conta de resultado)
C – Exaustão Acumulada (conta redutora do ativo)
Cota de recursos de recursos minerais
O Artigo 330 do rir dispenso que um exaustão será determinada de acorde com os princípios de depreciação, com base sem custos de aquisição ou prospecão dos recursos minerais explorados.
O montante da cota o volume pode ser determinado ou pode ser determinado no período e sua relação com a relação com a concessão da concessão.
Entretanto, existem jazidas minerais inesgotáveis ou de exaurimento indeterminável, como as de águas.
Cota da direita de recursos florestais
O Artigo 33 dispõe de RIR que tem uma cota de reserva de recursos como base de cálculo do valor das Florestas.
O cálculo do valor da cota é realizado da seguinte forma:
Apuração se inicializada, o percentual do volume dos recursos florestais utilizado, ou a quantidade de árvores de apuração inicial em relação ao volume ou à quantidade de árvores apuradas em relação ao volume da floresta.
O percentual encontrado aplicado sobre o valor contábil da floresta, não ativo e o resultado será considerado como custo dos recursos florestais extraídos.
Para as que forem contratadas por contrato por prazo determinado, para as árvores de valor, projetadas, considerando-se como direitos adquiridos como as quotas do contrato de prazo determinado, por contrato, considerando-se como direitos adquiridos como as quotas do contrato por prazo determinado.
Mesmo que sua persona represente um grupo de clientes, convém pensar nela como uma única pessoa que é representativa desse grupo:
Uma persona quase nunca é suficiente. Que cada sessão seja uma experiência de aprendizado e continue construindo e melhorando conforme necessário.
- Incline-se nos dados que você possui.
Seus clientes podem não compartilhar muito de suas vidas, mas você provavelmente tem acesso a dados sobre seus comportamentos, ações e envolvimento com sua marca.Estava sentando no meu sofá, e resolvi deixar esta dica incrível sobre como saber a persona pelo Insta. Eu já tive boas experiências em melhor automação instagram. Mas, confesso que já enfrentei algumas vezes o fato de automatização para instagram. Se eu consegui, posso compartilhar com você que está começando como melhor que photoshop.
Os dados vêm em resultados formais e em paisagens informais e não estruturados. Use os dois para entender seus clientes.
Os dados formais podem ser revisados nos níveis individual e organizacional. Dados de clientes individuais como …
Histórico de comprasOs Melhores Aplicativos De Como Saber A Persona Pelo Insta
Solicitações de atendimento ao cliente
Dados de uso, como a frequência com que um aplicativo é usado
… Pode ajudar a pintar a imagem de quem é seu cliente e como ele se envolve em sua jornada.
Dados informais, como histórias de clientes, feedback aberto sobre pesquisas e comentários nas mídias sociais, também podem ajudá-lo a permanecer conectado com quem é seu cliente.
- Entreviste seus clientes.
Adoro conversar com os clientes! Entrevistar clientes, ex-clientes e quase clientes é uma ótima maneira de realmente ouvir as pessoas que realmente viajaram pela jornada do cliente.
Entreviste os clientes para perguntar sobre suas necessidades, expectativas, decepções e desejos. Descubra como eles se sentiram com a experiência com sua marca E com outras marcas. Eles compraram a competição? O que você pode aprender com isso?
As entrevistas com os clientes devem ser personalizadas para a marca, indústria e situação exclusivas. Porém, quando as perguntas forem elaboradas, reúna o feedback em um único local para revisar os padrões e os resultados.
Algumas empresas fazem isso em conjunto com a pesquisa “siga-me”, na qual os designers ou pesquisadores da experiência literalmente vão aonde o cliente está e observam como eles usam o produto real em suas vidas reais. Isso também pode ser feito em ambientes virtuais e testes de usuários. Esse tipo de pesquisa é rico em entender o uso do produto e pode esclarecer quem são os clientes.
Muitas organizações simplesmente não têm recursos para fazer isso continuamente. Se você não tem recursos para observar diretamente os clientes, as entrevistas podem ajudar a estabelecer uma ponte entre o cronograma desses tipos de programas de pesquisa aprofundados.
Independentemente do setor ou situação, gosto de terminar as entrevistas com duas perguntas e deixar os clientes falarem:
Se você pudesse acenar com uma varinha mágica e não houvesse limites, o que você gostaria deste produto / serviço / marca?
