Como desenvolver empatia nas negociações e construir um diálogo honesto com o cliente
Grande parte do sucesso na carreira e na vida pessoal depende do cultivo de bons relacionamentos.
A empatia nas negociações é fundamental para criar uma conexão real com os consumidores e criar conversas em que ambas as partes possam ganhar.
Imagine que você fechou uma grande venda e seu cliente ainda se acha um vencedor?
Esse é o sonho de todo profissional de comunicação, marketing ou vendas, certo?
Neste artigo, explicaremos o que é empatia, como ela difere de outras formas de terapia e como você pode aplicá-la em sua vida cotidiana para construir um relacionamento com seus clientes em potencial.
Quer saber mais sobre esse importante tema? Então vamos!
O que é empatia?
Para começar a entender o que é empatia, podemos consultar a própria definição do dicionário.
Segundo Priberam, empatia é:
A forma de identificação intelectual ou emocional de um sujeito com uma pessoa, ideia ou coisa.
Observe que esta definição traz não apenas a palavra “intelectual”, mas também emoção.
Isso significa que ter empatia significa não apenas se identificar com a outra pessoa, mas também se identificar com as emoções da outra pessoa.
A palavra empatia vem do latim empatheia, onde “en” significa entrar e “pathos” significa sentir.
Então entre na emoção.
Em outras palavras, a empatia é a capacidade de sentir as emoções de outra pessoa, identificar-se com seus pensamentos e entender o que ela está passando.
Quando conhecemos a história de alguém, conseguimos ajudar e entregar o que faz mais sentido no momento – e isso se aplica totalmente a produtos e serviços!
Não adianta oferecer café para quem está com calor ou tentar vender ingressos de festa para quem está triste e cansado.
É preciso entender as emoções dos clientes para oferecer soluções adequadas ao momento de suas vidas.
Existe diferença entre educado e empático?
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sim!
E, para conscientizar as pessoas sobre essa diferença, é importante olhar também para o conceito de educação.
Ainda segundo o dicionário, ser educado significa conhecer e praticar atitudes consideradas socialmente corretas.
A educação está associada a boas maneiras e civilidade, em que se adota regras de etiqueta e atitude de respeito.
No entanto, perceba que nunca é educado cavar os sentimentos de outra pessoa.
No máximo, significa não invadir o espaço da outra parte.
A empatia vai longe.
Uma pessoa empática tenta entender como a outra pessoa está se sentindo, se algo a está incomodando ou deixando-a triste, se ela está feliz e animada, etc.
A partir daí, os praticantes e profissionais da empatia podem encontrar as melhores maneiras de servir e falar com os outros.
Afinal, tudo fica muito mais fácil quando entendemos o que alguém está passando.
Qual a importância da empatia nas empresas e carreiras?
Quando se trata de carreiras, muitas vezes temos a impressão de que você precisa ser implacável e calculista para ter sucesso.
E, de fato, algumas instituições – mesmo sem querer – acabam propagando essa ideia em sua cultura organizacional.
Mas quem pode dizer que é verdade?
Todos nós sabemos que as empresas são formadas por pessoas. E as pessoas têm sentimentos.
Portanto, entender as emoções de seus colegas, clientes, fornecedores, superiores ou subordinados ajuda você a se conectar com eles.
Essa conexão produz uma relação cada vez mais forte e de confiança que traz inúmeras vantagens e oportunidades.
Listamos abaixo alguns dos principais benefícios da empatia para empresas e carreiras:
Maior harmonia entre funcionários e colegas
Todo profissional que deseja assumir um cargo de liderança ou coordenar relacionamentos com colegas precisa praticar a empatia.
Quando você está lidando com várias pessoas, a única maneira de manter sua equipe motivada é entender o que cada um está passando – quais são seus sonhos e aspirações, suas crises e queixas.
Aumentar as vendas e a satisfação do cliente
Vender nada mais é do que entender a necessidade de alguém e, a partir disso, oferecer uma solução que possa ajudar.
O que muitas pessoas não percebem é que essas necessidades têm um fundo emocional em grande medida.
Por exemplo:
Ao vender um software de automação de marketing, você não está apenas ajudando uma empresa a organizar seus controles.
Também permite que o CEO, por meio da colaboração, reduza a ansiedade e ganhe paz e clareza em sua vida profissional e pessoal.
construir parcerias duradouras
Já mencionamos isso, mas vale a pena enfatizar.
Nenhum relacionamento de longo prazo é construído inteiramente sobre polidez e decoro.
É necessário ir mais longe.
Boas parcerias profissionais – seja com colegas, fornecedores ou clientes – nascem da empatia.
Quando você se coloca no lugar da outra pessoa e entende como ela se sente, fica mais fácil chegar a um acordo que beneficie a ambos.
Quer se tornar um ser humano mais empático? Confira estas 3 dicas úteis
- Ouça com atenção
Em uma vida cotidiana tão agitada, raramente nos permitimos parar o que estamos fazendo e apenas ouvir.
Praticar a escuta atenta é o primeiro desafio para se tornar uma pessoa empática.
O mais importante aqui não é fazer as perguntas certas ou dar bons conselhos.
Em vez disso, apenas ouça atentamente.
- Deixe o julgamento de lado
Ao ouvir com atenção, pode haver um desejo de julgar mentalmente a situação.
Isso é especialmente verdadeiro quando a outra pessoa compartilha algumas dificuldades ou problemas.
Nesse momento, ignore o julgamento e tente sentir o que a outra pessoa sente.
Você perceberá que as emoções são reais, não importa a causa – e, portanto, dor ou prazer.
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