INSTAGRAM TESTA REAÇÕES DE EMOJIS PARECIDA COMO O CURTIR DO FACEBOOK EM MENSAGENS DIRETAS
Assim como já ocorre no Messenger, o Facebook pretende implementar o uso de emoji nas reações no direct do Instagram.
A notícia foi dada por Jane Wong — especialista em engenharia reversa e bastante conhecida por buscar novidades analisando códigos de aplicativos populares — em seu Twitter, no dia 30 de janeiro.
Até o momento, os testes estão sendo feitos apenas internamente, com os funcionários da corporação. Isso significa que os demais usuários precisam aguardar o lançamento oficial do recurso para ter acesso a essa novidade. É possível continuar usando as reações rápidas que aparecem nas histórias — que funcionam de forma bem semelhantes.
Apesar de ainda não ter sido divulgado dados oficiais para uma implantação dessa nova funcionalidade, Jane afirma um de seus tweets que o Instagram vem trabalhando nas reações desde 2019. ir ao ar e chegar até nós, meros.
Sem computador
Abra o site do Instagram e faça login na sua conta.
Clique no ícone de mensagem no canto superior direito da tela.
Encontre a pessoa que deseja desbloquear e clique no ícone de menu ao lado da conversa.
Clique em “Desbloquear”.
Como mudar o direct do Instagram?
Para alterar o tema da conversa, basta seguir os seguintes passos:
Sem celular
Abra o aplicativo e vá para a aba “Direct”.
Toque na conversa que você deseja alterar.
Toque no ícone de menu e clique em “Alterar tema”.
Escolha o novo tema e clique em “Alterar”.
Sem computador
Abra o site do Instagram e faça login na sua conta.
Clique na conversa que você deseja alterar.
Clique no ícone de menu e clique em “Alterar tema”.
Escolha o novo tema e clique em “Alterar”.
Instagram direto
Imagem: MeSSrro/Shutterstock
Como responder uma mensagem específica no direct do Instagram?
Para responder uma mensagem específica, basta seguir os seguintes passos:
YouTube Shorts: o que é, como fazer e usar na sua estratégia
Sem celular
Abra o aplicativo e vá para a aba “Direct”.
Abra a conversa e toque na mensagem que você deseja responder.
Toque no ícone de resposta e escreva sua resposta.
Toque no ícone de enviar para enviar sua mensagem.
Sem computador
Abra o site do Instagram e faça login na sua conta.
Abra a conversa e clique na mensagem que você deseja responder.
Clique no ícone de resposta e escreva sua resposta.
Clique no ícone de enviar para enviar sua mensagem.
Como apagar no direct do Instagram?
Para apagar conversa do Instagram inteira, basta seguir os seguintes passos:
Argentina vive ‘crise’ por conta das figurinhas do álbum da Copa do Mundo
Sem celular
Abra o aplicativo e vá para a aba “Direct”.
Toque na conversa que contém uma mensagem que você deseja apagar.
Toque e segure a mensagem que você deseja apagar até que o menu.
Clique em “Cancelar envio”.
Sem computador
Abra o site do Instagram e faça login na sua conta.
Abra a conversa e clique na mensagem que você deseja apagar.
Clique nas reticências (três pontos) ao lado da mensagem que você deseja apagar.
Clique em “Cancelar envio”.
Como apagar uma conversa inteira no direct do Instagram?
Para apagar uma conversa inteira, basta seguir os seguintes passos:
Sem celular
Abra o aplicativo e vá para a aba “Direct”.
Toque e segure sobre a conversa que você deseja apagar.
Clique em “excluir”.
Sem computador
Abra o site do Instagram e faça login na sua conta.
Selecione uma conversa que você deseja apagar.
Clique no ícone de informação (i) no topo da conversa.
Clique em “Excluir bate-papo”.
Ganhar Seguidores no Instagram
Instagram está trabalhando em reações para mensagens diretas
Atualmente, “não funcionários só podem ver a reação ❤️”
O Tech Comms Manager do Facebook @alexvoza confirmou este recurso inédito e isso é “algo que eles estão testando há alguns dias” pic.twitter.com/EzVWfA6Doo
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) 30 de janeiro de 2020
O que está por trás dessa mudança
Como outras plataformas, Twitter e o Messenger, por exemplo, já têm ferramentas trabalhadas, é natural que o Instagram também siga o fluxo e libere a função que permita emojis nas reações no direct (e não apenas nos Stories, como é atualmente).