Existe algo sobre o qual não falamos que você quer ter certeza de que eu ouvi?
Crie anti-personas.
Há uma coisa sobre conhecer nossos clientes. Focamos aqueles que amam nossa marca. Nossos promotores nos amam e nós os amamos de volta!
É fácil e confortável ficar em um lugar feliz, onde acreditamos que todos os nossos clientes são como aqueles que mal podem esperar para ouvir nossas opiniões, nos dar ótimas críticas e contar a todos os amigos sobre a nossa marca.
Mas isso significa que muitas vezes faltam informações valiosas sobre quem são nossos clientes menos que ensolarados. Os detratores, reclamantes e não-diretores também são importantes para entender como nossos clientes. Deveríamos conhecê-los!
Anti-personas são ótimas maneiras de explorar esse cliente. Explore os dados dos clientes que cancelaram. Procure os piores comentários da mídia social e descubra quem são esses clientes.
A personalidade de “No-Patience-Perry” pode ajudar suas equipes a projetar para melhorar essa experiência de maneiras que melhoram a experiência de todos os clientes!Estava sentando no meu sofá, e resolvi deixar esta dica incrível sobre como saber a persona pelo Insta. Eu já tive boas experiências em melhor automação instagram. Mas, confesso que já enfrentei algumas vezes o fato de automatização para instagram. Se eu consegui, posso compartilhar com você que está começando como melhor que photoshop.
Não tenha medo de explorar também os clientes de seus concorrentes. Isso pode ser rico em informações sobre clientes ideais ou até mesmo identificar aqueles que você NÃO deseja.
IMPOSTO DE RENDA
O imposto de renda tem caráter direto e pessoal e leva em consideração a situação específica de cada contribuinte, respeitando os princípios constitucionais tributários da capacidade contributiva prevista no art. 145 § 1º da CF/88 considerando a capacidade econômica do contribuinte.
O imposto de renda se sujeita ao princípio da anterioridade do exercício financeiro, mas não se sujeita à noventena (nonagesimal).
O fato gerador do imposto de renda é a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de renda ou proventos de qualquer natureza, desde que implique acréscimo patrimonial.
Renda: produto do capital do trabalho ou da combinação de ambos;
Proventos: são os acréscimos patrimoniais não compreendidos no conceito de renda, como por exemplo, aposentadoria, pensão, prêmios de loterias, tesouro.
Para melhor entender, renda é todo o produto do capital ou do trabalho, ou, ainda, a combinação de ambos. Proventos são todos os outros acréscimos patrimoniais não compreendidos no conceito de renda.
A alíquota do imposto de renda é progressiva de acordo com o rendimento ou acréscimo patrimonial do contribuinte cujo lançamento será sempre por homologação.
Os sujeitos a esta tributação são as pessoas físicas e jurídicas que tenham registrado acréscimo patrimonial.
Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF
O imposto de renda da pessoa física (IRPF) incide sobre a totalidade dos rendimentos auferidos pelo contribuinte.
Em algumas faixas e espécies de rendimentos temos a isenção e ainda a legislação permite que alguns tipos de despesas podem ser deduzidos no momento do calculo da apuração final.
As isenções muitas vezes são controvertidas e o Poder Judiciário decide se haverá ou não incidência tributária do (IR) em algumas verbas salariais, por exemplo.
aprovado
Fonte:
A base de cálculo para o imposto de renda da pessoa física nada mais é que o rendimento tributável deduzidos os valores autorizados na lei para dedução, conforme acima estudado.
Base de cálculo.
A base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica deve ser determinada segundo a legislação vigente, lembre que a legislação será a da data da ocorrência do fato gerador, com base no lucro presumido, lucro real, ou mesmo do lucro arbitrado.
INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1700, DE 14 DE MARÇO DE 2017
Art. 27. A base de cálculo do IRPJ, determinada segundo a legislação vigente na data da ocorrência do respectivo fato gerador, é o lucro real, lucro presumido ou lucro arbitrado, correspondente ao período de apuração.
Art. 28. A base de cálculo da CSLL, determinada segundo a legislação vigente na data da ocorrência do respectivo fato gerador, é o resultado ajustado, resultado presumido ou resultado arbitrado, correspondente ao período de apuração.
Parágrafo único. As pessoas jurídicas sujeitas ao regime de tributação com base no lucro real, presumido ou arbitrado, conforme o caso, ficarão sujeitas ao mesmo critério para a determinação da base de cálculo da CSLL, mantidos os ajustes e as alíquotas previstos na legislação para cada tributo.
