Canais de marketing e estrutura de distribuição
Tudo aquilo que consumimos chegou até nós de alguma forma por um canal de marketing.
Nós adquirimos produtos e serviços, mas precisamos acessá-los para que o consumo se concretize. Queremos que este processo seja cômodo o suficiente, quase transparente. Não queremos que seja trabalhoso obter aquilo que compramos. A escolha pelo produto já ocorreu, o processo de venda já foi realizado. Na mente do consumidor o produto já é dele! A expectativa por receber o produto ou ter o serviço realizado começa a aumentar. A própria escolha de compra pode ter sido em função desta disponibilização do que foi adquirido. Por ser mais rápida, ou mais confiável, ou mais conveniente, ou ainda mais atrativa, pela atmosfera do local de compra. Ou seja, os canais de marketing desempenham um papel crucial na estratégia das organizações.
Permite visualização.
Mas o que são canais de marketing? Vale então fazermos uma distinção entre o que são canais de marketing e canais de distribuição.
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Existe uma dificuldade, que une aqueles que gerenciam contas com 100 mil seguidores e os que trabalham com 150: Como ganhar likes no Instagram?
O Instagram é uma das redes sociais com mais interação na internet. Dificilmente um post seu ficará sem nenhum like no Instagram, já que o alcance é bem maior do que podemos ver no Facebook, por exemplo. As curtidas no Instagram, inclusive, são uma das melhores ferramentas para que seu perfil apareça para mais gente e o auxilie a ganhar followers.
Começamos revendo a importância do planejamento financeiro para uma empresa.
Entendendo por Planejamento Financeiro que visa estimar os fundos financeiros e sobre o processo de cálculo junto a terceiros.
Já que a Liquidez, trata-se a empresa adotar para assegurar um processo que seja suficiente para que suas operações sejam realizadas com segurança, será suficiente para que suas operações sejam realizadas com segurança.
Inscrição o Ciclo (CC) como um processo tem por finalidade identificar o número de dias existentes de insumos, matérias-primas, etc.
Por definição o Giro de Caixa (GC) é uma ferramenta financeira que tem por objetivo detectar o número de vezes que a caixa da caixa gira em um período determinado (geralmente um ano).
Após esta breve explicação sobre alguns termos da área, vejamos a seguir:
Importância do Planejamento Financeiro para a definição das Capital de Giro
A elaboração do planejamento financeiro é de suma importância para que o gestor financeiro possa estimar a quantia de financiamento para que as operações não sejam interrompidas por falta de pagamentos de seus fundos, como duplicatas a, tais aluguel a pagar, juros sobre Finanças, despesas com luz, telefone, etc. Para tal é necessário que a empresa saiba como e quando for necessário financiamento.
Portanto, a falta de planejamento financeiro poderá trazer a configuração à um empresa, que irá trazer para suas ações.
Desta feita a caixa deve pagar pela sua oferta, a empresa assim que prezar não terá falta para pagar suas despesas.
Sabe-se, historicamente, que como microempresas e empresas de pequeno porte são as que mais cumprem com a falta de controle de seus financeiros e, portanto, devem ficar mais atentas para os seus recursos financeiros.
Planejar para que a empresa seja planejada para receber um fluxo de caixa imediata e recomendar a geração de entradas de caixa imediata, pois recomendam a geração de entradas de caixa imediata, pois recomendam a geração de entradas de caixa imediata.
Nesse sentido deve o gerenciamento financeiro e regular como estimativas de necessidades de financiamento, adotando instrumentos de controle para esse tipo de decisão.
É de suma importância dimensionar os tipos de prazos de financiamento, pois, por exemplo, se a empresa contratar um financiamento de prazo com juros fixos em épocas elevadas de taxas de juros poderá ter uma vantagem também se comparada a um financiamento de prazo .
