Como usar o TikTok [Guia para Iniciantes]
Confira todas as funcionalidades disponibilizadas pela rede social de vídeos curtos e aprenda, de uma vez por todas, como usar o TikTok
O TikTok é o aplicativo destaque entre os jovens e influenciadores digitais. Mas, você sabe como usar uma rede social de vídeos curtos? Por ser cheio de opções de customização e ter uma linguagem ágil, pode ser bastante complicado de usar. Felizmente, aqui nós explicamos tudo. Veja abaixo como usar o TikTok, um guia fácil para quem está a ter contato com a rede agora.
Abrindo o aplicativo
Ao abrir o TikTok pela primeira vez, você cairá na tela inicial, com as criações mais recentes de outros usuários que estão fazendo sucesso no app. O primeiro passo é criar uma conta na rede social, através do ícone de perfil no canto inferior direito da tela. Você pode criar uma conta ou usar os perfis do Facebook, Google e Twitter.
Criando vídeos no TikTok
Uma vez cadastrado, você está livre para criar seus próprios vídeos. Para começar a criar, basta clicar no sinal de “+” no centro da tela para abrir a ferramenta de criação.
No modo de criação, você pode captar vídeos através das câmeras do celular, definindo a duração do mesmo nas opções acima do disparador, entre 3 minutos, 15 e 60 segundos. Ou também fazer o upload de um vídeo ou imagem do seu celular. Os demais recursos na tela de criação são os seguintes:
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Canais como:
cut_heyjoy
mundo das 21 bandeiras
Camila Blanco Sosa
família.marca
Isso ajuda você a ver os signos do zodíaco no TikTok e saber que o mundo está esperando por você.
logotipo TikTok
Pesquisas indicam que sinais de “estrelas jovens” são mais prováveis de ocorrer
Algumas crianças não desistem até aprenderem a dançar no TikTok; outros estão ansiosos para aprender a tocar um instrumento. Alguns tendem a ser “amantes dos holofotes” como os filhos de Leão, enquanto outros, como Touro e Libra, têm um apreço especial por arte, beleza e música. Mas esses sinais podem realmente ter um impacto tão grande?
Play Like Mum, uma varejista britânica de carrinhos e brinquedos infantis, compilou dados mostrando quais personagens têm maior probabilidade de serem conhecidos por seus talentos. Para isso, o site registrou os dados de mais de 6.000 estrelas infantis entre 1 e 18 anos em fevereiro deste ano. O grupo é formado por dançarinos, atores de teatro e estrelas do TikTok. A tarefa é determinar qual constelação tem a melhor chance de se tornar uma superestrela.
Gêmeos: estrelas do YouTube e TikTok
Os gêmeos lideram uma “gangue” de atores mirins. A maioria das estrelas do YouTube e TikTok nasceu sob este signo. Não é à toa, já que o signo de ar regido por Mercúrio – o planeta da comunicação e da tecnologia – está naturalmente à vontade nas redes sociais.
Câncer e Peixes: modelos e celebridades do Instagram
É seguido de perto por Câncer, sugerindo que modelos e estrelas do Instagram têm maior probabilidade de nascer sob o signo de Câncer. Os bebês nascidos sob um signo de água sensível têm uma Lua intuitiva, já que as melhores postagens do Instagram costumam apelar para nossas emoções. Desnecessário dizer que os dados mostram que muitas estrelas do Instagram também nasceram sob o signo de Peixes, outro signo de água sincero.
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Touro: dançarino
Os dançarinos provavelmente nasceram em Touro, um signo de terra regido por Vênus que representa beleza e arte. Touro também está bem sintonizado com todos os cinco sentidos, o que torna a dança – uma bela combinação de música, fisicalidade e artes visuais – uma forma natural de se expressar.
Aquário: Um membro da família das estrelas bebês
As famílias famosas de atores mirins costumam ser orientadas para a comunidade, visionárias e decisivas.
