Emoção até o fim: Benfica supera PSG nos critérios de desempate com gol nos acréscimos contra o Maccabi Haifa
Apesar da vitória do PSG contra a Juventus em Turim, Benfica goleou em Israel por 6 a 1 e arranca o primeiro lugar na chave nos gols marcados fora de casa
O Benfica jogou muita bola e conseguiu o que parecia improvável: se classificou em primeiro lugar do grupo pelo sexto critério de desempate. Isso porque os encarnados venceram por 6 a 1 o Maccabi Haifa, mesma pontuação da Juventus, que venceu a Juventus por 2 a 1 em Turim. Empatados no confronto direto, no saldo de gols no confronto direto, nos gols marcados no confronto direto, saldo de gols no grupo, gols marcados no grupo e, enfim, gols fora de casa no grupo, que os portugueses chegaram a nove, enquanto os franceses ficaram com seis.
Foi um fim de rodada maluco e pareceu que os jogadores do PSG sequer entenderam que tinham perdido a primeira colocação, até porque foi nos critérios de desempate e depois de tantos empates. Isso faz com que o Benfica fique no Pote 1, assim como o Porto, o outro clube português nesta fase. O PSG vai para o Pote 2, que enfrenta os primeiros colocados.
Pioneirismos de Anitta em uma década na música
Os dois jogos aconteceram simultaneamente, mas tudo indicava que as coisas iriam para as mãos do PSG ao longo do jogo. Enquanto os dois times estavam vencendo, parecia que o PSG ficaria com a vantagem, porque o saldo era muito melhor dos franceses. Mas os portugueses tiraram a diferença, se igualaram e aí ganharam no critério seguinte.
YouTube Shorts: o que é, como fazer e usar na sua estratégia
O PSG abriu o placar com um golaço. Mbappé recebeu de Messi e deu um lindo drible em Federico Gatti, tocando entre as pernas do zagueiro, que tentou segurar a camisa do francês, sem sucesso, e viu o jogador ajeitar e chutar de fora da área para marcar um golaço: 1 a 0, aos 12 minutos. Pouco depois, aos 21 minutos, o PSG precisou mudar: Fabián Ruiz saiu machucado e entrou Renato Sanches.
Melhor no jogo desde o início, o Benfica chegou a colocar uma bola na trave no começo do jogo e perdeu algumas chances. Até que aos 19 minutos não teve jeito. Em levantamento para a área de Fredrik Aursnes, Nicolás Otamendi ajeitou e Gonçalo Ramos, também de cabeça, tocou de cabeça para marcar 1 a 0. Os dois times estavam ganhando e o PSG ficava à frente pelos placares.
O empate do Maccabi Haifa veio logo depois, aos 26 minutos. Em pênalti marcado por lance de Pierre Cornud, o camisa 10 Tjaronn Chery cobrou com força e precisão, no canto, e igualou o marcador em 1 a 1. A esperança de chegar à Liga Europa era mantida, mas ainda precisava manter.
Em Turim, a Juventus ameaçou com Juan Cuadrado, em um chute de fora da área de pé esquerdo muito perigoso, mas que saiu. Depois, foi Fabio Miretti que teve a chance em um bom ataque do time, mas ele demorou um pouco a chutar e acabou travado por Marquinhos. Messi quase aumentou o placar aos 32 minutos, em uma bela tabelinha com Mbappé, ele finalizou no canto e o goleiro Wojciech Szczesny fez a defesa.
Aos 38 minutos, a Juventus marcou o gol de empate. Em lançamento para a área, Juan Cuadrado deu um peixinho para o meio da área e Leonardo Bonucci, de carrinho, chegou para empatar: 1 a 1 no Allianz Stadium.
Ambos os jogos foram para o intervalo com vitórias do Benfica e do PSG, mas com resultados que colocaram o PSG em primeiro e o Benfica em segundo. Depois veio o segundo tempo. O PSG precisava da vitória para ficar em primeiro lugar independente do resultado. A equipa mudou então aos 23 minutos, com a entrada de Hugo Ekitike e Nuno Mendes no lugar de Carlos Soler e Juan Bernat.
Na segunda parte, o Benfica chegou ao segundo golo em Israel aos 13 minutos. Em cruzamento de Alexander Bah, Petar Musa cabeceou na frente e fez 2 a 1. Colocou o time na frente na disputa para ser o primeiro do grupo e até ajudou a Juventus, indiretamente. Pouco depois, aos 23 minutos, Alejandro Grimaldo marcou de livre e aumentou o placar para 3-1. A vitória foi definida para ser mais tranquila a partir daí.
Titular absoluto da Alemanha desde a chegada de Hans Flick, Werner rompeu ligamentos no tornozelo e não jogará em 2022
A Copa do Mundo de 2022 não tem espaço de manobra em seu calendário. Os jogos de fim de ano têm apenas uma semana de folga entre a pausa da temporada do clube e o pontapé inicial no Catar – geralmente com pelo menos três semanas de intervalo. Além disso, o compromisso do clube foi superado, um jogo de maratona. Não surpreendentemente, um grande número de ausências por lesão no Mundial, especialmente devido ao tempo mínimo de recuperação. E a Alemanha será outro time pouco conhecido devido a lesões. Timo Werner se lesionou na rodada da Liga dos Campeões e após testes, o RB Leipzig informa que o atacante ficará de fora em 2022.
Timo Werner teve que deixar o campo na vitória por 4 a 0 sobre o Shakhtar Donetsk no primeiro tempo, que colocou o Leipzig nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Segundo o clube, o atacante rompeu os ligamentos do tornozelo e não jogará em 2022. A Red Bull Medical decidirá qual tratamento usar. De qualquer forma, o jogador definitivamente perderá a Copa do Mundo.
