Amazon lança Inspire, um feed de compras semelhante ao TikTok

dezembro 21, 2022 Off Por rodolfocosentino1

O ano de 2022 foi muito agitado para os profissionais de marketing: tivemos muitas atualizações e recursos sendo lançados em praticamente todas as plataformas de mídia social.

A notícia vem da Amazon. Depois de anunciar planos para começar a investir em comércio social no início deste ano, a empresa lançou oficialmente o Inspire, um hub de conteúdo de fotos e vídeos curtos onde os clientes podem descobrir, explorar e comprar produtos em um formato diferente do que já fizemos antes. mercado amazônico.

Esta não é a primeira vez que a Amazon adota o modelo de mídia social para estimular seus clientes. A empresa já oferece recursos semelhantes ao Pinterest, Instagram e até a imitação do YouTube, Amazon Live.

Mas por que a maior empresa de comércio eletrônico do mundo decidiu dar um passo adiante no controverso espaço das redes sociais? E, mais importante, faz sentido para seus clientes? Também nos fizemos essas perguntas e tentaremos respondê-las neste artigo.

Como vai funcionar o Inspire?

Basicamente, estamos falando de feeds de compras como o TikTok, onde marcas e criadores poderão apostar em novos formatos de conteúdo para empolgar (trocadilho horrível, eu sei) seus públicos.

captura de tela inspirada
Para fazer login no Inspire, você precisa abrir o aplicativo Amazon e tocar no ícone do Inspire. Antes de começar a navegar, cada usuário é questionado sobre o que gostaria de ver. Existem mais de 20 interesses para escolher, incluindo maquiagem, cuidados com a pele, design de interiores e muito mais. O aplicativo criará um feed personalizado com base nessas respostas. Novamente, muito semelhante aos primeiros passos do TikTok.

Mas se já temos o TikTok, por que os usuários estariam interessados ​​em outro TikTok? A Amazon também deve ter pensado nisso e trouxe consigo um aliado muito importante: a praticidade. Ao contrário do TikTok, o Inspire da Amazon incorporou toda a jornada do cliente no aplicativo.

Quando alguém está interessado em um produto, basta apertar um botão na parte inferior da janela para abrir um link da Amazon onde pode comprá-lo, ver mais detalhes ou colocá-lo em uma “lista de desejos”. É isso: o Inspire faz vendas, simples assim.

Pessoalmente, mal posso esperar para começar a testar este novo recurso e obter minhas primeiras impressões, mas teremos que esperar um pouco mais. A empresa começou a lançar o recurso para alguns usuários nos EUA antes de se tornar disponível globalmente. Agora, vamos nos concentrar em possíveis datas de lançamento.

Mas o vídeo curto realmente faz sentido para a Amazon?

Para quem gosta de ficar por dentro das tendências, estamos vendo cada vez mais vídeos curtos por toda parte. Por exemplo, o Instagram está priorizando vídeos curtos com Reels, o YouTube lançou o YouTube Shorts e o Twitter também está entregando conteúdo de vídeo para seus usuários.

Claro, isso sem falar no próprio TikTok: o pioneiro do formato e a inspiração para esses (e muitos outros) exemplos, incluindo o mais recente recurso da Amazon.

Portanto, se você está se perguntando se essa nova abordagem de comércio social faz sentido para a Amazon, a resposta é: sim. Os vídeos curtos vieram para ficar, pelo menos por enquanto, com dados recentes do Google confirmando que quase 40% dos Gen Zers já preferem pesquisar no TikTok e no Instagram em vez do Google.

Dito isto, não me surpreende a decisão da Amazon de investir neste espaço, já que é uma língua que os seus clientes falam cada vez mais. De acordo com Oliver Messenger, diretor de compras da Amazon, “o conteúdo baseado em vídeo realmente ajuda [os clientes] a entender melhor o produto”.

No entanto, o Inspire pode competir com o Instagram e o TikTok? Claramente, o recurso foi projetado para desviar a atenção dos clientes desses outros aplicativos, mas isso é suficiente? Não tenho certeza se a resposta ainda é sim para esta pergunta.

O Inspire fornece uma jornada completa do cliente, o que é ótimo, mas é apenas promover um produto. Os usuários do TikTok buscam interagir com os criadores e aprender coisas novas além das compras. Sem contar que os usuários estão cada vez mais buscando conteúdo autêntico, e não conteúdo feito apenas para vender. Portanto, resta saber se o Inspire pode fazer isso.

O que é NLP (Processamento de Linguagem Natural), seus usos e como utilizar

comprar followers tiktok

Instagram hackeado? Veja como tentar recuperar a sua conta invadida