Leão: estrela de cinema
Leões não são apenas nobres da selva; eles também adoram glamour e atenção em nível de filme, e é por isso que as estatísticas mostram que a maioria das estrelas de cinema são Leos. As estrelas parecem seguir os passos dos famosos membros do elenco Daniel Radcliffe, Leo, JLo, Ben Affleck e Sandra Bullock.
Rapper: Escorpião
Os dados encontrados revelaram que a maioria dos rappers nasceu em Escorpião, um signo de água extremamente sensual regido por Marte orientado para a ação e pelo poderoso Plutão. Os rappers adultos incluem Tyga, Future e Eve.
Áries: cantor pop
Lady Gaga e Mariah Carey abriram caminho como estrelas pop de Áries. Não é de admirar que os filhos de Áries nascidos sob o signo da ação Marte se saiam bem nesse aspecto, porque são pessoas de sucesso que querem deixar sua marca.
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Sagitário: ator dramático
Os nascidos sob o signo de fogo de Sagitário, regido por Júpiter (o planeta da felicidade e da abundância), nascem artistas. (Basta olhar para Miley Cyrus, Bette Midler ou Britney Spears). Mas quando crianças, eles eram mais propensos a se tornar estrelas de reality shows e estrelas de palco, de acordo com Play Like Mum.
Virgem, Libra e Capricórnio: versatilidade
Embora os dados não mostrem que esses três signos tendem a ganhar fama esmagadora, os virginianos são super comunicadores (como Gêmeos) regidos por Mercúrio, por isso é seguro presumir que eles permanecerão nas redes sociais. Libra, regido pela bela Vênus, adora criar e apreciar arte, enquanto Capricórnio, regido por Saturno, é trabalhador e tenta escalar todas as montanhas que encontra.
Resumindo: embora essas estatísticas sejam sem dúvida interessantes, vale lembrar que todo mundo tem um mapa astral completo e único, não apenas um horóscopo que pode ajudar na autoexpressão e na carreira. Desempenhar o papel de mãe nos lembra que não importa a aparência de uma criança, o objetivo deve ser sempre apoiar suas verdadeiras aspirações, estejam elas sob os holofotes ou não.
- Como usar a música de um vídeo como trilha de suas produções
Assim como acontece no Instagram no modo Reels, os usuários do TikTok também podem usar músicas de outros vídeos como trilha sonora. O recurso é muito útil quando estamos participando de algum desafio ou quando queremos recriar um vídeo que viralizou dentro da plataforma.
O procedimento é simples e prático. Toque sobre o nome do áudio na descrição do vídeo que usará como referência. Em seguida, basta usar a opção “Usar este som” para gravar o seu próprio vídeo usando aquele áudio.
- Use efeitos de voz no TikTok
Não basta oferecer muitas possibilidades de filtros e ferramentas para edição de vídeo, o TikTok também conta com muitos recursos que alteram o áudio. Como “Efeitos de Voz”, essa ferramenta aplica sobre nossas vozes efeitos para transformá-las em vozes de animais e, até mesmo, ativar a voz final como se apenas sob efeito de gás hélio.
O recurso faz parte das opções de edição em vídeos. Toque sobre o ícone “+” na parte central da tela e grave seu vídeo normalmente. Agora, toque no botão “Check”, que aparece em vermelho na tela. Em seguida, use a opção “Efeitos de voz”. Feito isso, poderá adicionar vários efeitos e ativar sua voz em formato cômico.
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- Use o efeito de tela verde para alterar os fundos dos vídeos
O efeito tela verde, conhecido em estúdios de TV como Chroma Key, pode ser simulado digitalmente no TikTok. O recurso é uma alternativa para usuários que solicitam uma forma de não usar o fundo do local onde não há momento. Além disso, a ferramenta é uma forma interessante de criar fundos curiosos para tornar os conteúdos mais chamativos.
Para abrir o efeito, clique sobre o “+” na parte inferior da tela e escolha a opção “Efeitos”. Nesse momento, escolha “Tela verde”. Toque sobre o ícone “+” e abra a galeria do smartphone. Basta escolher a imagem desejada para visualizar como ela funciona como fundo na câmera do TikTok.