Agora vejamos:
Importância do Capital de Giro
Após termos descritos que um bom financeiro é uma base para definir o planejamento da caixa de uma empresa, podemos então afirmar dizendo sobre CAPITAL DE GIRO:
Que, a expressão da empresa em valores mantidos durante um período para uma ocorrência, é uma expressão que ocorre a capital de terceiros;
Que, na Contabilidade de uma Empresa, apura-se o Capital de Giro Circulante (CGC), apurando a diferença entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante;
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Assim, trata-se de uma ferramenta extremamente importante para a gestão financeira de uma empresa, pois através dele será possível conhecer que tem início com a aquisição de sua matéria prima e demais com a venda e o recebimento dos insumos dos produtos vendidos e/ou serviços prestados;
Que, com essa ferramenta a empresa poderá saber se o seu ciclo de caixa é curto ou longo e assim quais as necessidades de financiamento de capital de giro os respectivos períodos em questão.
Que seja longo, o caso de ciclo de caixa, será uma demanda maior de capital de giro e caso o ciclo curto será menor;
Que, também deve ter como objetivo a ser perseguido o recebimento das vendas e o pagamento postergado das compras.
Que, com essas informações em mãos o Gestor poderá, por exemplo, ser reduzido a caixa de ciclo, como providencias apropriadas para suprir tais necessidades com antecedência. Dentre as providencias a serem tomadas podemos citar:
Redução dos prazos de estocagem de materiais;
Redução dos prazos de produção;
Redução dos prazos de vendas;
Redução de inadimplência;
Que, através do cálculo do ciclo financeiro será possível prever a necessidade de capital de giro da empresa alterações nas políticas de médio prazo da empresa;
Agora que você já sabe um pouco sobre capital de giro, vejamos, dentre outros, os modelos projetados em vendas, método de orçamento de caixa e método de orçamento de caixa para estimar como de capital de giro.
Métodos para Estimar Necessidades
Para conhecer suas possibilidades de métodos em falta junto de contratar, a empresa de capital de capital de giro a terceiros, tendo em vista para suprir eventual, para suas estimativas de caixa futuras, adotando, a empresa de base de capital de menos estimativas de sua caixa futura adotando, a empresa de base de seu fim.
Prioridades do YouTube para 2023: o que esperar?
Não as curtidas importantes de ser exibidas no ser Instagram que elas são de provável importância! Aliás, uma visualização dos likes fez seu comeback agora que fez o Instagram escolher a opção dos usuários escolherem, em cada post, se a métrica vai ser divulgada publicamente e também adicionou curtidas nos Stories.
Visíveis pros outros ou não, as curtidas ainda são uma das principais medições de engajamento junto com os comentários. E pra garantir que seu conteúdo vai render um bom número, confira nossas dicas de como ganhar curtidas no Instagram!
Por isso, é essencial não bobear e pensar em estratégias que coloquem você um passo à frente dos concorrentes, seja ao comprar suas curtidas no Impulsogram ou a promover a promoção para seus seguidores.
Foi, portanto, atendendo em consideração que cada vez mais tratar você de algumas dicas que podem se destacar no Instagram e se destacar, cada vez mais.
Ganhe likes no Instagram, de forma orgânica.
Conseguir curtidas nas fotos publicadas em sua conta, é um obstáculo que leva muita gente a tentar comprar seguidores para inflar a sua página no Instagram.
A compra de seguidores, pode causar danos à imagem da sua marca, além de prejudicar seu desempenho pela lógica do algoritmo da rede social e mascarar seus resultados reais.
Ou seja, esses perfis “fakes”, estão inflando seu número total de seguidores, mas eles são como usuáriosfantasmas, já que não procuraram seu perfil para acompanhar e não necessariamente têm interesse em consumir seu conteúdo ou seu serviço.
Portanto, essa compra de seguidores no Instagram, também não auxiliam no objetivo de aumento de curtidas em seus posts! Uma vez que esses perfis não vão interagir com suas publicações.
Onde analisar suas métricas do Instagram
Pra olhar o número de curtidas, mesmo que elas estejam ocultas para os outros usuários, você ainda pode checar abrindo foto por foto e clicando em “Curtido por… e outras pessoas“.
Mas, se a ideia for ter uma visão geral das suas curtidas ou gerar relatórios completos, o ideal é checar suas métricas a partir do Instagram Insights. Pra isso, sua conta precisa estar na modalidade comercial ou de criador de conteúdo, ok? Caso ainda não esteja, siga o passo a passo desse post pra converter sua conta pessoal.
