Como atrair leads no Instagram

outubro 6, 2022 Off Por rodolfocosentino1

No marketing de vendas, LEAD é um potencial cliente que disponibilizou informações para o seu negócio. Saiba como ter leads no Instagram.

A captação de leads é uma parte fundamental de uma estratégia de vendas atual. Pensar nos canais que podem trazer mais contatos qualificados para seu negócio vai ampliar as chances de você criar um banco de dados relevante. Por isso, a seguir, separamos dicas de como gerar leads pelo Instagram.

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no mundo e já conta com 800 milhões de usuários ATIVOS!

Com o grande número de usuários, o Instagram se tornou estratégico para essa que é uma das etapas iniciais do trabalho de Marketing. Seus clientes também podem estar por lá, então vale a pena estudar a persona do seu negócio para identificar as melhores oportunidades.

Quer mais leads qualificados do Instagram? Procurando uma estrutura passo a passo simples para seguir para melhorar seus esforços de geração de leads?

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Neste artigo, você descobrirá cinco maneiras de gerar leads melhores com anúncios do Instagram.

Para converter leads em compradores, é preciso que essa pessoa esteja dentro de um processo muito bem elaborado de conquista, pois compradores são seres não passivos, pensantes, que dificilmente irão consumir por impulso na internet (a não ser que a oferta seja, de fato, por tempo limitado).  

Em todas as etapas da compra, o prospect busca uma grande quantidade de informações antes de, enfim, realizar a compra. 

Cabe ao marketing da sua empresa guiá-lo em todo esse processo, que chamamos de “funil de vendas”.

O que seu perfil precisa para se tornar uma máquina de resultados

Uma coisa é saber que o Instagram está ao alcance de todos e que com as otimizações certas é possível transformá-lo em uma máquina de gerar leads.

Outra coisa bem diferente é achar que basta criar um perfil e publicar nele com alguma frequência para as vendas começarem a surgir. 

Como atrair leads no Instagram

Passo a passo para criar destaques no Instagram

Pelo contrário: não se esqueça que, como em qualquer ambiente de negócios, o Instagram também apresentará concorrentes.

O TikTok Information Technologies UK, representante dos negócios do TikTok, aponta um faturamento de US$ 990,46 milhões nos últimos 12 meses. Esse valor representa um crescimento de 477% em relação ao ano anterior. As informações são do site Music Business Worldwide.

De acordo com o  TikTok, o aumento do faturamento em 2021 na União Europeia,  Islândia, Liechtenstein, Noruega, Reino Unido e  Suíça, foi impulsionado principalmente pelo crescimento contínuo de sua base de usuários. Além disso, a plataforma atribui esses dados ao que chama de ferramentas de monetização aprimoradas para melhorar a experiência dos anunciantes.

No entanto, o TikTok também revela uma perda operacional anual de US$ 895,58 milhões, aumentando 37% em comparação com uma perda de US$ 654,20 milhõesem 2020. As justificativas para elas são referentes ao aumento dos custos com pessoal, com o número médio mensal de funcionários da plataforma na Europa aumentando de 1.302, em 2020, para 4.396, em 2021. 

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Ainda foi divulgado que os custos de vendas da empresa triplicaram em relação ao ano anterior, atingindo US$ 1 bilhão em 2021. A plataforma informou que seus negócios de anúncios na Europa geraram US$ 802,3 milhões em 2021, contra US$ 152,4 milhõesno ano anterior.

A plataforma da ByteDance diz que aumentou o número de funcionários em suas equipes de vendas. O TikTok ainda observa os riscos comerciais que enfrenta em relação à concorrência de outras empresas que operam redes sociais baseadas em conteúdo e que vendem publicidade para companhias que desejam alcançar consumidores.

Enquanto isso, o negócio de transmissão ao vivo da plataforma na Europa gerou US$ 151 milhões em 2021. As receitas de negócios do TikTok na Europa revelam que a União Europeia gerou US$ 532 milhões em 2021. Já o Reino Unido, US$ 279 milhões. Enquanto os mercados geográficos listados pelo TikTok como ‘Outros’ corresponderam a US$ 179 milhões em 2021.

Além disso, a plataforma destacou que o  tamanho da base de usuários e o nível de engajamento dos usuários são cruciais para os  negócios. Em setembro de 2021, o TikTok tinha mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais.