- Use o QR Code de seu perfil
Os usuários do TikTok contam com um QR Code pessoal para que funcione como link para o perfil. Quem recebe o código pode escaneá-lo usando a câmera do celular. Além de funcionar como forma de ajudar pessoas que também usam uma ferramenta para sua conta, o QR Code pode ser impresso em cartões de visita e campanhas de marketing de empresas.
O acesso para o código não é complicado. Siga até o seu perfil na plataforma e toque sobre o ícone de sanduíche na parte superior da tela. Nesse momento, escolha “QR Code” para visualizar o seu código. O QR Code pode ser baixado para a biblioteca do celular e compartilhado em outras redes sociais, mensageiros online ou impresso em algum material de divulgação.
- Use o modo privado em sua conta do TikTok
O TikTok Instagram, permite que usuários, como suas contas para evitar pessoas, não sejam suas amigas. Dessa maneira, apenas as pessoas que tiverem o pedido de amizade aceitos para interagir com comentários, visualizar e enviar mensagens.
Para fechar a sua conta, acesse seu perfil e toque sobre o ícone de sanduíche. Em “Privacidade”, ativa a função “Conta Privada”. Pronto. Sua conta agora não é mais aberta e apenas seus amigos podem visualizar seus posts no TikTok.
- Excluir vídeos que quiser em seu perfil do TikTok
Sabe aquele vídeo que você postou e hoje se arrepender? O TikTok permite que esses conteúdos sejam deletados do perfil. A dica pessoal que, por engano, compartilharam alguém que possa ajudar também o tipo de erro no processo de edição.
Para usar o recurso, siga até o seu perfil e abra o vídeo que deseja deletar. Nesse momento, toque sobre o ícone de três pontos no canto superior da tela e deslize o dedo para esquerda para clicar na opção “Excluir”.Pronto. Use como dicas sempre que quiser dominar recursos avançados do TikTok. Lembre-se de continuar navegando em nosso site para conhecer tutoriais, dicas e notícias sobre o mundo da tecnologia. Use também as nossas buscas para encontrar conteúdos que possam solucionar suas dúvidas.
Pela receita bruta:
A PJ que oito atingirá no ano calendário anterior a receita bruta total, valor superior a R$ 78,000.000,00 milhões (setenta e de reais), ou a R$ 6,50.000,00 (seis e quinhentos mil reais) multiplicado pelo número de meses de atividade do calendário anterior, quando inferior a 12 (doze) meses.
Considere-se a receita total, o somatório:
da receita bruta mensal;
das demais receitas e ganhos de capital;
dos ganhos obtidos em operações realizadas nos mercados de renda variável;
dos rendimentos nominais por aplicações financeiras de renda fixa.
Pela atividade comercial:
Todos os tipos de bancos (comerciais, investimentos, caixas, sociedades de créditos;
Corretoras (câmbio e títulos);
Distribuidoras de títulos e valores mobiliários;
Arrendamento Mercantil;
Cooperativas de Crédito;
Seguradoras;
Empresas de Capitalização e,
Entidades de Previdência Privada.
Aquela empresa que obteve lucros, rendimentos ou ganho de capital no exterior;
Como beneficiados pelos incentivos fiscais, isenção ou redução de impostos;
Aqueles pagos na forma mensal pelo regime de previsão 930/96;
Operações que exploram atividades de prestação de contas cumulativa e contínua de serviços de assessoria creditícia, mercadológica, gestão de créditos, seleção de riscos, administração de direitos creditórios resultantes das vendas mercantis a prazo de prestação de serviços (factoring)
Empresas imobiliárias, enquanto não concluídas as operações para as quais hám registro de custodido (IN SRF 25/99);
A PJ que opta por esse regime, mesmo que não tenha a obrigação.
Periodicidade
Como pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real, podem escolher pelos seguintes períodos:
Resultado trimestral líquido de cada trimestre definido, os seguintes períodos: 31/03, 30/06, 30/09 e 31/12 do relativo ano.
Anual adicional : Após a apuração do lucro estimado mensal sendo 8% da receita (para cálculo do IRPJ ) após o cálculo do lucro bruto e da contribuição social Sobre o final de cada exercício,-se ao ajuste das diferenças para pagamento, restituição ou compensação do valor.
