Cocriação no Marketing Digital

setembro 23, 2022 Off Por rodolfocosentino1

A cocriação no Marketing Digital traz novas ideias, diferentes abordagens e até uma visão de fora da empresa para melhorar a qualidade e a performance dos conteúdos produzidos

Cocriação é uma iniciativa de uma empresa baseada na cooperação de diferentes perfis de público no processo de produção de algo para alcançar um objetivo de forma inovadora. Esse público pode ser interno, multisetorial e até externo. Assim, a cocriação permite acelerar a construção de conteúdos, serviços e produtos ao agregar mais pessoas, ideias e parcerias.

Exemplo de elaboração da Demonstração do Fluxo de Caixa pelo Método Direto

O Administrador financeiro da Sociedade Empresarial DFC S.A. está elaborando a DFC, com base nas seguintes informalões dos eventos realizados no mês de janeiro de 2014:

  1. Compra de máquinas e equipamentos no valor de R$ 100.000, dos quais 10% foram pagos no ato, e o restante será pago em dez parcelas.
  2. A Cia. emitiu e vendeu R$ 1.000.000 de debêntures no início do mês. Esses papéis prometem pagar juros mensais, por hipótese, de 1%

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  1. Foram efetuadas vendas no valor de R$ 2.000.000 e foram recebidos 20% no ato da venda.
  2. Foram vendidas duas máquinas do imobilizado, em virtude da compra de novas máquinas. A venda, recebida à vista, totalizou no montante de R$ 10.000
  3. Foi efetuado pagamento a fornecedores no valor de R$ 20.000.
  4. A Cia. emitiu ações ordinárias na Bolsa de Valores de São Paulo no valor de R$ 5.000.000
  5. Foram recebidas duplicatas no valor de R$ 400.000
  6. A empresa comprou, à vista, um software no valor de R$ 5.000
  7. Foram pagos salários e encargos osciais referentes ao mês de dezembro de 2013 no valor de R$ 120.000
  8. Foram pagos Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro relativo ao mês de dezembro de 2013
  9. Foram pagos juros referentes ao mês de dezembro no valor de R$ 50.000
  10. Foram pagas amortizações de parcelas de empréstimos relativas ao mês de dezembro
  11. Foram pagos juros sobre o capital próprio referente ao segundo semestre de 2013 no valor de R$ 75.000
  12. Foram pagas divesas contas do mês de dezembro de 2013

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Análise dos Eventos

Vamos analisar cada uma dessas operações e classifica-las em operacionaisde investimentos ou de financiamentos

  • 1 Compra de máquinas e equipamentos no valor de R$ 100.000, dos quais 10% foram pagos no ato, e o restante será pago em dez parcelas.

Máquinas e equipamentos estão classificados no ativo não circulante imobilizado. Trata-se, na elaboração da DFC de uma atividade de investimentos. Só interessa a parte que paga: R$10.000.

  • 2 A Cia. emitiu e vendeu R$ 1.000.000 de debêntures no início do mês. Esses papéis prometem pagar juros mensais, por hipótese, de 1%

Debêntures são papéis de longo prazo; logo, devem ser registrados no Passivo Não Circulante, que é uma atividade de financiamento.

  • 3 Foram efetuadas vendas no valor de R$ 2.000.000 e foram recebidos 20% no ato da venda.

Vendas à vista são registradas na conta Caixa e Equivalentes de Caixa, que está no ativo circulante. Portanto, devem ser registradas como atividade operacional.

  • 4 Foram vendidas duas máquinas do imobilizado, em virtude da compra de novas máquinas. A venda, recebida à vista, totalizou no montante de R$ 10.000

Máquinas são registradas no ativo Não Circulante, na rubrica imobilizado. Trata-se, para fins de DFC, de uma atividade de investimento.

  • 5 Foi efetuado pagamento a fornecedores no valor de R$ 20.000.

Fornecedores estão registrados no Passivo Circulante. Trata-se de uma atividade operacional na classificação da DFC.

  • 6 A Cia. emitiu ações ordinárias na Bolsa de Valores de São Paulo no valor de R$ 5.000.000

Ações estão registradas no Patrimônio Líquido; portante é uma atividade de financiamento.

  •  A empresa comprou, à vista, um software no valor de R$ 5.000

Software é uma conta do Intangível, que está classificada no Ativo Não Circulante, logo, é uma atividade de investimento.

  • 9 Foram pagos salários e encargos osciais referentes ao mês de dezembro de 2013 no valor de R$ 120.000

Salários e encargos sociais são contas de Passivo Cirtulante. Portanto, trata-se de uma atividade operacional na classificação da DFC.