Geração Z prefere TikTok e Instagram ao Google

  • Google divulgou informações sobre relatório de comportamento digital
  • Pesquisa mostrou que usuários mais jovens preferem pesquisas mais imersivas
  • Gigante da tecnologia quer atualizar mecanismo de busca para atrair a Geração Z

Quando você procura um lugar para comer, qual é a principal plataforma utilizada para pesquisa? De acordo com novo relatório do Google, 40% da Geração Z prefere fazer pesquisas no TikTok e no Instagram ao invés de usar ferramentas de busca convencionais.

O vice-presidente sênior da empresa, Prabhakar Raghavan, compartilhou a descoberta durante a conferência Brainstorm Tech. De acordo com o executivo, a geração mais jovem não tem o hábito de utilizar palavras-chave para fazer buscas específicas, mas procuram descobrir conteúdos de maneiras mais imersivas.

Raghavan ainda explicou que esse público geralmente se interessa por “formas visualmente ricas” de busca na internet. Dessa forma, ferramentas como o Google Maps precisam ser ainda mais atualizadas para atender ao público que tende a crescer nos próximos anos. “Temos que evocar expectativas completamente novas e isso requer bases tecnológicas totalmente novas”.

O Google confirmou ao site TechCrunch que os comentários do líder da empresa foram baseados em pesquisas internas conduzidas através de usuários dos Estados Unidos, com idades entre 18 e 24 anos. No entanto, o relatório completo desenvolvido ainda não tem data para ser divulgado pela gigante da tecnologia.

A companhia declarou que planeja fazer mudanças para conquistar o público mais jovem. Atualmente, a empresa mistura imagens e texto. Em um futuro não muito distante, a ideia é que os usuários possam segurar o telefone, ou um óculos de realidade aumentada, para realizar uma pesquisa com base no que veem, de acordo com a Época Negócios.

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Use anúncios de geração de cadastros do Instagram

A primeira — e mais óbvia — maneira de obter mais leads no Instagram é usar anúncios de geração de cadastros. Eles têm a capacidade de proteger os clientes como empresas, números de telefone, números de nascimento e cargas.

Esses anúncios ajudam as empresas a aprender mais sobre os clientes, a melhorar as campanhas de marketing direto e muito mais.

Para criar anúncios de geração de cadastros, você deve ter uma conta comercial do Instagram. Isso também significa precisar de uma página no Facebook, pois todos os anúncios do Instagram são criados no Gerenciador de anúncios do Facebook.

Na lista de seleção de objetivos de campanha, escolha Geração de cadastros como seu objetivo de marketing. Além disso, o Facebook recomenda que você selecione “Posicionamentos automáticos” para garantir que o custo seja otimizado e reduzido ao mínimo.

Para garantir que seu anúncio seja exibido no Instagram, você deve seguir as especificações de anúncio do Instagram. Considere a inclusão de sessões de resumos aos seus formulários, elas geralmente melhoram como taxas de envio. O Instagram pode preencher previamente o endereço de e-mail, o nome completo, o número de telefone e o sexo usando como informações das contas dos clientes.

As ferramentas de coleta de informações de anúncios do Instagram ou para informações do público Semelhnate (Lookalike Audience) podem ser usadas para ajustar sua estratégia de coleta de anúncios. Esse tipo de pessoas com perfis públicos a ajudar a preencher o segmento de clientes que preencheram seus novos formulários, aumentar a exposição e alcançar em potencial.

Anuncie para gerar leads no Instagram

Vamos começar pela dica que pode te trazer resultados rápidos. E para isso é preciso que você tenha um orçamento para investir em anúncios e que você saiba como Anunciar no Instagram.

Para isso, você precisa:

  • Que seu Instagram seja um perfil comercial
  • Ter acesso ao Gerenciador de Negócios
  • Saber qual público-alvo você quer atingir
  • Uma isca ou material de valor que te ajude a capturar esses leads
  • Ter uma verba de anúncios

Caso tenha uma Landing Page, você pode direcionar os interessados para essa página em seu site. Nesse caso, seu objetivo de anúncio deve ser conversão. Caso vá usar a própria ferramenta do gerenciador de anúncios, escolha Geração de Cadastros, como mostra a imagem abaixo.

Aprenda a transformar seguidores em clientes no Instagram

Colete detalhes do leads no Instagram
Com o objetivo de geração de leads do Ads Manager, você pode qualificar clientes em potencial e coletar seus detalhes de contato diretamente no aplicativo do Instagram. Campanhas com esse objetivo podem usar chat automatizado ou formulários instantâneos para geração de leads.