Prazo para pagamento
O imposto de renda devido, apurado trimestralmente, será pago cota, até o último dia útil do mês seguinte ao final do trimestre de apuração.
Parcelamento do pagamento
A opção da pessoa jurídica, o imposto devido poderá ser pago em até três cotas a ven, igual e sucessivas até o último dia útil dos três meses subsequentes ao período do período de a que corresponde.
Valor da cota
A cota poderá ter inferior a R$ 1.000,00 (mil reais) e o imposto de nenhuma inferior a R$ 2,00,00 (dois mil reais) será pago em cota única, até o último dia útil do mês subsequente ao valor do valor do período de apuração;
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1. Adicionar som
Por padrão, você pode utilizar sons ambiente, mas o app recomenda o uso de músicas de sua biblioteca, por questões de direitos autorais. O nome da música e do autor são exibidos nos vídeos, bem como um link para a faixa que te permite salvar como favorito.
Dentro da biblioteca do TikTok, você vai ver as músicas separadas por categorias, além de uma seleção com as canções mais usadas por outros usuários. Se preferir, pode usar a ferramenta de busca na parte superior e procurar por uma canção ou artista específico que goste.
2. Velocidade de vídeo
Esse recurso te permite definir qual a velocidade que você quer para o seu vídeo. As velocidades variam de: 0.3x; 0.5x; 1x; 2x e 3x.
Voltado para profissionais de criação, planejamento e conteúdo, o programa abrangerá toda a estratégia de mídia com foco na ação online
De acordo com um estudo realizado pela Cuponation, quase metade (45,7%) da população brasileira com mais de 18 anos usa o TikTok. Se houver uma audiência, há uma oportunidade para as marcas explorarem plataformas para encontrar audiências e, claro, consumidores.
Na mira da marca, a plataforma foi anunciada na quinta-feira de 2003, visando a inauguração de treinamentos institucionais. Essas sessões serão destinadas a profissionais de criação, planejamento e conteúdo e mostrarão maneiras eficazes de se envolver com a comunidade da plataforma. O programa vai desde o planejamento de um funil de vendas completo, linguagem criativa, tendências, uso da música até o trabalho com os criadores.
“O TikTok é uma plataforma onde a expressão criativa e a autenticidade são os principais atrativos de uma comunidade altamente engajada que busca criar cultura e descobrir entretenimento”, explicou Leo Khéde, chefe da agência TikTok. “Percebemos o interesse das empresas em ativar cada vez mais o TikTok , justamente porque a plataforma provou ser uma excelente opção não apenas para aumentar a exposição e a consideração da marca, mas também converter as vendas”, acrescentou.
O TikTok ultrapassou o Facebook como a plataforma mais valiosa para ações de anunciantes diretos ao consumidor (DTC), de acordo com um novo relatório da Triple Whale.
Segundo pesquisa da própria plataforma, 80% dos usuários no Brasil dizem confiar e ver a credibilidade dos vídeos que assistem, enquanto 85% afirmam ter mais interesse em um produto depois de vê-lo em algum conteúdo da rede social. Foram estudados. Ainda assim, Khéde acha que a comunidade TikTok está mudando a forma como as compras online são feitas: a hashtag TikTokMadeMeBuyIt (“TikTok me fez comprar”) usada em vídeos na plataforma já tem mais de 27 bilhões de visualizações. “Não é mais um caminho reto. Agora é um ecossistema de engajamento com conteúdo criativo, original e autêntico que inspira compras”, disse o chefe da agência.
Tiktok para agências
TikTok quer melhorar os resultados do proxy
A primeira edição do treinamento TikTok será voltada para funcionários de agências criativas, bem como funcionários da já pré-determinada holding do setor de publicidade da empresa. O TikTok já oferece um formulário de inscrição em lista de espera. Desde a semana passada, a plataforma registrou mais de 400 profissionais interessados no que vem por aí.