(Legislação)
Alíquota.
A alíquota é o percentual a ser aplicado sobre a base de cálculo, e para o imposto de renda pessoa jurídica não é diferente, entretanto na forma a ser apurado o valor é que temos as particularidades.
Atualmente, o imposto de renda pessoa jurídica é calculado mediante aplicação de alíquota de 15%, acrescido do adicional de 10% sobre o excedente a R$ 20.000,00 (vinte mil reais) multiplicado pelo número de meses do período de apuração.
http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?idAto=81268
INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1700, DE 14 DE MARÇO DE 2017
Art. 29. A alíquota do IRPJ é de 15% (quinze por cento).
§ 1º A parcela do lucro real, presumido ou arbitrado que exceder o valor resultante da multiplicação de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) pelo número de meses do respectivo período de apuração, sujeita-se à incidência de adicional do imposto sobre a renda à alíquota de 10% (dez por cento).
§ 2º O valor do adicional será recolhido integralmente, não sendo permitidas quaisquer deduções.
Art. 30. A alíquota da CSLL é de:
I – 15% (quinze por cento), exceto no período compreendido entre 1º de setembro de 2015 e 31 de dezembro de 2018, no qual vigorará a alíquota de 20% (vinte por cento), nos casos de:
a) pessoas jurídicas de seguros privados e de capitalização;
b) bancos de qualquer espécie e agências de fomento;
c) distribuidoras de valores mobiliários;
d) corretoras de câmbio e de valores mobiliários;
e) sociedades de crédito, financiamento e investimentos;
f) sociedades de crédito imobiliário;
g) administradoras de cartões de crédito;
h) sociedades de arrendamento mercantil; e
i) associações de poupança e empréstimo;
II – 15% (quinze por cento), exceto no período compreendido entre 1º de outubro de 2015 e 31 de dezembro de 2018, no qual vigorará a alíquota de 17% (dezessete por cento), no caso de cooperativas de crédito; e
III – 9% (nove por cento), no caso de:
a) administradoras de mercado de balcão organizado;
b) bolsas de valores e de mercadorias e futuros;
c) entidades de liquidação e compensação;
d) empresas de fomento comercial ou factoring; e
e) demais pessoas jurídicas.
(Legislação)
Da obrigação acessória e principal.
A ECF (Escrituração Contábil Fiscal), é uma obrigação acessória surgida em 2015 em substituição à DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica), devendo ser preenchida e entregue por empresas (Pessoas Jurídicas) estabelecidas no Brasil.
Assim como a ECD, a ECF 2017 resgata dados referentes ao ano-calendário 2016 com o objetivo de demonstrar a apuração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) durante esse período.
Todas as Pessoas Jurídicas (equiparadas, isentas e imunes), que não optem pelo Simples Nacional, são obrigadas a preencher e entregar a ECF 2017. Veja os regimes tributários obrigatórios:
- Lucro Presumido: apurado trimestralmente com alíquotas que incidem sobre as receitas a partir de um percentual para a margem de lucro, o Lucro Presumido tem uma fórmula mais simples. No entanto, como se trata de uma aproximação fiscal e não lucro contábil, se o lucro for menor que o presumido, a empresa pode pagar mais impostos do que se adotasse outro regime.
- Lucro Real: quando os impostos são calculados a partir do Lucro Líquido da empresa, mesmo havendo adições ou exclusões previstas nas leis fiscais.
- Pessoas Jurídicas Inativas: também deve apresentar a ECF/2017.
O pagamento, como obrigação principal, do valor do tributo deve ocorrer até o ultimo dia útil do mês subsequente ao do encerramento do período de apuração.
Imposto de renda – pessoa jurídica.
São contribuintes do imposto de renda pessoa jurídica (IRPJ): as pessoas jurídicas e as empresas individuais. As disposições tributárias do IR aplicam-se a todas as firmas e sociedades, registradas ou não.
Diferentemente da pessoa física o imposto de renda para a pessoa jurídica terá como base de cálculo o lucro como melhor estudaremos a seguir.
As entidades submetidas aos regimes de liquidação extrajudicial e de falência sujeitam-se às normas de incidência do imposto aplicáveis às pessoas jurídicas, em relação às operações praticadas durante o período em que perdurarem os procedimentos para a realização de seu ativo e o pagamento do passivo (Lei 9.430/96, art. 60).