  • 10 Foram pagos Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro relativo ao mês de dezembro de 2013

Conforme nomas do CPC 09 (Comitê de Pronunciamento Contábil), os tributos devem ser registrados na DFC como atividade operacional.

  • 11 Foram pagos juros referentes ao mês de dezembro no valor de R$ 50.000

Empréstimos são atividades de financiamentos; logo, os juros seguem a atividade principal.

  • 12 Foram pagas amortizações de parcelas de empréstimos relativas ao mês de dezembro

Empréstimos são atividades de financiamentos; A amortização (pagamento do principal) segue, pois, a atividade principal.

  • 13 Foram pagos juros sobre o capital próprio referente ao segundo semestre de 2013 no valor de R$ 75.000

Juros sobre capital próprio é a remuneração dos acionistas coo complemento ao pagamento de dividentos. Dividendos são pagamentos aos acionistas. As ações estão registradas no capital social no grupo do Patrimônio Líquido. Logo, é uma atividade de financiamento, pois segue o evento principal.

  • 14 Foram pagas divesas contas do mês de dezembro de 2013 no valor de R$ 6.000

Pagamentos de contas diversas estão registrados no Passivo Circulante. Portanto, na DFC, é uma atividade operacional.

“Get Back”, a série documental sobre os Beatles lançada pelo Disney+, mostra como a cocriação ajudou a banda a superar dificuldades, diferenças musicais e problemas de relacionamento para concluir um projeto. Os beatlemaníacos podem ver John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr envolvidos numa ideia megalomaníaca, mas sem direção.

A série documenta a tentativa de produzir a volta dos Beatles aos palcos e a gravação de um novo conteúdo: um disco ao vivo. Em um último esforço de chegar a algum resultado, a banda revê o plano original, decide por uma ideia mais simples e prática. Por fim, se muda para um estúdio de gravação menor e mais familiar.

A chegada ao novo ambiente, depois de vencerem uma estrada longa e sinuosa, muda o clima. Todos ficam mais interessados e participativos nas composições, nos arranjos e nas gravações. É onde a aula de cocriação começa com a contribuição de cada membro da banda com suas peculiaridades, abordagens, ideias, referências, personalidades e habilidades.

Além disso, os efeitos práticos e positivos da cocriação se veem também com a chegada do pianista Billy Preston, mostrando que trazer alguém de fora pode fazer grande diferença na qualidade do conteúdo. E também para suprir a necessidade de contar com um apoio especializado – no caso, alguém para tocar piano ao vivo durante as gravações.

As contribuições de Preston como um “quinto Beatle” nos arranjos e gravações de músicas como “Get Back”, “I’ve got a feeling” e “Don’t let me down” foram decisivas para o andamento do projeto. A presença do músico ainda ajudou a unir e animar a banda para culminar no famoso show no terraço do edifício da Apple, em Londres.

A jornada dos Beatles em “Get Back” traz lições e serve de inspiração para o uso do conceito de cocriação que você, sua equipe e também seus parceiros externos podem aprender e aplicar. Para ajudar, apresentamos a seguir dicas para você adotar a cocriação no Marketing Digital e fazer a diferença no conteúdo da sua empresa.

O que é cocriação?

Cocriação é uma iniciativa inovadora de uma empresa baseada na cooperação de diferentes perfis de público (interno, multisetoriais e até externo) no processo de criação ou produção de algo para alcançar um determinado objetivo. Aqui, nesta nossa conversa, o foco é o uso da cocriação na produção de conteúdo no Marketing Digital.

Sabendo disso, diga lá: já aplicou o conceito de cocriação no Marketing Digital do seu negócio? Ou nem desconfia que sua aplicação pode ser a peça que falta para sua produção de conteúdo fluir feito música e fazer sucesso nas paradas do Google.

Como adotar a cocriação no Marketing Digital da sua empresa
Para as empresas que ainda não estão praticando a cocriação na produção de conteúdo, reunimos a seguir, as principais dicas para iniciar o uso dessa estratégia. Confira.

Tenha um plano com objetivos claros
A cocriação não trará os resultados desejados sem um planejamento. Por isso, tenha um plano de ação para a implementação da estratégia. Liste as tarefas necessárias e, principalmente, dedique-se a estabelecer com clareza o objetivo ou objetivos da cocriação na sua empresa, entre eles:

A boa notícia, de acordo com Tobin, é que essa mudança também abriu novas oportunidades para profissionais de marketing criativos. No entanto, a desvantagem é que também criou um desafio na atração e contratação de talentos. Com mais opções do que nunca, as empresas têm se esforçado para encontrar a combinação certa de habilidades e experiência.

À medida que avançamos nos próximos dois anos, será interessante ver como essas tendências continuam a moldar o mundo da publicidade nas mídias sociais.