Quando você usa o bate-papo automatizado, basicamente configura um chatbot para se envolver com seu público-alvo. Se você fizer as perguntas certas, poderá automatizar o aspecto de qualificação da geração de leads e determinar facilmente se os clientes em potencial são adequados para o seu negócio.

leads no Instagram

Por exemplo, você pode perguntar sobre cargos e empregadores dos usuários, necessidades e interesses e até mesmo intenção de compra. Se eles não parecerem adequados, você pode desqualificá-los automaticamente sem ressentimentos. Mas se eles parecerem leads que valem a pena perseguir, você pode solicitar números de telefone e e-mails para poder acompanhá-los fora do Instagram.

Quando você usa formulários instantâneos, pode fazer perguntas qualificadas e coletar detalhes de contato, sem a necessidade de uma conversa automatizada de ida e volta. Como os formulários instantâneos são preenchidos automaticamente com informações básicas do usuário e detalhes de contato, os clientes em potencial podem completá-los de forma relativamente fácil.

Para atingir suas metas de campanha com eficiência, você pode criar formulários instantâneos para mais volume ou maior intenção. Você também pode usar o número e o nível de detalhes de suas perguntas para aumentar a qualidade do lead. Por exemplo, fazer perguntas mais aprofundadas provavelmente atrairá um grupo menor de clientes em potencial com maior probabilidade de conversão.

Prós de usar o objetivo de geração de leads
O maior benefício desse objetivo é que o resultado final – geração de leads – ocorre no aplicativo Instagram. Não há necessidade de fazer com que os clientes em potencial cliquem fora do aplicativo e você não terá problemas de relatórios que podem surgir com o rastreamento de conversões fora do Instagram.

Contras de usar o objetivo de geração de leads no Instagram.
Os clientes em potencial que conversam com sua empresa ou preenchem seu formulário instantâneo não necessariamente visitarão seu site. Se você executar campanhas publicitárias multicanal que dependem de análises de sites, usar esse objetivo pode comprometer sua capacidade de redirecionar para outros canais.

Colete detalhes do lead fora do Instagram

Com o objetivo de conversões, você pode fazer com que os clientes em potencial se autoqualifiquem e enviem suas informações de contato fora do Instagram. Campanhas com esse objetivo usam eventos de conversão para gerar ações em seu site ou aplicativo.

Quando se trata de eventos de conversão, o Ads Manager permite uma ampla personalização. Isso significa que você pode configurá-los de qualquer maneira que funcione para sua empresa ou campanha. Como sua equipe define um lead? Você pode otimizar campanhas para obter mais envios de formulários, registros concluídos, avaliações gratuitas ou outros resultados alinhados às etapas críticas do seu funil de vendas. Isso trará de fora pra dentro, leads no Instagram.

Crie uma Bio do Instagram que seja memorável para gerar leads no Instagram

Como está a descrição do seu perfil no Instagram? É apenas uma descrição simples ou você criou uma frase que incentiva quem vê seu perfil a tomar uma decisão?

Uma frase que gere impacto e estimule seu público é uma estratégia que pode parecer simples, mas é um diferencial entre aquela pessoa que acessou o perfil se tornar um lead ou não.

Você pode usar algumas táticas para chamar a atenção e gerar leads no Instagram através da bio, como:

  • Emojis (Eles sempre chama a atenção, não é mesmo? ⚠
  • CTA’s – Chamadas para ação, como “clique e baixe nosso e-book”, “veja nosso cardápio”, ou “faça parte da minha comunidade gratuita”.
  • Link para um site ou página específica

Otimize a sua descrição do perfil para ter leads no Instagram

Combinada como uma boa descrição no perfil, a dica 1 do Link na Bio é a melhor forma de gerar Leads de forma simples. Por isso, otimizar sua descrição pode ser um dos elementos mais importantes para a geração de Leads, principalmente para o público que chega até a sua página pela primeira vez.

As pessoas visitam os perfis das empresas nas redes sociais para saber mais sobre ofertas, informações, produtos e as últimas novidades. Então, em vez de usar a descrição básica como “nós somos a empresa X e fazemos Y”, use esse espaço principal para fazer uma oferta clara.