Durante novembro-dezembro, as aulas serão ministradas pelos próprios especialistas do TikTok e divididas em cinco módulos semanais. Enquanto o conteúdo é pré-gravado, os instrutores estarão ao vivo no chat e fornecerão perguntas e orientações adicionais.
O treinamento do TikTok abrange todas as etapas da criação de uma campanha, desde o início até a estratégia pós-mídia. Os tópicos que serão explorados incluem como fazer uma breve introdução à ativação do TikTok, como planejar um funil de vendas completo e até mesmo os exemplos de demonstração de ativação mais criativos.
“Também forneceremos informações sobre como usar melhor a música da plataforma, desafios e tendências de ativação, além de dicas de como alavancar parcerias com os criadores da plataforma, como por meio do Creator Marketplace, onde as marcas podem criar”, o executivo do TikTok adicionado.
3. Filtros
Os filtros são separados por categorias e você pode gerenciá-los, deixando em evidência os filtros que mais usa e eliminando aqueles que não gosta tanto.
4. Efeitos
Aqui ficam os efeitos disponíveis pelo app separados pelas seguintes categorias: novos; divertido; vibes; tela verde; beleza; acessórios; interativo; edição; animais; realidade aumentada; eventos; e música.
5. Maquiagem
Esses são efeitos de edição para o rosto com maquiagem e filtros para aplicar batom, arquear as sobrancelhas, afinar o nariz, entre outros.
6. Temporizador
O temporizador te ajuda a definir um limite de gravação e um timer para que você não precise apertar o botão para iniciar a gravação. O timer pode ser de 3 segundos ou 10 segundos, e o vídeo do temporizador pode ter até 15 segundos.
Como surgiu o TikTok?
O TikTok foi lançado em novembro de 2017, pela empresa chinesa ByteDance. Ele é uma mistura entre dois apps: o Douyin, lançado no ano anterior pela mesma companhia e o musical.ly. O Douyin é um considerado uma versão do TikTok adaptado às restrições e censuras do governo chinês.
Após a compra do musical.ly, no início de 2017, a ByteDance juntou a proposta dos dois aplicativos, criando o TikTok. A proposta era criar um app para compartilhar vídeos curtos, de 15 a 60 segundos, e com diversos recursos de edição, como filtros, gifs, músicas, legendas, cortes e dublagens.
Com tantas possibilidades, foram criados diversos desafios, jogos e coreografias, o que incentiva a participação dos usuários. Além disso, a presença de famosos e grandes influenciadorestambém aumenta o engajamento, despertando a curiosidade e a vontade de fazer da brincadeira.
Qual o segredo do sucesso?
O sucesso se deve a três pontos: a divulgação por meio de famosos e influenciadores, a maneira de divulgar o conteúdo e a versatilidade.
O primeiro é a relação, principalmente no início, com as celebridades e influenciadores locais. Em cada ponto da terra, o TikTok se enturmava com os “grandes” locais que faziam desafios usando o aplicativo e pedido para o público utiliza-lo junto, o que foi o caso de Jimmy Fallon nos EUA.
Com o interesse natural inicial do apresentador de talk show, aplicativo viu uma oportunidade de aumentar exponencialmente seus seguidores e, então, capitalizou na figura de Jimmy em forma de parceria paga. Em 2018, Jimmy usou o aplicativo para uma série de desafios em seu programa o que gerou uma quantia de 10,4 milhões de reações dentro de uma semana. Casos como esse se espalharam em várias partes do globo: Japão, Tailândia, Índia e, é claro, Brasil.
Leia Mais: Aprenda a fazer um planejamento de redes sociais em 9 passos simples
O segundo ponto é a visão do TikTok de focar em conteúdo localizado. O aplicativo realiza diversos concursos e desafios locais e assim arremata tendências por meio de hashtags localizadas. Com os desafios, além de criar temas para os usuários e premiá-los assim gerando milhares de vídeos locais, faz que com a fama do aplicativo cresça exponencialmente em seguidores e, claro, reconhecimento.