“Parecia uma oportunidade muito boa para inventar o espaço e, esperançosamente, liderá-lo à medida que avançamos e tem sido um passeio de 15 anos.”, Jim compartilhou quando a Ignite Social Media fará 15 anos em 2 de julho. Saudades do Ignite!

O que faz o mundo das mídias sociais girar? A resposta simples é… memes! Os memes de mídia social trazem alegria, alegria e risos para a vida cotidiana quando usados ​​​​corretamente. Eles são ainda mais gratificantes durante aqueles longos dias de trabalho que parecem se arrastar, também conhecidos como segunda-feira.

Para ajudá-lo a passar por esses dias terríveis ou se você quiser compartilhar uma risada no canal da sua equipe, decidimos montar uma lista dos melhores memes de mídia social que encontramos especificamente para todos os nossos amigos de marketing!

8 memes incríveis de mídia social
Aqui estão nossos oito principais memes de mídia social que meme muito para nós… entendeu? Trocadilho pretendido:

Por favor, não discuta no meu anúncio
Social Media Meme_Fonte: @Sippinsocialtea
Fonte: @Sippinsocialtea
O engajamento é ótimo e todos nós o desejamos, exceto quando é dos trolls conhecidos ou tira o propósito do anúncio. Chega um momento em que pode haver muito engajamento, então, por favor, não aqui. Leve para os DMs.

Os cães sempre vencem… ok, nem sempre
Fonte: @Sippinsocialtea
Fonte: @Sippinsocialtea
Uma das coisas mais complicadas ao gerenciar contas de mídia social é lembrar que você está na conta certa, é claro, e não postar seu conteúdo na conta do cliente.

Você não quer postar erroneamente o meme de mídia social que você achou hilário, mas inapropriado, ou seu cachorro de estimação que pode ser adorável, mas pode prejudicar seu relacionamento com o cliente. Talvez os cães nem sempre ganhem.

Para a sorte de nossos clientes, nunca usamos nossos dispositivos pessoais para publicar conteúdo de clientes, nem usamos nossos dispositivos de clientes designados para uso pessoal. Essa etapa extra mantém o conteúdo e os perfis do cliente seguros, protegidos e #buttonedup.

Afinal, o que isso quer dizer?
Fonte: digichefs.com
Fonte: digichefs.com
Às vezes, os clientes não sabem exatamente o que querem, deixando para você descobrir a melhor maneira de realizar o desejo deles. Isso pode deixar você parecendo o Picard. Sentimos sua dor, Picard.

Adoramos trabalhar com você
Mídia Social Meme_Fonte: spiralytics.com
Fonte: spiralytics.com
Há um ditado que diz ‘me ajude a ajudá-lo’ e esse meme de mídia social do Doutor Estranho é uma representação visual de como os profissionais de marketing se sentem quando seus clientes fazem exatamente isso.

Quando o trabalho está sendo feito e os clientes estão satisfeitos, como não ter a sensação calorosa dos emojis de coração por dentro?

Cliente: Parece ótimo… mas
Fonte: digichefs.com
Fonte: digichefs.com
O pesadelo de um designer é ter sua bela criação devolvida a eles uma e outra vez… e de novo… e de novo… e – você entendeu.

Cliente: Você tem um trabalho

Aumentar a quantidade de posts;
Produzir conteúdos sobre temas específicos;
Apresentar novas abordagens para determinadas keywords;
Investir para melhorar o posicionamento na busca do Google, entre outros.
Apresente as vantagens da cocriação
O estímulo à participação está entre os princípios da cocriação listados pela empresa holandesa Fronteer Strategy, especializado no processo de criação coletiva. Para isso, não basta ser aquele técnico de futebol que fica à beira do gramado gritando “vamo, vamo, vamo”.

É preciso ter o esquema de jogo definido e isso passa por apresentar de forma clara o que se pretende fazer. Ou seja, explicar o que é cocriação, quais os benefícios, como funciona e por que todos devem participar. Esse momento pode ser feito com reuniões e outros materiais de apresentação.

Promova o Inbound Marketing dentro da empresa
Assim como é necessário apresentar a cocriação, é sempre importante também compartilhar com todos os setores da empresa informações sobre as ações de Marketing Digital, em especial o Inbound Markerting.

O desconhecimento geral costuma ser um dos empecilhos para o envolvimento de mais setores nas estratégias da empresa. O modelo de posts, por exemplo, é um dos exemplos. Nem todos entendem que a ideia é seguir um funil de vendas e não produzir textos de anúncios de produtos. Explicar conceitos, formatos e objetivos do inbound serve de base para a colaboração multissetorial na cocriação.