As empresas públicas e as sociedades de economia mista, bem como suas subsidiárias, são contribuintes nas mesmas condições das demais pessoas jurídicas (Constituição Federal, art. 173 § 1º).
Período de apuração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica
O período de apuração é dentro do qual se quantificará o lucro ou o prejuízo da entidade.
Este período é trimestral, considerando-se como tal os encerrados em 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano.
Art. 31. As bases de cálculo do IRPJ e da CSLL serão determinadas em períodos de apuração trimestrais, encerrados em 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano-calendário, de acordo com as regras previstas na legislação de regência e as normas desta Instrução Normativa.
§ 1º Nos casos de incorporação, fusão ou cisão a apuração das bases de cálculo será efetuada na data do evento, observado o disposto no art. 239.
§ 2º Na extinção da pessoa jurídica pelo encerramento da liquidação, a apuração das bases de cálculo será efetuada na data desse evento, observado o disposto no art. 240.
§ 3º Alternativamente ao disposto no caput, o período de apuração será anual para as pessoas jurídicas sujeitas à tributação com base no lucro real que adotarem a opção pelo pagamento por estimativa previsto no Título VI deste Livro.
Do lucro presumido
O lucro presumido é uma forma de tributação simplificada para determinação da base de cálculo do imposto de renda e da CSLL (contribuição sobre o lucro líquido) das pessoas jurídicas que não estiverem obrigadas, no ano-calendário, à apuração do lucro real (BRASIL-RF. 2012) e optarem por esta forma de tributação.
Podemos trazer a lição de Kfouri Jr, que nos ensina que “ Lucro Presumido é aquele obtido pela empresa, tomando por base os percentuais de lucro estabelecidos em lei, de acordo com o ramo de atividade desenvolvida, não gerando reflexo o volume de despesas da empresa, de forma que nessa modalidade de apuração do resultado nunca existirá prejuízo, uma vez que a base de sua formação é o faturamento/receita ” (2012 p.393)
O imposto de renda é devido trimestralmente, podendo ser antecipado e apurado mensalmente e ao final do trimestre feito o seu ajuste.
Ingresso no sistema
A opção pelo regime de tributação com base no lucro presumido será manifestada com o pagamento da primeira ou única quota do imposto devido correspondente ao primeiro período de apuração de cada ano-calendário. Note que somente o pagamento já torna a empresa optante por esta forma de apuração.
A pessoa jurídica que iniciar atividades a partir do segundo trimestre manifestará a opção com o pagamento da primeira ou única quota do imposto devido relativa ao período de apuração do início de atividade (BRASIL-RF. 2012).
A opção pela apuração do imposto de renda com base no lucro presumido é irretratável para o ano-calendário (Lei nº 9.718, de 1998, art. 13, § 1º).
LEGISLAÇÃO
O limite de receita bruta total será de R$ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões de reais), ou a R$ 6.500.000,00 (seis milhões e quinhentos mil reais) multiplicado pelo número de meses de atividade do ano-calendário anterior, quando inferior a 12 (doze) meses, poderá optar pelo regime de tributação com base no lucro presumido (Lei 12.814/2013).
Atenção: Veja as observações importantes trazidas na Lei.
Não poderão optar pelo regime de tributação com base no lucro presumido as pessoas jurídicas que exercerem atividades de compra e venda, loteamento, incorporação e construção de imóveis, enquanto não concluídas as operações imobiliárias para as quais haja registro de custo orçado (IN SRF n° 25, de 1999, art. 2°).
As pessoas jurídicas de que tratam o inciso I e III a V do art. 14 da Lei n° 9.718, de 1998, que optarem pelo REFIS – Programa de Recuperação Fiscal, poderão, durante o período em que submetidas ao REFIS, adotar o regime de tributação com base no lucro presumido, a partir de 2000 (MP n° 2.004-3, de 14 de dezembro de 1999, e reedições posteriores) (BRASIL-RF, 2012).
Saída do sistema
A saída do sistema de tributação pelo lucro presumido será efetuada quando a pessoa jurídica deixar de se enquadrar nas condições para permanecer nele. Veja as condições da obrigatoriedade da opção pelo Lucro Real conforme disposto na Lei.