O terceiro e último ponto é questão da versatilidade de uso do seu app. Cria-se o conteúdo, compartilha e também visualiza-se sem problemas, o que faz com que se torne muito atrativo aos olhos de quem acessa o TikTok pela primeira vez.
Como usar o TikTok?
O primeiro passo para usar o aplicativo é criar uma conta. Você pode se cadastrar utilizando seu telefone, email ou conta do Google, Facebook ou Twitter. Para isso, baixe o aplicativo e clique no botão inferior do canto direito — um que parece um boneco.
O segundo passo é editar o seu perfil. Semelhante ao Instagram, você irá criar um @, com seu nome de usuário e links para outras redes sociais. Você pode colocar uma foto ou vídeo de perfil. É possível também restringir quem pode visualizar, compartilhar e baixar o seu conteúdo.
Com o perfil criado, você pode curtir, comentar e compartilhar vídeos, seguir os seus perfis preferidos e interagir com outros usuários. Assim como no Instagram, ao clicar na tela duas vezes você curte o vídeo. No botão de “lupa”, na parte inferior da tela, você consegue pesquisar e descobrir novos videos, usuários e hashtags do momento. Um ponto interessante é que você não precisa estar logado para visualizar os vídeos na plataforma.
Por que usar o TikTok?
Como já sabemos, a rede social se tornou febre entre usuários. Só por aí, você já pode começar a imaginar que ele tem um grande potencial de trazer mais visibilidade para a sua marca. Também não podemos deixar da possibilidade de conseguir viralizar e ter um alcance infinitamente maior.
Sendo assim, explorar melhor os recursos que a rede oferece é uma excelente maneira de se aproximar do público. Só é preciso ter o cuidado de criar conteúdos que sejam coerentes com a proposta da plataforma.
Nesse caso, você pode usar e abusar do bom humor, de memes e de desafios, por exemplo. Contudo, você deve se manter na linha da identidade visual, da linguagem e do posicionamento da sua marca.
7. Responder
Uma funcionalidade exclusiva para responder mensagens recebidas de outros vídeos publicados por você. A rede social também sugere algumas perguntas que podem ser respondidas.
8. MV
O modo “MV” permite a criação de apresentações animadas com música, onde você pode subir imagens. Se você preferir, pode também subir um vídeo de outra fonte e edita-lo dentro do app, com fundo musical, efeitos e filtros.
Após gravar um vídeo ou subir algum conteúdo da galeria do seu celular, o TikTok libera outras edições:
- Ajustar clipes
Nesse, você pode o vídeo gravado no espaço, ou seja cortar, editar o fim para deixar da forma que deseja.
- Efeitos de voz
O Tiktok libera diversos efeitos de voz para personalizar os vídeos. Entre os efeitos estão: microfone; megafone; robô; eco; entre outros.
- Locução
Recurso que permite gravar um áudio por cima do vídeo, muito utilizado em conteúdos de reações, onde na tela aparece a imagem e a narração fica ao fundo.
- Legendas
Esse recurso do TikTok reconhece o áudio e gera legendas para que todas as pessoas acompanhem os seus vídeos. O legal é que a rede social te permite editar a legenda caso ela não reconheça e transcreva corretamente o áudio.
- Sons, efeitos, textos e adesivos
Por, a rede social permite, mesmo após a última gravação do vídeo, a inserção de sons, efeitos (em que você pode selecionar a parte que deseja que o efeito escolhido entre), textos e adesivos.
Antes de publicar, de fato, ou seu vídeo no perfil, o TikTok disponibiliza um espaço para inserir legenda e selecionar uma capacidade para o seu conteúdo, a partir de modelos prontos.
Um pouquinho sobre o TikTok
O TikTok é um aplicativo de rede social para iPhone (iOS) e Android que os usuários gravam vídeos curtos, onde podem escolher um fundo musical e dublar letras, inserir filtros, legendas, trilha sonora, gifs, fazer cortes e usar a criatividade da forma que desejar, já que são muitas possibilidades.
O aplicativo se for Musical.ly, permite recursos de sincronização labial original, usado pela empresa responsável pela compra TikToDance e seu aplicativo foi fundido TikTok que já foi chamado.
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