Um dos objetivos é investir em novidades que mantêm a rede relevante para seus, fazendo com que o interesse continue vivo. Isso pode ser feito tanto por meio de funções utilizadas por concorrentes (como o Snapchat) quanto anunciando algo novo, como é o caso de importação como reações do Facebook.
Outro fator é o ganho em engajamento, visto que os usuários podem interagir melhor nas conversas e tornar-se ainda mais divertidas (ou não). A nova funcionalidade ainda pode ser usada com a intenção de resolver o problema de solução de problemas públicos em situação ainda mais útil, uma vez que pode ser usada com a intenção de resolver o problema de solução de problemas.
Nesses casos, fica mais fácil identificar um alto grau de insatisfação e saber melhor quando o caso necessita de atenção e acompanhamento especial. Assim, é que as relações se tornam ainda mais próximas e personalizadas.
Planos para o futuro
Por parte do Facebook, estima-se que exista o objetivo de combinar o back-end de todas as plataformas tecnológicas em troca de mensagens da empresa, ou seja, direto do Instagram, Facebook Messenger e WhatsApp.
“As pessoas podem decidir qual serviço utilizar para se comunicar. Hoje, entretanto, se você quiser enviar uma mensagem precisa para alguém no Facebook, é usar o Messenger. No Instagram, é necessário o Direct. No WhatsApp, é preciso que a outra pessoa também tenha o app. Queremos dar às pessoas a chance de escolher. Sendo assim, eles podem falar com seus amigos de todas as redes sociais usando o aplicativo que preferirem”, explicou Zuckerberg.
Dessa forma, a comunicação entre eles seria mais fluída, além de poder centralizar todas as conversas em um só lugar. Isso só reforça ainda mais a ideia de que o Facebook enxerga como reações no direto do Instagram não só viável, como também necessária.
E aí, o que você achou dessa novidade? Agora, as reações não são uma mudança direta do Instagram e o que pode acontecer, só resta esperar a hora de alguma mensagem.
Um dos principais nomes da seleção Suíça tornou-se motivo de preocupação para a equipe a um mês da Copa do Mundo. O goleiro Sommer, que vive grande fase no Borussia Mönchengladbach, sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo e perderá os próximos jogos do clube alemão. A Suíça é rival do Brasil no grupo G do Mundial.
O Gladbach divulgou nota oficial nesta quarta-feira com uma atualização sobre a situação de Sommer, que foi a campo no confronto contra o Darmstadt, na última terça-feira, e precisou ser substituído aos 13 minutos de jogo. Segundo o clube, o goleiro teve constatada uma lesão após uma entorse no tornozelo e “não estará disponível até novo aviso” – sem um prazo oficial para retorno divulgado.
O lance que originou a lesão ocorreu ainda aos quatro minutos de jogo, quando Sommer saltou para fazer uma defesa e sentiu dores no tornozelo após pisar no gramado. Ele ainda tentou permanecer em campo, mas precisou ser substituído nove minutos depois.
Sommer, de 33 anos, defende a Suíça há uma década e se tornou titular absoluto da posição nos últimos anos. Ele esteve com a seleção na Copa do Mundo de 2014, quando não atuou, e também no Mundial de 2018, quando já era o arqueiro principal do elenco. Ele vem se destacando na temporada da Bundesliga.
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No Instagram, os influenciadores digitais conquistam mais seguidores com estratégias que incluem: comprar curtidas no Instagram e promover campanhas pagas de anúncios.
Todo esse esforço de ampliar a base de seguidores e a interação com o público não é em vão. Afinal, os criadores de conteúdo sabem que podem monetizar alto com a propagação de conteúdo de qualidade para os seus seguidores.
Assim, é possível ganhar dinheiro dos anunciantes que se interessam pela audiência dos influenciadores.
E, de fato, esse movimento se tornou um grande modelo de negócio com o suporte das mídias sociais.
Você também tem interesse em saber como isso funciona, quanto o Instagram paga e como se tornar um influencer relevante na rede?