Documentação obrigatória
A pessoa jurídica que optar pela tributação com base no lucro presumido deverá manter:
- Escrituração contábil nos termos da legislação comercial ou livro Caixa, no qual deverá estar escriturado toda a movimentação financeira, inclusive bancária.
- Livro registro de inventário no qual deverão constar registrados os estoques existentes no término do ano-calendário abrangido pelo regime de tributação simplificada.
- Livro de apuração do lucro real, quando tiver lucros diferidos de períodos de apuração anteriores e saldo de lucro inflacionário a tributar (BRASIL-RF, 2012).
A documentação relativa ao ato negocial que os contribuintes praticarem ou em que intervierem bem como os livros de escrituração obrigatória por legislação fiscal específica e todos os demais papéis e documentos que serviram de base para a escrituração comercial e fiscal, deverão ser conservados em boa ordem e guardados enquanto não decorrido o prazo decadencial do direito da Fazenda Pública constituir os créditos tributários relativos a esses exercícios (BRASIL-RF, 2012).
Do Lucro Real
Tenha uma estratégia de Marketing Digital para Instagram
Uma estratégia robusta para conseguir clientes no Instagram se relaciona diretamente à forma como o seu Marketing Digital foi construído. Como hashtags, por exemplo, são populares entre muitos usuários de mídia social. mas, surpreendentemente, algumas empresas fazem o uso incorreto desse recurso.
Isso porque antes de estruturar escolher a melhor hashtag para sua postagem, você precisa precisar o seu modelo de negócios e compreender as demandas de seu público. Sem ações bem delimitadas de Marketing Digital é impossível garantir o uso adequado de todos os recursos da ferramenta.
Se você acredita que apenas marque sua localização no Instagram será útil para que as pessoas encontrem sua marca, você está enganado. Essa é uma das ações que deve ser realizada: você deve definir sua persona, escolher as hashtags mais apropriadamente para o objetivo que atingir e o apenas iniciar o funil das leads, assim como definir as tags de marca para iniciar seus treinos de reconhecimento da marca , por exemplo.
Logo, uma estratégia de Marketing Digital para Instagram deve combinar ações do marketing tradicional com outras práticas de uso da plataforma, como você pode conferir nos próximos encontros.
- Crie um calendário editorial com alterações relevantes para vender no Instagram
Você também precisa definir o formato e os temas dos conteúdos que eles serão divulgados nesse canal, pois têm o poder de despertar o interesse do público pela sua — com o Marketing de conteúdo é possível demonstrar autoridade e aumentar a percepção de valor sobre produtos ou serviços que a sua empresa oferece junto à sua audiência.
Muitas ferramentas integráveis no Instagram ajudam a automatizar o processo de criação de conteúdo. Com o Hootsuite, por exemplo, é possível definir todo o seu calendário editorial para que você não se torne referência da implementação dessa estratégia.
A automação para Instagram permitirá que você dedique o seu tempo a outros aspectos do negócio, como a logística de distribuição ou a manutenção da presença da sua marca em outros canais, tanto físico quanto digital. Entretanto, essa facilidade não significa que você pode negligenciar a rede social: é apenas uma forma de identificar pontos de melhoria para crescer o seu negócio de forma sustentável.
Você ainda manterá contato com o mercado de serviços complementares ou compartilhará com o respondedor dúvidas, páginas e concursos para usuários de usuários, compartilhar páginas e conteúdo de usuários de seus usuários ou compartilhar páginas diretamente ou do comentários. histórias do Instagram.
- Aposte em enquetes sobre quais conteúdos e produtos os clientes gostam
Com esse recurso disponível aos usuários do Instagram é possível dimensionar melhor a sua estratégia, tanto em relação aos conteúdos que mais atraem e encanta os usuários, quanto em relação aos produtos e serviços que eles mais gostam ou desejam que a sua empresa disponibilizasse.
Dessa forma, você pode definir o orçamento mínimo e máximo para cada setor: o marketing, a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e até promoções ou ações de fidelização que garantem ainda mais satisfação do público com sua marca.
- Crie anúncios patrocinados
Combinar uma estratégia orgânica de Marketing de Conteúdo, com uma campanha pagã, por meio do Ads do Instagram é uma forma de garantia de resultados tanto em curto quanto em longo prazo. Isso porque os links e os anúncios patrocinados podem ter visibilidade imediata, os números decrescem novamente e isso ser bem frustrante para quem investiu esperando de forma continuada.