Além disso, também é parte de uma estratégia de engajamento das equipes que reflete diretamente no processo de coprodução de conteúdo. Pode ser um ponto de partida para revelar talentos, conectar mentes criativas e manter a cocriação em constante desenvolvimento – outros dos princípios listados pela Fronteer Strategy.

Identifique os parceiros de cocriação
Seguindo a trilha de ações para começar a cocriação, um dos passos mais importantes é a seleção de parceiros externos (os Billy Prestons da vez…) que poderão agregar qualidade à produção de conteúdo.

A busca pode começar pela análise do networking e pela maior proximidade com o parceiro. Como facilitador do processo de cocriação, você pode optar por aqueles que já tenham uma cultura de produção de conteúdo para internet. Ou, também, que já possuem uma presença digital com atualização frequente de blog e redes sociais.

E não esqueça de apresentar seu plano e objetivos na abordagem de potenciais parceiros. Procure estabelecer sempre uma relação de ganha-ganha, com benefícios para as duas partes. O que leva a pergunta: o que o parceiro ganha participando da sua estratégia de cocriação de conteúdo? Pense na resposta.

Estabeleça as rotinas de cocriação de conteúdo
Por fim, chegou a hora de estabelecer como a cocriação no Marketing Digital acontecerá na prática. Não chega a ser um mistério. A base é a mesma se sua empresa fosse produzir o conteúdo por conta própria sem apoio extra – nem interno nem externo. A diferença é que você conta com o compromisso de entregas dos parceiros de criação.

Da sua parte, é importante ter um planejamento claro para que os conteúdos sejam definidos com bastante antecedência, tendo um fluxo constante de atualizações. Aqui também se define quem faz o quê, qual a colaboração de cada um (texto fechado ou respostas para um briefing) e todas as demandas necessárias no processo (por exemplo, trabalho de design para um ebook).

E não pode faltar, claro, um cronograma fechado, que atenda aos objetivos da equipe de Marketing da sua empresa, mas que seja também compatível com a disponibilidade dos colegas de outros setores e dos parceiros de fora.

Tanto o cronograma quanto o planejamento devem ser apresentados e discutidos com todos os envolvidos. Afinal, acesso e transparência também fazem parte das boas práticas para o sucesso da cocriação.

BÔNUS: Crie ações para trazer seus clientes para sua estratégia de cocriação
Geralmente, os blogs de empresas estão fechados para comentários. Mas, pensando na cocriação, é importante pensar na abertura de canais para a participação de clientes. Isso pode gerar boas ideias para a produção de conteúdos com um alto valor, já que são baseados em fatos reais, digamos assim.

Experimente perguntar o que o cliente tem a dizer. Liste temas sobre seus produtos e serviços e estimule a participação. As mensagens podem virar posts e outros materiais, além de servir de pauta para o blog e até de insights para a melhoria de produtos e serviços.

Tipos de cocriação no Marketing Digital
A cocriação pode ser a base de toda rotina de atualização do blog e de outros canais digitais de uma empresa. Todo o planejamento de conteúdo é feito pela equipe de Marketing já indicando também como e quando haverá a participação de colegas de outros setores (os especialistas da casa) e de parceiros (e até clientes, compartilhando conhecimento e experiências) para incrementar o que é produzido.

Guest posts
Mas para as empresas que querem experimentar aos poucos um processo de coprodução, uma sugestão é testar os guest posts, que geralmente funcionam como uma via de mão dupla. Ou seja, você publica conteúdos em outros blogs que não sejam o seu, e pessoas de fora da empresa podem publicar no seu. O Programa de Guest Posts do RD Station é um exemplo de uso dessa estratégia.

Normalmente, os guest posts são assinados por especialistas em determinados nichos e autoridades sobre o assunto abordado. Esse modelo não é novidade, mas ainda segue sendo relevante e recomendado por gerar benefícios. Entre eles, estão alcançar uma nova audiência, gerar novos links e somar ao esforço na construção de autoridade.

Comarketing
A cocriação de conteúdo também pode ser parte de uma estratégia de comarketing. Isso acontece quando duas empresas unem recursos, esforços e equipes para compartilhar ações em conjunto visando um objetivo em comum.

Essa é a ideia por trás do comarketing: a união de forças para chegar onde sozinhas as empresas não conseguiriam chegar. Dessa forma, é possível chegar à conquista de novos públicos, geração de mais Leads, maior conversão em vendas, entre outros.

Com conteúdos como posts, eBooks, infográficos, podcasts, webinars, entre outros, o comarketing promove um “crossover” de público. Ou seja, o conteúdo de uma empresa cruza com o público da outra, e vice-versa. Por isso, é comum estratégias de comarketing unirem parceiras de um mesmo segmento com serviços complementares. Por exemplo: uma companhia aérea e uma rede de hotéis. Ou uma agência digital e um serviço de hospedagem de sites.

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