O técnico da Alemanha, Hans Flick, lamentou a ausência: “A notícia é muito dolorosa. Pessoalmente, sinto pena de Timo, porque ele vai perder a Copa do Mundo que ele está tão animado por estar. Mas especialmente para a equipe, Timo. Teremos que jogar sem um bom atacante e a seleção tem uma boa média de gols. Ele é um jogador de equipe. Em primeiro lugar, desejamos uma rápida recuperação ao Timo.”
Timo Werner, que disputou a Copa das Confederações de 2017, estreou na Copa do Mundo em 2018, mas falhou no resto da Alemanha. O atacante começou todos os jogos, às vezes foi substituído como ala e não contribuiu com um único gol. O jovem chegou a perder a vaga no ciclo da Euro 2020, mas recuperou espaço desde a chegada de Hans Flick – chegou a jogar por ele na entressafra do Chelsea. Werner jogou 11 dos 15 jogos sob as ordens do treinador, enquanto ele saiu do banco nos outros dois. Ele só estava ausente quando se machucou. Ele marcou 8 gols e deu 3 assistências, que foram importantes para o desempenho do Nationalelf nas eliminatórias. Ele é um homem confiável.
Apesar de sua moral com o treinador, Werner não necessariamente se alinhava com a torcida. Após a participação morna da Alemanha na última Liga das Nações, surgiram as discussões sobre o comando ofensivo. Mais móveis, Timo Werner e Kai Havertz deixaram a desejar em termos de mais conflito físico, além de não terem o melhor aproveitamento de seus tiros. Com a saída do jogador do Leipzig, as vozes de Niclas Füllkrug, do Werder Bremen, estão crescendo – ele tem características muito diferentes, mas é um atacante profissional. Yusofa Mukoko também pode se beneficiar, com sua promoção no Borussia Dortmund e uma possível surpresa na lista final.
A verdade é que Timo Werner pode ser muito útil na Copa do Mundo, senão o atacante mais mortal. Por exemplo, a velocidade dos alemães seria uma arma interessante contra a Espanha. Além disso, o retorno de Werner ao Leipzig em boa forma também é encorajador. O avançado tem estado ativamente envolvido na recuperação da equipa ao lado de Marco Rose, contribuindo para a sua qualificação para a Liga dos Campeões. Dado o sucesso de Christopher Nkunku, não é mais o protagonista do passado, mas fornece recursos. O que o clube não terá nos próximos meses, a Alemanha também não estará na Copa do Mundo. Ele não é um jogador essencial, mas será útil em uma rotação alemã em que os atacantes não servem bem. Por outro lado, os setores mal atendidos tornam-se mais escassos.
Em Itália, Mbappé recuou, fez o passe e ativou Nuno Mendes, em velocidade. O lateral, que acabava de entrar, dentro da área, acertou um cruzamento e marcou 2 a 1 para os parisienses, para a comemoração dos torcedores que foram para Turim. Com isso, a equipe recuperou o primeiro lugar na chave naquele momento.
Só que foi quando os portugueses passaram a golear. O Benfica chegou ao quarto gol em uma recuperação de bola de David Neres, que tocou para Rafa Silva e o português só tocou com categoria por cima do goleiro para marcar 4 a 1.
A Juventus chamou Federico Chiesa para entrar em campo. O atacante vinha se recuperando de uma lesão. Ele não entrava em campo desde o dia 9 de janeiro de 2022, em uma vitória contra Roma por 4 a 3. Ele rompeu o ligamento cruzado anterior e precisou de uma cirurgia e recuperação bem longos. Ele substituiu Fabio Miretti.
Aos 32 minutos, a Juventus ameaçou em um chute de fora da área de Chiesa, que obrigou o goleiro Gianluigi Donnarumma a uma boa defesa. No rebote, Manuel Locatelli se jogou na bola para marcar o gol, mas estava em posição irregular. O tento, portanto, não foi validado.
A goleada aumentou mais aos 42 minutos. Henrique Araújo aproveitou um belo passe dentro da área para marcar 5 a 1. Com isso, faltava apenas um gol para o Benfica igualar o saldo do PSG e passar os franceses nos critérios de desempate. Nos acréscimos, aos 47 minutos, João Mário avançou e, de fora da área, soltou uma bomba, no canto, e marcou um belíssimo gol: 6 a 1 para os encarnados.
O PSG parecia não saber que estava sendo eliminado. Embora tentasse fazer o gol, não tinha o mesmo ímpeto que o Benfica, no outro jogo, parecia buscar os gols que o classificariam em primeiro. No fim, com o apito final, isso ficou claro porque os jogadores da equipe parisiense não pareceram entender que tinham ficado em segundo lugar. Mas ficaram, pelos gols marcados fora de casa.
Os benfiquistas fizeram muita festa em campo, celebrando a classificação em primeiro lugar. Com isso, os encarnados escapam de Napoli, Bayern de Munique, Tottenham, Chelsea, Real Madrid e Manchester City. Podem encarar Liverpool, Club Brugge, Internazionale, Eintracht Frankfurt, Milan, RB Leipzig ou Borussia Dortmund nas oitavas de final. O PSG, por sua vez, pode encarar qualquer um dos primeiros colocados, exceto pelo próprio Benfica, que já vem do seu grupo.
Para a Juventus, fica o prêmio de consolação de chegar à Liga Europa como terceira colocada do grupo, mas sem grandes méritos. Fez apenas três pontos: uma vitória sobre o Maccabi Haifa, mesma pontuação dos israelenses, que também venceram a Juventus. A Juve se classifica pelo saldo de gols, onde o Maccabi acabou muito prejudicado pela goleada do Benfica nesta última rodada.
Aqui você pode Comprar Camisa do Benfica . Confira nossa Loja do Capita.