Se já estiver, é só seguir essas etapas:
- Abra seu perfil
- Clique em “Insights”
- Vá em “Contas com engajamento”
- Selecione o período de análise
- E role a tela até embaixo pra ver seu total de curtidas naquele período e publicações mais relevantes
Antes de mais nada, você já pode comprar curtidas Instagram com o melhor preço do mercado, CLICANDO NO BANNER ABAIXO ! 100% Seguro:
Faça sorteios para conseguir seguidores e curtidas no instagram
Sorteios são ótimos para quem busca ganhar seguidores e aumentar o número de curtidas no Instagram.
Para garantir seu crescimento, será necessário estabelecer algumas regras e até realizar parcerias com outras contas. As regras mais comuns incluem curtir a publicação do sorteio e seguir no Instagram – solicitar a marcação de um amigo também costumam funcionar.
Naturalmente, estamos falando de um investimento, tendo em vista que há a necessidade de uma premiação para o vencedor. Felizmente, temos aqui um investimento que costuma dar muito certo.
- Invista em conteúdos de vídeo
Os vídeos estão sempre em alta, ainda mais já que o Instagram já oficializou que pretende focar cada vez mais no formato.
Investir em vídeos, principalmente nos Reels, que tem um ótimo alcance e muito potencial de viralizar, com certeza vai te dar o impulso necessário pra conseguir mais curtidas. Afinal, quanto mais pessoas você alcança, mais pessoas você pode agradar!
Crie uma marca atraente
O primeiro passo para ter um perfil com boas chances de bombar é saber criar uma marca. Se você é um usuário individual, use o seu nome real ou de trabalho, algo que lhe permita ser facilmente identificado. Resista a incluir gracinhas no nome, apelidos de adolescência ou coisas assim. A partir daí, escolha uma boa foto para o perfil, uma descrição clara sobre quem é você e o que faz.
Para uma conta comercial, mesma coisa: escolha uma boa marca, uma imagem de perfil que lhe identifique facilmente e seja claro na descrição. Em ambos os casos, utilize links para suas outras redes sociais, sites ou canais no Youtube, se tiver. É importante ter consistência: uma mesma marca para várias plataformas facilita e muito no processo de identificação e fidelização dos seguidores.
Invista em fotos de alta qualidade para o perfil para ganhar curtidas no instagram
O primeiro elemento, claro, é garantir que aquela postagem ofereça algum valor para o seu público-alvo, seja o nicho que for.
Por isso, é preciso dedicar muito planejamento e reflexão na persona do seu perfil, em que ela vê valor e como você pode entregar isso para ela.
Além de um bom conteúdo nas imagens, você precisará formatá-las para que a apresentação seja adequada à sua audiência. Essas estatísticas poderão ajudar seu trabalho:
- Imagens com bastante textura, geram até 79% mais likes.
- Fotos com mais iluminação, ganham até 24% mais curtidas;
- Retratos com o rosto de pessoas, recebem média de 38% mais likes e 32% mais comentários.
- Mais background nas fotos, pode resultar em aumento de 29% em engajamento.
- Poste fotos de boa qualidade
Entre milhares de conteúdos que passam pelo Feed dos usuários a todo momento, você precisa se destacar (de preferência positivamente 👀), e fotos com boa qualidade são a chave pra isso! Fotos com má qualidade, além de não serem atrativas, passam sensação de amadorismo.
E lembrando que não precisa de equipamento profissional pra isso. Uma boa iluminação, uma lente limpa e uma boa edição já fazem o trabalho! Se for pegar fotos prontas, priorize pesquisar por tamanhos grandes no Google ou aposte em bancos de imagens com alta qualidade.
Saiba aproveitar os assuntos que estão bombando
Da mesma forma, estar antenado com o que acontece ao seu redor é essencial. Observe os principais assuntos do Instagram e tire proveito disso, com publicações que abordem o tema, mas ao mesmo tempo, sem fugir do assunto principal do seu perfil.
É um processo mais trabalhoso, pois exige planejamento e timing, mas os resultados podem compensar. Evite ao máximo fazer publicações de tais assuntos se você não puder relacioná-los a seu material, sob o risco de parecer um aproveitador que fisga qualquer assunto, só para se manter nos trending topics. De novo, estamos buscando consistência de conteúdo e, claro, a fidelização de seus seguidores.