Quanto ganha um influenciador digital no Instagram?
Atualmente, o Brasil está no ranking mundial de usuários que mais consomem conteúdo produzido por influencers na web.
De acordo com dados da Cuponation, mais de 100 milhões de brasileiros acessam o aplicativo, o que coloca o país na terceira colocação da lista.
Sabendo que essa rede social caiu no gosto dos brasileiros, milhares de pessoas se lançam em projetos de criação de conteúdo para atrair olhares e alcançar a fama. Mas não é somente a fama que está em jogo.
Por meio do Instagram é possível fazer dinheiro – muito dinheiro – sabendo aplicar as estratégias e práticas corretas. Mas antes de entrarmos neste âmbito, que tal saber quanto um influencer digital ganha no Instagram?
O Instagram não paga! Quem paga são os anunciantes!
Primeiramente, entenda que a plataforma de rede social não monetiza os (as) influencers. Portanto, o faturamento dos criadores de conteúdo não é derivado da rede social.
Para ganhar dinheiro com essa atividade é essencial manter boas parcerias publicitárias com marcas que se interessem pelo seu número de seguidores e seu engajamento com eles.
Mas o que se sabe é que, com essas parcerias, é possível chegar a ganhar nas seguintes faixas:
- Influencers com mais de 1 milhão de seguidores podem faturar até R$ 500 mil por mês;
- Influenciadores com 200 mil a 1 milhão de seguidores podem faturar até R$ 100 mil mensais;
- No caso dos influenciadores médios, que possuem entre 20 mil e 200 mil seguidores, o faturamento mensal estimado é de R$ 30 mil.
- Já os micro influenciadores, que alcançam entre 10 mil e 20 mil seguidores, batem o faturamento estimado de até R$ 15 mil.
Ou seja, mesmo que você seja um micro influenciador, os ganhos ainda são bem atrativos, certo? No entanto, não pense que esse dinheiro todo cai do céu à toa.
É preciso colocar a mão na massa e pôr em prática algumas estratégias que vão alavancar seu perfil na rede social!
O que define um influenciador de mídia social?
Em resumo, um influenciador de mídia social é alguém que tem um grande público seguidor, sendo capaz de persuadi-los a com as suas recomendações.
As plataformas de mídia social de maior alcance que os influenciadores de mídia social usam são:
- Youtube
- TikTok
- Snapchat
Em todas essas plataformas, você precisa fazer uma oferta de conteúdo diferenciada, ter conteúdo comercializável e um grande público interessado em seu assunto ou personalidade. Mas as exigências não param por aí!
Quais são os principais nichos para digital influencer?
Os nichos para digital influencer são os mais variados possíveis. Os mais comuns são os de moda, beleza, bem-estar, lifestyle e comportamento.
O Instagram restaurou a conta do deputado eleito Nikolas Ferreira (PL) na noite de sábado (5) e atribuiu a suspensão do site do jovem a “um erro”.
“Erramos e pedimos desculpas. A conta em questão já foi restaurada”, lemos em comunicado da Meta, conglomerado que controla o Instagram. Ferreira perdeu o controle da conta no sábado.
No entanto, um apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) está excluído do Twitter desde sexta-feira (4). Após a reativação do site, ele se manifestou no Instagram e explicou que não havia criado outra conta em seu nome.
Após a suspensão de sua conta no Twitter, Ferreira disse que pediu a um advogado para acessar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ele disse ser o responsável pelo banimento da conta. A conclusão do Tribunal foi baseada na Lei do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014).
“Basicamente, você não precisa gostar de mim para defender a liberdade de outras pessoas. Eu basicamente reescrevi o que o argentino disse no Twitter e provavelmente é por isso que eles excluíram minha conta no Twitter com quase 2 milhões de seguidores. Você não pode realmente questionar hoje. Você não pode perguntar e as pessoas não entendem o quão perigoso é. Um tribunal que decide o que você pode e não pode dizer nas redes sociais. Surreal, disse Ferreira.
torcedores de Flamengo e Corinthians
Mas há também nichos relacionados à maternidade, pets, viagens, restaurantes, programação cultural, humor, reality show, filmes e séries, livros, do it yourself (DIY), vídeo de reações, ciência, política, fotografia e por aí vai.