Para colocar uma descrição adequada, com o objetivo de atrair mais Leads, pense no que seus visitantes vão querer de retorno da página. Como a primeira coisa que um usuário do Instagram verá é a descrição, o ideal é que ela descreva claramente o que ele receberá depois de clicar no CTA (Call-to-Action) que você incluiu abaixo dele.

O CTA deve levá-los a uma página de destino para entrega conforme descrito. Coloque um CTA forte (vale até usar emojis aqui) junto da descrição para gerar ainda mais Leads com esse elemento.

Para deixar ainda mais claro: se você produz cursos e trabalha com a venda online deles, pode adaptar sua descrição para sempre divulgar as novidades ou aquele específico que tem o objetivo de atrair mais clientes.

Use CTA (Call to Action). É uma chamada para ação, o texto que vai fazer o seu público tomar decisões específicas. Normalmente as pessoas tendem a não tomar uma decisão sem você induzi-las. Utilizando o CTA em suas publicações faz com que os usuários sejam direcionados a acessar o link da sua bio, assistir stories e afins. 

Stories e o famoso “arrasta para cima”

Assim como o feed, o stories exige que você ofereça um conteúdo interessante que realmente faça o usuário ter curiosidade de conhecer mais sobre sua oferta.

O stories ainda tem uma vantagem: é possível inserir um link no próprio conteúdo. Assim você não tem que fazer o usuário sair do que está vendo e ir até a bio clicar no link.

O famoso “arrasta para cima” facilita a vida do usuário e a sua, na busca por estratégias de como gerar leads pelo Instagram. 

Mantenha a frequência de publicações

Com base no seu nicho de produto ou serviço, você consegue identificar qual a melhor frequência de publicações que deve realizar para gerar um resultado positivo na geração de Leads.

É comum encontrar a informação de que é preciso fazer ao menos uma postagem por dia no Instagram para ter esse retorno. Isso faz sentido no momento em que analisamos públicos que acessam a rede social com consistência pelo menos diária, e essas publicações possuem mais chance de chegar nas pessoas certas.

Atualizações regulares no Instagram, quando há audiência para isso, é um caminho interessante a ser seguido. Mas mesmo que não trabalhe de forma diária com as publicações, é fundamental ter um frequência pensando na geração de Leads.

Fazer publicações muito espaçadas acaba desengajando seus seguidores e a audiência. O mesmo pode acontecer quando realiza publicações em excesso.

Como o Instagram é todo baseado em imagens e vídeos, o lado criativo, produzindo mensagens completas que levam seu público a realizar uma ação de conversão, não pode ficar de lado. Então trabalhe o lado mais criativo possível nas publicações para também ser constante na geração de Leads.

Conte histórias reais em seus posts. Isso traz leads no Instagram

Uma das melhores formas de engajar seu público é por contar histórias reais, que causam impacto com as pessoas. Essas histórias podem ser de algum funcionário, a história da empresa, dos fundadores ou até mesmo de clientes.

Faça parcerias com influenciadores
O Instagram possui vários usuários com milhares de seguidores. Isso significa que o alcance desses perfis pode ser muito maior do que o seu, representando uma ótima estratégia de divulgação para sua marca.

Algumas personalidades cobram pela divulgação de imagens em seus perfis, com atuação profissional. Você pode procurar algumas parcerias com influenciadores da sua região e com o mesmo público-alvo para iniciar tipo de comunicação.

O importante é encontrar parcerias que faça sentido para o seu negócio. De nada adianta pagar caro para um influenciador que não fala com sua persona. geração de Leads será ada, jogando ou investimento pela janela.

Uma boa dica é buscar parcerias com páginas que podem compartilhar com o público que já faz um conteúdo relacionado com o seu perfil. 

Vídeos. Atualmente, o instagram voltou a atenção para os mais diversos formatos de vídeos. Com o fim do IGTV, os vídeos do feed podem ser vistos por diversas pessoas, como uma espécie de feed só de vídeos. Criar esse tipo de conteúdo gera um excelente alcance e atrai um público interessante para o seu negócio, quando a estratégia é criada da maneira correta, com qualidade e profissionalismo.

Crie públicos de remarketing para maximizar o orçamento e segmentar clientes em potencial
Sem o público certo, a geração de leads pode ser desnecessariamente cara e produzir resultados decepcionantes. Para manter seus custos sob controle e obter os leads desejados, use as diretrizes abaixo para criar públicos-alvo com maior probabilidade de conversão.