Use o modo colaboração para conseguir curtidas no instagram
Uma ótima forma de conseguir mais curtidas no Instagram é postar em colaboração com outro usuário! Pode ser um amigo, uma marca parceria… O importante é que a collab faça sentido pras duas partes, assim ambos os públicos vão engajar naquele mesmo conteúdo e você terá a chance de conseguir o dobro de audiência, o dobro de impressões e possivelmente o dobro de curtidas!
Investir em um feed organizado
Ter um feed organizado com fotos bonitas e harmônicas pode chamar a atenção de potenciais seguidores para o seu perfil. Invista em técnicas de organização de postagens, como publicações semelhantes por fileiras, por cores, mosaicos, padronizados por bordas, etc. Utilize aplicativos que permitem visualizar como ficará seu feed com os posts e pense se a estética é chamativa para os usuários que visitam sua conta no Instagram. É importante programar o conteúdo para que o seu feed não fique bagunçado e mostre exatamente o que seu perfil no Instagram quer passar: produtos de sua marca, conteúdo nichado ou fotos pessoais.
Faça transmissões ao vivo
E se falamos de vídeos, é importante também atender a seu público com transmissões ao vivo de conteúdos relevantes para seu canal. Pode ser um lançamento, uma viagem, a cobertura de um evento, mas procure sempre manter-se dentro do seu nicho.
Um bom exemplo para entreter seu público é realizar sessões de perguntas e respostas, para que os seguidores possam se aproximar mais de você, ou de sua marca, e interagir diretamente.
Usar hashtags, traz aumento de curtidas no Instagram.
Este passo, exige um pouco mais de trabalho, mas é importante para contas comerciais: Saiba dosar o uso de hashtags relacionadas a seu perfil e conteúdo, para que sua conta e publicações sejam identificadas e encontradas no resultado de busca por outros usuários, de forma totalmente orgânica.
Também é importante, identificar quais são as hashtags mais quentes do momento e utilizá-las.
Evite apenas, fazer uso daquelas que não tem nada a ver com o seu perfil, assim, você não fica parecendo que quer bombar a todo custo na rede social.
Fazer parcerias e marcar outros perfis
Parcerias com outros perfis no Instagram ajudam a alcançar quem ainda não segue sua conta. O recurso pode ser realizado com perfis de pequenas marcas, empresas criadoras de conteúdo e para conseguir curtidas nas suas publicações, é interessante que ambos os perfis parceiros façam posts semelhantes e se marquem. Assim, os seguidores das duas contas podem acessar o outro perfil, se interessar pelo conteúdo e aumentar o engajamento.
Postar no horário em que sua audiência está ativa
Saber o horário em que a maior parte dos seus seguidores estão ativos na rede social é uma boa alternativa para receber mais curtidas nas publicações. Os usuários de contas comerciais ou de criadores de conteúdo têm acesso às informações de atividade dos seguidores. Para isso, basta acessar seu perfil, clicar em “Informações”, abrir a aba “Público”. No final da página, é possível ver detalhes como o horário em cada dia da semana que seus seguidores costumam utilizar o Instagram. Veja quais são os períodos mais utilizados e programe suas postagens para esses momentos.
Conheça a demografia de seus seguidores para saber qual melhor horário de postar
Saiba usar o Instagram Stories, o Boomerang e o Carrossel.
O Instagram Stories, é hoje um dos recursos mais acessados pelos usuários na rede social, tendo inclusive desbancado o Snapchat. Assim, é importante criar vídeos e fotos que chamem o usuário para as publicações principais, e também atrações exclusivas. Como tais conteúdos só vivem por 24 horas, crie conteúdos interessantes para que seus seguidores no Instagram, procurem por eles.
Da mesma forma, use bastante e de formas inteligentes o Boomerang, que cria um GIF em loop de um segundo, e o Carrossel, que agrega mais de uma foto ou vídeo em uma única publicação.
Saiba trabalhar com seus assuntos e crie posts que atraiam seu público, como um Boomerang com efeito dramático ou uma coleção de imagens relacionadas a um evento único, por exemplo.
Identifique o seu nicho para ganhar curtidas no Instagram
Criada a conta e definida a marca, é preciso traçar uma estratégia uniforme para suas publicações. Ao invés de criar uma linha do tempo de assuntos aleatórios, escolha um tipo de conteúdo de que você gosta e entende, e se foque nele. Pode ser filmes, moda, esportes, games, comportamento, qualquer coisa.