A transferência da conteúdo e do número de usuários convertidos em clientes, porém, é consequência do investimento em valor e adequado para o perfil, como expectativas e os anseios da persona do seu negócio, o que pode ser feito somente com estratégias orgânicas . Entretanto, você ainda pode investir em Ads e fazer com que mais pessoas tenham acesso ao seu perfil:
cuidar para direcionar os anúncios para o público cujas características condizem com a sua pessoa;
programa testa A/B com os anúncios oferecidos (assim é possível saber qual forma de comunicação é mais efetiva);
escolha palavras-chave que estão diretamente relacionadas à sua empresa — o nome do seu negócio, o nome do produto ou serviço que você quer divulgar, os recursos que podem ser avaliados no mercado, os benefícios que a sua marca pode fornecer ao seu público , entre outros. Nunca use o nome de um concorrente direto ou escolha palavras-chave pela taxa de cliques: sempre pense na relação que ela terá com o perfil do seu negócio;
garanta que a sua página tenha informações suficientes para demonstrar confiança e: endereço completo de contato, política de entregas, política de privacidade e uso de dados
Esta modalidade é o resultado contábil do exercício social, ajustado pelas adições, exclusões, compensações e deduções, sempre autorizadas ou não proibidas pela legislação vigente.
Sua definição está no Artigo 247 do Decreto nº 3.000/99 e no Artigo 6º do Decreto-Lei nº 1.598/77.
O lucro Real pode ser uma opção da empresa, no entanto há algumas empresas que são obrigadas a esta forma de tributação por força da lei, em razão da sua atividade e/ou de seu faturamento.
Do Lucro Arbitrado
O arbitramento de lucro é uma forma de apuração da base de cálculo do imposto de renda utilizada pela autoridade tributária ou pelo contribuinte.
É aplicável pela autoridade tributária quando a pessoa jurídica deixar de cumprir as obrigações acessórias relativas à determinação do lucro real ou presumido, conforme o caso.
Quando conhecida a receita bruta, e, desde que ocorrida qualquer das hipóteses de arbitramento previstas na legislação fiscal, o contribuinte poderá efetuar o pagamento do imposto de renda correspondente com base nas regras do lucro arbitrado.
O lucro arbitrado nada mais é que aquele apurado pelo Fisco (Receita Federal do Brasil), nos casos em que a lei prevê, como por exemplo, em graves irregularidades nas escritas fiscais, ou ainda pelo próprio contribuinte, em casos excepcionais, de impossibilidade de regular apuração por outros meios. (SRF)
DO LALUR
Muitos entendem que o LALUR – Livro de Apuração do Lucro Real – foi “extinto”, no entanto não é verídica esta afirmação já que ainda persiste a obrigação na escrituração, porém exclusivamente no formato digital.
§ 4º As pessoas jurídicas que optarem pelo pagamento do IRPJ e da CSLL por estimativa a que se refere o Título VI deste Livro deverão apurar o lucro real e o resultado ajustado em 31 de dezembro de cada ano, exceto nas hipóteses mencionadas nos §§ 1º e 2º, quando a apuração deverá ser realizada na data desses eventos.
§ 5º Aplica-se o disposto no § 4º ainda que a pessoa jurídica tenha arbitrado o lucro e o resultado em qualquer trimestre do ano-calendário.
§ 6º Nas hipóteses previstas nos §§ 4º e 5º a apuração do lucro real e do resultado ajustado abrangerá todo o período de 1º de janeiro do ano-calendário, ou da data de início
A competência para instituir e cobrar contribuição social é exclusiva da União, entretanto há exceção a essa regra, de acordo com o § 1º do art. 149, os estados, o distrito federal e os municípios podem instruir contribuição social destinada ao financiamento da seguridade social na área de previdência social dos seus servidores.
Neste capítulo vamos tratar das contribuições sociais também conhecidas como Especial como a CSLL, PIS, COFINS e PASEP, de competência exclusiva é da União.
CF/88 – Art. 149. Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais,………………… como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuízo do previsto no art. 195, § 6º, relativamente às contribuições a que alude o dispositivo.
As contribuições sociais são divididas em três espécies: a) contribuição social especial; b) contribuição de intervenção de domínio econômico; c) contribuição social profissional.
Fonte: 123rf; https://it.wikipedia.org/wiki/File:Sede_Regione_Lazio.jpg.