Ou seja, existe um nicho de digital influencer para tudo, absolutamente tudo o que você imaginar.
Quanto ganha um influenciador digital?
Bom, já falou como um digital influencer ganha dinheiro. Mas quanto será que quem trabalha influenciando as pessoas na internet consegue faturar?
Antes de entrarmos nos números propriamente ditos, vale a pena transcendermos que os ganhos de um influenciador digital influenciador de fatores.
Por exemplo, é óbvio que quem tem mais de 100 mil seguidores no Instagram vai ganhar muito mais do que aquele que tem “apenas” 40 mil, certo? Errado!
O número de seguidores é sim um fator importante na hora de fechar um “publi post” com alguma marca. No entanto, as marcas anunciantes estão de olho também no engajamento dos seguidores com as publicações do influenciador.
Ou seja, se o influenciador que tem 40 seguidores recebe mais visualizações nos stories, mais comentários e mais curtidas que o de 100 mil, pode ser mais conhecido para uma marca anunciar com aquele que tem 40 mil seguidores.
Feita essa ressalva, vamos aos números.
Um canal grande no YouTube pode conseguir fechar uma campanha publicitária no valor de R$ 50 mil a R$ 150 mil. Já canais menores, menos de 100 mil inscritos, conseguem fechar parcerias por até R$ 5 mil.
Já a monetização do canal pelo AdSense é feita em dólar. Logo, canais com mais de 1 milhão de inscritos podem ter cerca de US$ 10 milhões por mês, número de visualizações de vídeos faturados.
No Instagram, micro influenciadores, com menos de 100 mil seguidores, podem fechar publicações de até R$ 5 mil. Esse valor tende a aumentar à medida que conquistando novas de milhares de seguidores.
Os que já estão na casa dos milhões de seguidores conseguem faturar mais de 250 mil em publicidade. A vencedora da edição 21 do reality Big Brother Brasil, Juliette Freire, cobra algo em torno de R$ 300 mil das marcas que querem anunciar (post no feed + stories) para os mais de 30 milhões de seguidores dela no Instagram
Para o Facebook e o Twitter, as marcas não costumam investir muito para anunciar nos perfis de influenciadores dessas redes sociais. O valor cobrado pelos postos pagos fica normalmente em torno de R$ 1 mil.
Identifique seu público-alvo
Como influenciador(a), você é uma marca. Então, você precisa fazer os mesmos exercícios de identificação de público, como qualquer empresa faz.
Desse jeito, identifique o público-alvo com o qual deseja trabalhar e comece a criar conteúdo atrativo para essas personas.
Como ganhar dinheiro com parcerias?
O Instagram possui um recurso específico chamado “Parceria paga com”, que permite mostrar aos seguidores quando a postagem é patrocinada. Embora a ferramenta esteja disponível para qualquer pessoa, as empresas costumam fazer esse tipo de parceria com usuários que já têm muitos seguidores, como influenciadores e celebridades. Para ativar essa opção, acesse as configurações do app. Depois, clique em “Conta” e em “Ferramentas para conteúdo de marca”.
Ao utilizar o recurso, é possível também ativar o botão “Permitir que meu parceiro de negócios impulsione”. A ferramenta possibilita que a postagem seja exibida no Gerenciador de Anúncios da marca e divulgada também por ela. Para quem já tem um público de seguidores consistente, é recomendado também se cadastrar em plataformas de marketing de influência, que ajudam as empresas a encontrarem influenciadores.
Entre algumas conhecidas no mercado estão AspireIQ, Upfluence Famebit, que são pagas. Ainda assim, é possível encontrar na Internet opções com planos gratuitos, como HypeAuditor e InFluency.me. Vale dizer que nada impede que pessoas com uma lista de seguidores mais modesta faça contato diretamente com as empresas pelo Direct e explique como seu perfil pode contribuir para a marca.
Como criar um perfil profissional
É importante lembrar que, para ganhar dinheiro no Instagram, é necessário ter uma conta comercial. Além de oferecer insights e ferramentas para mensurar o desempenho de posts, esse tipo de perfil permite inserir botões com os contatos do dono da conta, por exemplo, o que facilita para as pessoas encontrarem mais facilmente informações sobre a empresa ou sobre o influenciador. Para isso, basta entrar nas configurações, clicar em “Conta” e depois selecionar a opção “Alternar para o perfil comercial”.