Isso é importante porque passa autenticidade: é muito melhor para você e para seu público se sua conta tratar de um assunto específico que você goste, assim as postagens serão muito mais naturais e não ficarão com cara de “jabá”.
Mantenha a consistência dos filtros
É legal brincar com os filtros do Instagram, mas se seu objetivo é aumentar o engajamento de seu público, evite decorar sua linha do tempo como se fosse uma árvore de Natal. O ideal é publicar fotos ao natural, principalmente para que seus potenciais clientes vejam exatamente os itens que você está promovendo e como eles se parecem na vida real. Mas se você não consegue evitar, escolha no máximo dois filtros.
Isso é importante para criar uma identidade visual para a sua conta, e seus seguidores poderão facilmente identificar uma publicação sua no meio de outras se baseando no conteúdo e filtros, ou na ausência deles.
Baixe conteúdo do Instagram para criar conteúdo relevante.
Confira esse artigo completo, e aprenda como baixar imagens e videos do Instagram e use como conteúdo para seu perfil.
Seja consistente, mas não um spammer
Ninguém gosta de um perfil que vive às traças, então sempre publique alguma coisa. Pode ser um vídeo, uma foto, um Story ou um GIF, mas mantenha seu perfil movimentado com atualizações constantes. Assim, seu seguidor não terá a sensação de uma conta abandonada e sempre voltará para ver o que você anda fazendo.
Por outro lado, não exagere. É muito fácil perder a mão e entupir o Instagram de várias postagens por dia, e tudo o que é demais enjoa. Se você pesar a mão e publicar mais conteúdo do que seu seguidor achar conveniente, ele o tratará como um spammer e deixará de segui-lo. Isso pode desencadear um efeito dominó catastrófico.
Comprar curtidas no Instagram para ganhar curtidas
alando em investimentos, temos aqui uma outra estratégia que costuma funcionar bastante: comprar curtidas no Instagram.
Essa é uma maneira simples e rápida de aumentar seu engajamento e fazer com que seu alcance cresça expressivamente.
Isso porque as curtidas compradas farão com que o algoritmo do Instagram entenda que seu conteúdo é de qualidade e merece ser visualizado pelo maior número de pessoas possível. Ou seja, suas publicações serão priorizadas e ainda podem ganhar um espaço na página explorar.
Comprar curtidas é uma estratégia muito utilizada por marcas, celebridades e influenciadores – portanto, não há porque ficar de fora.
CANAIS DE MARKETING
Segundo a Associação Americana de Marketing (AMA – American Marketing Association, www.ama.org) ao indicar como fonte de definições em marketing o Dicionário de Linguagem Comum em Marketing (Common Language Marketing Dictionary, www.marketing-dictionary.com) Canal de marketing é o caminho percorrido pelo produto, desde o fabricante, passando por intermediários, até chegar ao consumidor final, incluindo todas as atividades envolvidas na transferência de propriedade, desde o ponto de produção até o ponto de consumo (GOVONI, 2004). Segundo esta definição, os termos Canais de Marketing e Canais de Distribuição são intercambiáveis.
Para Coughlan et al. (2002, p. 20) Canal de marketing “é um conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilizar um produto ou serviço para uso ou consumo”. Nesta outra visão se destaca a visão de parceiros dentro do processo.
Kotler e Keller (2015) observam que canais de marketing são uma visão mais ampla que canais de distribuição, na medida que envolve todas as ações necessárias a se levar o produto ao consumidor, com a preocupação de se agregar valor em cada etapa. Canais de distribuição seriam então uma abordagem mais restrita aos meios pelos quais os produtos e serviços fluem, por onde as mercadorias transitam para serem entregues ao consumidor. Desta forma, a noção de canal de distribuição é bastante associada a empresas de logística de transporte e entrega. A visão de canais de marketing possui, portanto, uma preocupação mercadológica, com foco no consumidor, englobando os meios de distribuição, logo, os canais de distribuição. Mas vai além disso. A noção de Canais de marketing engloba por um lado a visão de CANAIS, acrescida da filosofia de MARKETING. Esta distinção traz uma preocupação com a distribuição (os canais) e outra parte essencial, a orientação ao mercado (marketing).