O nosso estudo se voltará apenas para as contribuições Social ou Especial não previdenciária:
Contribuição Social ou Especial – é aquela destinada ao custeio do financiamento da seguridade social e utilizada como instrumento de atuação no campo social e ainda subdividido em previdenciárias e não previdenciárias.
I) previdenciárias, se destinadas especificamente ao custeio da Previdência Social, e são formadas pelas contribuições dos segurados e das empresas (Arts 20/23 da Lei nº 8.212/1991);
II) não previdenciárias voltadas para o custeio da assistência social e da saúde pública, por exemplo, a COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), o PIS (Programa de Integração Social), incidentes sobre a receita ou o faturamento, e a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), que recai sobre o lucro. (VALENTE, 2011)
ok aprovado
Fonte:
CSLL – contribuição sobre o lucro líquido;
A CSLL (Contribuição sobre o Lucro Líquido), também conhecida como CSSL (Contribuição Social Sobre o Lucro) foi instituída pela Lei nº 7.689/88, para financiamento da seguridade social, tendo como base de cálculo o “valor do resultado do exercício antes da provisão do imposto de renda”, isso quer dizer que o valor designado como lucro será apurado antes da incidência do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza (IRPJ). As bases de cálculos da CSSL e do IR são, portanto, distintas. (CASALINO, 2012).
Ultrapassada a barreira da base de cálculo, vamos aplicar a alíquota que nada mais é que o percentual a ser aplicado sobre a base de cálculo fixada no art. 3º, II da mesma Lei.
Estão sujeitas ao pagamento da CSLL as pessoas jurídicas e as pessoas físicas a elas equiparadas, domiciliadas no País. A alíquota da CSLL é de 9% (nove por cento) para as pessoas jurídicas em geral, e de 15% (quinze por cento), no caso das pessoas jurídicas consideradas instituições financeiras, de seguros privados e de capitalização. A apuração da CSLL deve acompanhar a forma de tributação do lucro adotada para o IRPJ.
Fonte: http://idg.receita.fazenda.gov.br/acesso-rapido/tributos/CSLL
A base de cálculo e sua alíquota poderão ser diferenciadas de acordo com a atividade econômica, da utilização intensiva de mão de obra, do porte da empresa ou da condição estrutural do mercado de trabalho.
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PASEP
Esta contribuição é arrecadada para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP e está prevista na Lei Federal n.º 9.715, de 25 de novembro de 1998, e regulamentada pelo Decreto Federal n.º 4.524, de 17 de dezembro de 2002.
A contribuição para o PIS/PASEP será recolhida á base de 1% (um por cento), apurada mensalmente pelas pessoas jurídicas de direito público interno, com base no valor mensal das receitas correntes arrecadadas e das transferências correntes e de capital recebidos (inclusive convênios).
Com as atuais alterações na base de cálculo do PASEP, agora, com a edição da Lei Federal n.º 12.810, de 15 de maio de 2013, e a inclusão do § 7º, no art. 2º, da Lei n.º 9.715/98, em vigor a partir da competência abril/2013, devem ser excluídos da base de cálculo os valores de transferências decorrentes de convênio, contrato de repasse ou instrumento congênere com objeto definido e ser deduzidas também, as transferências efetuadas a outras entidades públicas, na forma do art. 7º, da Lei n.º 9.715/98.
PIS/PASEP
PIS e PASEP não é a mesma coisa embora sejam sempre escritos juntos (PIS/PASEP), são poucas diferenças entre PIS e PASEP e muito simples de entender.
Ambos são direito do trabalhador há mais de cinquenta anos, uma diferença está nas siglas PIS (que quer dizer Programa de Integração Social) e PASEP (com significado Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) e a segunda a quem ele se destina, a sua contribuição é obrigatória pelo Empregador.
A finalidade dos dois é a mesma, o uso igual, mas há uma diferença entre PIS e PASEP o primeiro é voltado para o funcionário de empresa particular e o segundo PASEP é apenas para funcionário público, e aqui está a segunda diferença.
DOS IMPOSTOS EM ESPÉCIE.
E importante falar sobre os impostos, e aqui vamos separá-los por competência tributária, vejamos:
Entretanto para o exercício dessas atividades (fiscalização e arrecadação), temos funções correlatas como a de emitir auto de infração, proceder a inscrição na dívida ativa, a de orientar os contribuintes e emitir certidões negativas (FÜHRER, 2008).
