O que é NLP (Processamento de Linguagem Natural), seus usos e como utilizar

dezembro 20, 2022 Off Por rodolfocosentino1

Contar com o NLP é uma excelente forma de otimizar a relação com seus clientes por meio da ajuda de alguns recursos de inteligência artificial.

Eles são perfeitos para desabafar o suporte da sua empresa e manter seus clientes satisfeitos. Assim, com base em questões e situações comuns que podem ser mapeadas, você pode fornecer respostas aos indivíduos. O melhor é que tudo é feito da forma mais natural.

Dessa forma, é possível reduzir a equipe de suporte, pois apenas necessidades mais complexas são repassadas aos atendentes. Além de fidelizar o consumidor, isso ajudará na redução de custos.

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detecção de ameaças

Encontrar maneiras de manter sua empresa protegida contra ameaças é fundamental para o sucesso dos negócios. Nesse sentido, é importante ficar atento à LGPD e descobrir ferramentas que possam ajudar a evitar vazamentos que possam prejudicar a imagem de uma instituição e o relacionamento com os clientes.

Para isso, existem técnicas que combinam PNL e aprendizado de máquina para identificar possíveis fraudes. Isso acontece na avaliação de padrões e comportamentos. Dessa forma, comportamentos suspeitos podem ser detectados e ações podem ser tomadas para evitar golpes.

motor de busca on-line

A utilização de motores de busca como o Google é cada vez mais importante para as empresas. Por meio deles, é possível identificar tendências, entender as preocupações das personas e criar soluções adequadas para potenciais clientes.

Nesse sentido, a PNL pode ser muito útil, pois é usada para entender os principais comportamentos que os usuários usam ao realizar pesquisas e os termos que eles consultam com mais frequência.

Armado com esta informação, você pode criar conteúdo suficiente para satisfazer a dor das pessoas. Com isso, são acionados diferentes gatilhos, como a autoridade, dado o seu conhecimento sobre o assunto, e a reciprocidade, para ajudá-los a superar as dificuldades.

assistente virtual

Outro uso comum dos recursos de PNL é em assistentes virtuais. Eles têm progredido e ajudado a organizar o dia a dia das pessoas. Por meio de comandos de voz, as pessoas podem agendar eventos, pedir recomendações de restaurantes e até acessar informações de dados relevantes disponíveis na Internet.

Empresas como Apple e Google já estão usando essa solução para que os usuários do iPhone possam pedir informações importantes à Siri. Empresas de diferentes setores estão utilizando cada vez mais esse recurso.

Já é possível ver instituições bancárias, imobiliárias e outros negócios aplicando assistentes virtuais para proporcionar uma melhor experiência aos clientes. Por sua vez, isso pode ser um ótimo recurso de marketing para fidelizar o cliente.

Recrutamento e seleção

Esse tipo de inovação também auxilia no processo de recrutamento e seleção que as empresas realizam. Isso ajuda a simplificar o dia a dia de sua equipe de RH, além de facilitar a localização de colaboradores com a formação ideal para formar suas equipes de negócios.

Além disso, ferramentas dessa natureza trazem grande comodidade aos colaboradores que selecionam candidatos, pois fornecem características mais objetivas para as novas contratações.

Isso reduz a quantidade de atividade operacional e até elimina opiniões pessoais ou preconceitos na fase de encontrar novos funcionários.

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Como usar a PNL na empresa?

As empresas podem usar ferramentas de PNL para melhorar a comunicação com os clientes, aumentar a produtividade dos funcionários e impulsionar os resultados dos negócios.

Um bom exemplo desse tipo de uso é a aplicação de grandes conjuntos de dados para encontrar informações relevantes, simplificar a tomada de decisões e obter insights sobre o comportamento do cliente.

Essas informações são essenciais para ajustar os processos de vendas e criar campanhas publicitárias mais de interesse público.

Além disso, as empresas podem usar o NLP para criar sistemas de resposta automatizados que ajudam a melhorar a experiência de cada cliente.

Com os consumidores cada vez mais exigentes, ter ferramentas para simplificar e humanizar essa conexão é fundamental para se destacar da concorrência.

Por fim, as empresas também podem usar o NLP para criar um sistema de análise de sentimento para entender melhor as opiniões dos clientes sobre produtos e serviços corporativos.

Isso ajuda a afinar a tomada de decisão, criar produtos mais interessantes e criar condições de adaptação às mudanças nos padrões de consumo.

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