Reels e Stories
Os vídeos são os melhores conteúdos atualmente para atrair pessoas até o seu perfil no Instagram. Afinal, são formatos de conteúdo que viralizam rapidamente e permitem uma interação maior com seus seguidores.
Procure fechar parcerias com pequenas empresas
Existem muitas empresas dispostas a investir no marketing de influência e fechar parcerias com micro influenciadores.
Procure na sua cidade lojas ou prestadores de serviços que oferecem soluções que podem interessar a sua audiência.
Ao fechar parcerias com marcas locais, você começa a ganhar experiência para, futuramente, negociar publicidade com empresas maiores.
Além disso, essas parcerias ajudam a imprimir maior credibilidade para o seu canal ou perfil no Instagram.
Crie conteúdo envolvente e comercializável
Aqui é onde começa o verdadeiro trabalho. Para ser top of mind, você tem que ficar top of mind. Isso significa postar conteúdo de qualidade regularmente e com frequência.
Existem muitas ferramentas online gratuitas e fáceis de usar para te ajudar a criar conteúdo exclusivo e profissional.
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Um relatório independente sobre as confusões na final da Champions League da temporada 2021/22, realizada no Stade de France, em Paris, responsabiliza a Uefa por “falhas flagrantes em todos os aspectos” na gestão da segurança do estádio e do evento. O documento tem 160 páginas e leva em consideração 485 relatos de testemunhas.
É importante lembrar que a Uefa inicialmente culpou os torcedores do Liverpool por chegarem em cima da hora. Depois, acusou os torcedores do Liverpool de comprarem ingressos falsos, em um esquema gigantesco. Nada disso foi comprovado. Ao contrário, o que se mostrou é que houve falhas de segurança, de gestão e de atuação tanto do governo francês quanto da própria Uefa.
Entre as conclusões do documento, que é um relatório independente e separado daquele que está sendo produzido pela Uefa e será divulgado em novembro, relata uma preparação inadequada antes do jogo pela Uefa e as agências em Paris, junto com erros no provisionamento de multidões feito no local. Combinado com um tratamento agressivo da polícia, os torcedores foram deixados traumatizados por agressões não provocadas da polícia e de gangues locais.
O relatório tem o título de “Treated with Contempt: An Independent Panel Report into Fans’ Experiences Before, During and After the 2022 Champions League Final in Paris” (“’Tratado com desprezo’: um relatório de painel independente sobre as experiências dos fãs antes, durante e depois da final da Liga dos Campeões de 2022 em Paris”, em tradução livre”) e pediu que os relatórios da polícia e do governo franceses sejam tornados públicos. Concluiu ainda que a Uefa teve um “fracasso abjeto” em tentar cumprir suas responsabilidades.
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Entre as conclusões do relatório está a recomendação que a Uefa realize uma revisão do seu gerenciamento de emergência. “É difícil compreender a sequência de eventos que constituiu a sequência de eventos do fiasco em paris, deixando tantas pessoas fisicamente machucadas, psicologicamente afetadas e financeiramente comprometidas”, afirmou o Professor Phil Scraton, um dos líderes do painel que conduziu o relatório.
“Tendo pago preços inflacionados para viajar, se acomodar e ir ao estádio, homens, mulheres e crianças foram sujeitos a violência policial não provocada e indiscriminada com gás lacrimogênio e cassetetes, além de roubos a faca por gangues locais”, continua Scraton. “Muitos saíram antes da partida, aqueles que permaneceram foram submetidos a mais ataques pela polícia de choque e gangues ao saírem do estádio e nas chegadas às estações locais”.
“A responsabilidade pelo colapso da autoridade, gestão e segurança recai sobre aqueles que organizam e administram o evento.” Outro palestrante, o jornalista e radialista Peter Marshall, acredita que “somente a paciência dos fãs evitou uma catástrofe”.
“É realmente um milagre ninguém ter morrido”, disse Marshall. “A Uefa, que organiza esses eventos e supostamente veta a segurança do estádio, deve explicar como permitiu que isso acontecesse – e por que, diante das evidências, insistiu em culpar torcedores inocentes. Os dirigentes da Uefa devem assumir a sua responsabilidade individual e coletiva”.
