Situação do idoso em Natal é tema de palestra para comemorar Dia do Idoso.

A atuação do Assistente Social é cada vez mais necessária à sociedade. Entre 2015 e 2016, o número de requisições de estudo social encaminhadas à Promotoria do Idoso de Natal, a fim de se investigar situações de idosos, saltou de 327 para 526.
Este ano, até a primeira semana de outubro, já são mais de 420 requisições. 
 
Os dados foram revelados na noite da segunda-feira, dia 9 de outubro, pela assistente social do Ministério Público do Rio Grande do Norte Lidiane Cruz, na palestra “Qualidade de Vida Como um Direito”, promovida pelo curso de Serviço Social do UNI-RN para comemorar o Dia do Idoso – 1º de outubro.
 
“É atribuição do assistente social buscar as medidas protetivas para assegurar a integridade, sob todos os aspectos, do idoso. E não só para o idoso, mas para crianças, mulheres, minorias, enfim, para a sociedade de modo geral. É isso que estamos buscando mostrar aqui, com esse debate, que é de extrema importância para os nossos alunos. Porque daqui a pouco eles vão estar lá fora atuando nessas questões”, destacou a coordenadora do curso de Serviço Social do UNI-RN, Izete Dantas.  
 
Além de Lidiane Cruz, também foi convidada para a palestra a assistente social Patrícia Cordeiro de Vasconcelos, idealizadora e empreendedora do Espaço Marias, para idosos.
 
“Este ano, para comemorar o Dia do Idoso, realizamos esta mesa de debates para uma reflexão acerca da importância da qualidade de vida e valorização da pessoa idosa. Dessa forma, buscamos, de maneira contínua, alinhar teoria e prática profissional, aproximando os nossos alunos do papel do assistente social a partir da discussão das demandas sociais impostas ao profissional e os instrumentos utilizados como forma de enfrentamento à complexidade destas questões”, ponderou a professora Suzana Joffer, do curso de Serviço Social do UNI-RN e principal responsável pela organização do evento.  
 
FOTOS 
 
O Dia do Idoso é comemorado em 1º de outubro, data marca a promulgação do Estatuto do Idoso.