Como desenvolver empatia nas negociações e construir um diálogo honesto com o cliente

dezembro 21, 2022 Off Por rodolfocosentino1

Grande parte do sucesso na carreira e na vida pessoal depende do cultivo de bons relacionamentos.

A empatia nas negociações é fundamental para criar uma conexão real com os consumidores e criar conversas em que ambas as partes possam ganhar.

Imagine que você fechou uma grande venda e seu cliente ainda se acha um vencedor?

Esse é o sonho de todo profissional de comunicação, marketing ou vendas, certo?

Neste artigo, explicaremos o que é empatia, como ela difere de outras formas de terapia e como você pode aplicá-la em sua vida cotidiana para construir um relacionamento com seus clientes em potencial.

Quer saber mais sobre esse importante tema? Então vamos!

O que é empatia?

Para começar a entender o que é empatia, podemos consultar a própria definição do dicionário.

Segundo Priberam, empatia é:

A forma de identificação intelectual ou emocional de um sujeito com uma pessoa, ideia ou coisa.

Observe que esta definição traz não apenas a palavra “intelectual”, mas também emoção.

Isso significa que ter empatia significa não apenas se identificar com a outra pessoa, mas também se identificar com as emoções da outra pessoa.

A palavra empatia vem do latim empatheia, onde “en” significa entrar e “pathos” significa sentir.

Então entre na emoção.

Em outras palavras, a empatia é a capacidade de sentir as emoções de outra pessoa, identificar-se com seus pensamentos e entender o que ela está passando.

Quando conhecemos a história de alguém, conseguimos ajudar e entregar o que faz mais sentido no momento – e isso se aplica totalmente a produtos e serviços!

Não adianta oferecer café para quem está com calor ou tentar vender ingressos de festa para quem está triste e cansado.

É preciso entender as emoções dos clientes para oferecer soluções adequadas ao momento de suas vidas.

Existe diferença entre educado e empático?

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sim!

E, para conscientizar as pessoas sobre essa diferença, é importante olhar também para o conceito de educação.

Ainda segundo o dicionário, ser educado significa conhecer e praticar atitudes consideradas socialmente corretas.

A educação está associada a boas maneiras e civilidade, em que se adota regras de etiqueta e atitude de respeito.

No entanto, perceba que nunca é educado cavar os sentimentos de outra pessoa.

No máximo, significa não invadir o espaço da outra parte.

A empatia vai longe.

Uma pessoa empática tenta entender como a outra pessoa está se sentindo, se algo a está incomodando ou deixando-a triste, se ela está feliz e animada, etc.

A partir daí, os praticantes e profissionais da empatia podem encontrar as melhores maneiras de servir e falar com os outros.

Afinal, tudo fica muito mais fácil quando entendemos o que alguém está passando.

Qual a importância da empatia nas empresas e carreiras?

Quando se trata de carreiras, muitas vezes temos a impressão de que você precisa ser implacável e calculista para ter sucesso.

E, de fato, algumas instituições – mesmo sem querer – acabam propagando essa ideia em sua cultura organizacional.

Mas quem pode dizer que é verdade?

Todos nós sabemos que as empresas são formadas por pessoas. E as pessoas têm sentimentos.

Portanto, entender as emoções de seus colegas, clientes, fornecedores, superiores ou subordinados ajuda você a se conectar com eles.

Essa conexão produz uma relação cada vez mais forte e de confiança que traz inúmeras vantagens e oportunidades.

Listamos abaixo alguns dos principais benefícios da empatia para empresas e carreiras:

Maior harmonia entre funcionários e colegas

Todo profissional que deseja assumir um cargo de liderança ou coordenar relacionamentos com colegas precisa praticar a empatia.

Quando você está lidando com várias pessoas, a única maneira de manter sua equipe motivada é entender o que cada um está passando – quais são seus sonhos e aspirações, suas crises e queixas.

Aumentar as vendas e a satisfação do cliente

Vender nada mais é do que entender a necessidade de alguém e, a partir disso, oferecer uma solução que possa ajudar.

O que muitas pessoas não percebem é que essas necessidades têm um fundo emocional em grande medida.

Por exemplo:

Ao vender um software de automação de marketing, você não está apenas ajudando uma empresa a organizar seus controles.

Também permite que o CEO, por meio da colaboração, reduza a ansiedade e ganhe paz e clareza em sua vida profissional e pessoal.

construir parcerias duradouras

Já mencionamos isso, mas vale a pena enfatizar.

Nenhum relacionamento de longo prazo é construído inteiramente sobre polidez e decoro.

É necessário ir mais longe.

Boas parcerias profissionais – seja com colegas, fornecedores ou clientes – nascem da empatia.

Quando você se coloca no lugar da outra pessoa e entende como ela se sente, fica mais fácil chegar a um acordo que beneficie a ambos.

Quer se tornar um ser humano mais empático? Confira estas 3 dicas úteis

  1. Ouça com atenção

Em uma vida cotidiana tão agitada, raramente nos permitimos parar o que estamos fazendo e apenas ouvir.

Praticar a escuta atenta é o primeiro desafio para se tornar uma pessoa empática.

O mais importante aqui não é fazer as perguntas certas ou dar bons conselhos.

Em vez disso, apenas ouça atentamente.

  1. Deixe o julgamento de lado

Ao ouvir com atenção, pode haver um desejo de julgar mentalmente a situação.

Isso é especialmente verdadeiro quando a outra pessoa compartilha algumas dificuldades ou problemas.

Nesse momento, ignore o julgamento e tente sentir o que a outra pessoa sente.

Você perceberá que as emoções são reais, não importa a causa – e, portanto, dor ou prazer.

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