A Uefa anunciou ainda em maio uma comissão independente que faria uma revisão ampla que examinaria a tomada de decisão, responsabilidade e comportamentos de todos os envolvidos na final.
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Um ponto importante sobre o é que alguns perfis podem estar privados, isto é, acessível para usuários aprovados pelo dono da conta. Nesses casos, você até pode enviar uma mensagem, mas ela irá para um filtro de aprovação para que o usuário decida se irá responder ou não.
Essa é uma medida de segurança do Instagram para evitar o envio de spam e conteúdos exclusivos.
Depois de selecionar o perfil que deseja, é só digitar e enviar sua mensagem. Quando ela for respondida, o Instagram irá notificá-lo e, para responder, basta acessar a conversa novamente.
Bem fácil, não é?
Como enviar direct no Instagram pelo PC?
Você também pode acessar o direct do Instagram pelo PC. Basta acessar o Instagram pelo seu navegador e seguir os mesmos passos. As diferenças únicas são relacionadas ao layout da página que é um pouco diferente do aplicativo para dispositivos móveis. Veja um exemplo:
Imagem a tela do Instagram, como usar o direto do Instagram.
Clicando no ícone do direct, você será direcionado para uma página com todas as DMs:
Imagem a tela do Instagram, como usar o direto do Instagram.
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Como fazer bom uso do Instagram direto no seu negócio?
Agora que você já sabe o que é e para o que serve o direto do Instagram, confira algumas dicas para fazer bom uso dessa ferramenta no seu e-commerce.
- Responda a todas as mensagens
A primeira dica é muito importante para manter uma boa relação com seus clientes: não deixe de responder nenhuma mensagem.
Imagine se você entra em contato com uma marca para dúvidas e sua mensagem simplesmente ignorada? Seria no mínimo bastante desanimador, certo? Afinal, por que comprar de uma empresa que não se comunica com seus clientes?
Por isso, independentemente de qual for o assunto, responda as mensagens enviadas na sua DM. Mesmo que seja necessário direcionar o cliente para outro canal, deixar de responder não pode ser uma opção.
- Tente não demorar para enviar as respostas
Ainda sobre as respostas, uma boa prática é estabelecer prazos para atender os clientes via direct. Mesmo que você não use um DM como canal oficial de atendimento, deixe o consumidor esperando por uma resposta não é nada bom para a experiência dele com a marca.
Portanto, defina prazos que não atrapalhem sua rotina de trabalho, mas que também não considerem uma impressão de que você não está de olho nas mensagens dos clientes. Esse relacionamento irá ajudar a manter uma boa relação com seu público e evitar que responda a mensagens acumuladas.
💡 Saiba mais: 5 erros no atendimento ao cliente que você deve evitar
- Estabeleça uma linguagem adequada ao seu público
Conhecer o seu público-alvo somente para direcionar suas estratégias não é importante de venda e marketing. Saber qual é a linguagem adequada para cada perfil do consumidor faz uma grande na hora de oferecer um bom atendimento ao cliente.
Além disso, o atendimento é um dos fatores responsáveis por definir a impressão que o cliente tem da sua marca. Assim, quanto mais humanizado e personalizado para o seu contato com ele, melhor será a sua experiência.
💡 Saiba mais: Atendimento personalizado: o que é e como aplicar?
- Crie respostas prontas
Pensando na praticidade e na otimização da sua rotina de atendimento, as respostas prontas para os assuntos mais recorrentes. Desse modo, você economiza tempo para digitar a mesma mensagem várias vezes.
Um ponto de atenção aqui é tomar cuidado para não criar uma comunicação muito engajada e impessoal. Crie mensagens que atentem para a marca anterior definida para a sua linguagem.
💡 Saiba: 10 exemplos de frases mais prontas para atendimento ao cliente
Tudo certo sobre o direto do Instagram?
Agora que você já sabe tudo sobre o direct do Instagram, basta entender se esse é um canal de comunicação que faz sentido para a sua loja. Mesmo que você opte por não centralizar o atendimento nas DMs, ela ainda será um ótimo espaço para interagir com sua audiência. Portanto, não desperdice essa oportunidade de se aproximar do seu público.