Vamos agora passar a estudar cada uma dessas atividades:
Da fiscalização
A fiscalização vem disciplinada no Código Tributário Nacional nos artigos 194 à 200 e visa verificar o cumprimento das obrigações tributárias do contribuinte ou responsável, seja pessoa natural (física) ou jurídica, sem exceção daquelas que gozem de imunidade ou isenção. Nesses casos, serão fiscalizadas para a verificação do cumprimento das obrigações acessórias.
Ainda, o Artigo 197 do CTN traz as obrigações daqueles que devem prestar informações ao Fisco com relação aos bens e negócios de terceiros, como tabeliães e escrivães, os inventariantes, os bancos e demais pessoas nos termos do artigo referido, com exceção daquelas que por força da sua profissão devem guardar segredo em sigilo, como médicos e advogados (FÜHRER, 2008).
EXPEDIÇÃO DE CERTIDÃO NEGATIVA
A administração pública deverá, a pedido do interessado, emitir certidão negativa, a qual declarará a inexistência de débitos tributários contra o sujeito passivo, isto é, afirmará que ele não é devedor do Fisco, conforme dispõe o Artigo 205 do CTN. Na eventualidade do sujeito passivo ser devedor do Fisco a Certidão será positiva.
Ainda, a administração pública emitirá uma certidão positiva com força de negativa ou certidão de regularização, nos casos em que o crédito tributário esteja suspenso ou em casos de cobrança executiva que tenha sido efetivada a penhora.
DO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL
O processo administrativo é constituído por uma sequência de atos iniciados pelo sujeito passivo, por meio do seu direito subjetivo, com a finalidade de impugnar o lançamento tributário.
O contribuinte poderá interpor este processo administrativo após a sua comunicação do lançamento tributário, momento em que a Administração Pública aplicará a lei tributária de forma concreta.
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De acordo com Gusmão, “o processo administrativo fiscal é o instrumento hábil para (i) reconhecer direitos (isenções e imunidades); (ii) parcelar débitos; (iii) restituir valores; (iv) realizar consulta sobre legislação tributária; (v) determinar e exigir o crédito tributário”. (GUSMÃO, 2008, p.122)
O processo administrativo tem algumas fases que deverão ser percorridas, tais como:
- Instauração: ingresso com o processo.
- Instrução: provas com documentos e testemunhas.
- Defesa: contestação ou impugnação.
- Relatório: saneamento do processo.
- Julgamento: decisão.
As espécies do processo administrativo são:
- Contencioso
- Preventivo
- Voluntário
- Citação não efetivada – mas foram encontrados bens
Pode ocorrer que a citação não seja efetivada, entretanto, o Poder Público procederá a pesquisa para encontrar bens para garantir a execução.
Encontrado bens, o juiz mandará arrestar o bem nos termos do Artigo 7º da Lei de Execuções Fiscais. Após o Arresto, nos 10 dias seguintes, o oficial de justiça procurará o executado para citá-lo da execução e intimá-lo do arresto.
Se o oficial de justiça obtiver sucesso na citação e intimação, o juiz convolará o arresto em penhora. Na eventualidade do oficial de justiça, após 3 tentativas em dias distintos, não obter êxito na citação/ intimação, tal ato será suprido por edital, afixado no Fórum em que corre a ação de execução fiscal e publicado no Diário Oficial (do Estado – DOE, ou da União – DOU).
Após o prazo do edital, o executado terá 5 (cinco) dias para pagamento, e terá convertido o arresto em penhora (FÜHRER, 2008).
- Citação não efetivada – e não foram encontrados bens
Após as tentativas de citação sem êxito e não se encontrar disponíveis na pesquisa os bens passíveis de penhora para garantir o pagamento da execução, o processo será suspenso.
A Fazenda terá prazo para manifestar-se sobre a suspensão, ao concordar os autos se manterão em cartório pelo prazo de um ano. Após este prazo, se não houver qualquer movimento quanto à citação (endereço do executado) ou bens passíveis de penhora, os autos serão encaminhados no arquivo provisório.
No período de suspensão ou arquivamento dos autos não ocorre a prescrição.
O processo da execução fiscal não encerra por aqui, mas vamos voltar a ver este assunto na próxima aula, vamos até lá!
Agora, para fixar o seu aprendizado, resolva os exercícios e verifique seu conhecimento. Caso fique alguma dúvida, leve a questão ao Fórum e divida-a com seus colegas e professor.
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