Por exemplo, o processo de pedidos e aprovação de crédito, para somente depois a separação do que foi adquirido para envio ao consumidor, é um processo importante no fluxo entre a fabricação e a entrega ao consumidor. Desta forma, este processo se caracteriza por uma atividade pertencente à visão de Canais de Marketing, mais do que o fluxo de entrega propriamente dito. Por outro lado, a transportadora contratada para a entrega do produto possui uma característica forte de Canal de Distribuição.
Ao adotarmos a visão de Canais de Marketing estamos nos relacionando a mais aspectos do que os meios de distribuição apenas, ou seja, não apenas ao fluxo físico de coisas, mas também a todas as atividades que estão envolvidas desde a produção até a entrega ao consumidor, envolvendo parceiros diversos.
A ideia central do Canal de Marketing é que o valor percebido pelo cliente em uma compra, E PLANEJADO pela organização, possa fluir pela cadeia, desde o produtor até o consumidor final.
DA CRIAÇÃO À ENTREGA DE VALOR
Agora que sabemos o que são canais de marketing, vamos conhecer de maneira ampla as decisões que dizem respeito a este importante conceito. Uma primeira observação é que as decisões de Canais de Marketing estão dentro do marketing mix (4Ps) relacionadas ao “P” de Praça, ou Ponto, ou ainda “Place” (KOTLER, KELLER, 2015).
Os Canais de marketing devem então constituir uma rede de entrega de valor ao consumidor-alvo. Desta forma, antes de começar a tomar decisões de canais de marketing, devemos ter claramente a visão de qual ou quais são nossos mercados-alvo.
Qual o perfil detalhado de cada um destes mercados. Quais são as empresas que atuam nestes mercados, oferecendo quais produtos, por meio de quais diferenciais. Em suma, devemos ter uma análise detalhada do mercadoem que se quer atuar, e possíveis outros mercados, entendendo mercado como o conjunto de consumidores, concorrentes, e até mesmo com relação a sua distribuição geográfica.
Esta ideia inicial diz respeito entregar valor que foi criado com base em uma análise de mercado.
Estrutura de distribuição
Ao pensar em canais de marketing como um conjunto de organizações que cooperam entre si para tornar um produto ou serviço disponível, logo vem a nossa mente questões relacionadas a distribuição. As escolhas de canais irão influenciar todas as demais decisões de marketing.
Observe, por exemplo, no setor de serviços, a complexidade que vemos as questões relacionadas à internet. Uma empresa fornecedora de conteúdo depende de uma operadora de internet para que seus serviços cheguem ao consumidor final. Neste exemplo, fica claro como as empresas dependem entre si para entregar valor aos seus clientes.
As decisões de distribuição irão então afetar bastante o valor entregue ao cliente final, pois ele não enxerga empresas separadas, mas uma só, aquela que ele escolheu na compra. O arranjo de distribuição que será montado pela empresa deve refletir este olhar para o consumidor final desde o início.
A empresa irá refletir sobre o tamanho da cadeia de distribuição, sobre sua propriedade em algum elo, ou se irá transferir esta atividade para alguma empresa, e se esta for a decisão, qual será a escolha para crescimento da operação, se por meio de terceiros franqueados, ou terceiros com seu próprio modelo de negócios?
Todas estas decisões darão corpo à estrutura de distribuição pensada pela empresa.
Podemos pensar em uma rede de distribuição para o varejo, ou para o atacado, para consumidores, ou para empresas, para produtos ou para serviços?
Para os consumidores finais, a rede de distribuição se caracteriza como varejo, e deve ter uma configuração tal que estes a percebam como sendo única. Uma tendência tem sido a atuação de empresas no varejo com configuração de atacado, ou o “atacarejo”. Esta tendência de distribuição atente à busca de preços baixos, com menor opção de produtos, onde se abre mão de uma atmosfera mais elaborada.
A distribuição para empresas segue uma estrutura diferente, e mais simples do que a estrutura de distribuição ao varejo. Do fornecedor as mercadorias fluem direto para o fabricante, e dele para um canal de distribuição industrial, e então para a empresa cliente.
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Papéis e funções dos canais de marketing
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