Público-alvo por atividade da conta do Instagram
Sua empresa tem uma estratégia orgânica forte no Instagram que gera muito engajamento? Você já executou conteúdo pago para gerar reconhecimento ou engajamento? Sua conta do Instagram pode ser uma fonte de dados útil para geração de leads no Instagram.

Utilize tags de preços em produtos

O Instagram dá para as empresas a possibilidade de inserir tags de preços em produtos apresentados nas imagens. Muitos ecommerces já estão utilizando a ferramenta, que torna mais simples o trabalho de levar o público para o seu site próprio e finalizar a compra.

Mesmo que a compra não seja efetuada, existem várias outras possibilidades comerciais e até mesmo de geração de Leads. Você pode inserir CTAs de conversão no site, como a assinatura de uma newsletter, por exemplo. Utilizar pop-ups também ajuda a realizar uma oferta que atraia novas conversões.

Uma boa ideia, também, é trabalhar com a estratégia de retargeting, oferecendo anúncios após essa primeira visita.

Faça concursos e sorteios
Sim, você pode com sorteios e semelhantes para contar concursos para leads no Instagram, gerar de forma direta, captando indiretamente – através de uma Landing Page – que já tornam seus novos leads, ou seja, mantendo o relacionamento com essa base na sequência para realizar uma oferta que gera uma conversão.

Isso ainda é eficaz hoje, com várias contas recebendo um grande número de Leads usando essa técnica. Antes de sua audiência ter interesse em ganhar e criar maneiras de distribuir esses prêmios para que um grande número de pessoas se inscrevam e participem.

Com uma ação de sucesso, depois de conseguir bastante engajamento e visitas ao perfil, é hora de levar as pessoas para sua página de destino por meio do CTA em seu perfil no Instagram.

Crie conteúdo comprável

Marcar produtos no Instagram não é apenas uma boa maneira de aumentar as vendas. Mesmo que um clique não resulte em uma compra, você pode considerá-lo um lead coletado e um cliente interessado.

Esse tipo de informação é inestimável quando colocado nas mãos de profissionais de marketing experientes. Você pode usar esse recurso para ver em quais produtos seu público está interessado ou para segmentar anúncios para clientes que se engajaram.

Para criar publicações para compras no Instagram, comece verificando se sua conta está qualificada. Você precisa ter um catálogo do Facebook, que você pode criar usando o Gerenciador de Catálogos.

Após o seu catálogo ser conectado, você precisa se inscrever no Instagram Shopping. A partir daí, você pode começar a adicionar tags de produtos às suas postagens e histórias.

Com o Instagram Insights, você pode acompanhar as visualizações do produto (o número total de vezes que as pessoas clicam em uma tag) e o botão do produto (o número total de vezes que as pessoas clicaram em comprar na página do produto).

Crie uma landing page que entregue o que você prometeu e isso trará leads no Instagram

Parabéns! Alguém clicou no seu link. Agora você precisa de uma landing page que não faça com que seu lead se arrependa da decisão.

O Hootsuite criou um guia para as landing pages dos anúncios do Instagram, e muitas das dicas se aplicam aqui. A página deve ser digitalizável, criar uma experiência visual perfeita e ter um conteúdo que corresponda ao que as pessoas esperam encontrar. Qualquer que seja a promessa que sua CTA configura, sua landig page deve cumpri-la.

Para algumas marcas, isso significa usar ferramentas que transformam feeds em landing pages clicáveis. Você pode fazer isso com um link para seu site no canto superior direito, ou tornando seu feed mais comprável, com postagens que especificam e vinculam diretamente aos seus produtos, ou ainda criando um link para páginas específicas em seus sites.

O que fazer após uma captação de leads?

Como dissemos ao longo do texto a captação de leads é apenas uma etapa do processo de Inbound Marketing. Por isso é preciso pensar em sua estratégia para as próximas etapas.

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Após aprender como gerar leads pelo instagram, o que você vai fazer com os leads que fazem parte do seu banco de dados?

Campanhas de relacionamento, ou nutrição de leads, são fundamentais para transformar o lead em cliente.

E-mail marketing, SMS automação de marketing são algumas das estratégias que podem fazer parte de seu planejamento de comunicação.

Uma estratégia de Inbound Marketing a Dentro de Captação de Leads é só o começo, você ainda tem que se preocupar com o:

relacionamento;
venda;
fidelização.

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